quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Royalties: a prova do interesse político individual em detrimento ao coletivo


 Por Cláudio Andrade

O ex-governador Garotinho organizou um evento no Rio de Janeiro onde o município de Campos dos Goytacazes, via Prefeitura disponibilizou diversos ônibus e vans que lotadas de contratados, cargos de confiança, líderes comunitários e ideologistas foram a capital, custeados pelo erário, conforme afirmou o Presidente local do PR Vladimir Matheus, para defender a manutenção dos Royalties nos moldes atuais.

O deputado federal Garotinho alardeou que o evento foi suprapartidário e que naquele momento deveriam ser deixadas de lado as questões políticas. Tudo pelo Estado do Rio e em nome dele.  

Todavia, o evento organizado pelo governador Sérgio Cabral não está tento o mesmo afinco político de mobilização por parte do casal Garotinho. A grande prova disso foi à manutenção das repartições públicas municipais de Campos em funcionamento regular, quando na verdade, por questão de Justiça deveria ser decretado novo ponto facultativo.

Ressalto que não sou favorável a nenhum ponto facultativo para esse fim, pois entendo que essas mobilizações, sejam elas arregimentadas por chefes de executivos estaduais ou municipais não surtem efeito algum na questão central que envolve a verba indenizatória recebida pelos municípios produtores de Petróleo.  Ação para interditar estradas e queimar pneus então, não merece sequer uma linha de comentário.

O próprio discurso, ao meu sentir é equivocado, afinal volto a repetir, se as verbas indenizatórias são finitas, em hipótese alguma serviços essenciais à população poderiam estar vinculados a elas. O debate deveria ser nas soluções pós Royalties, mas infelizmente os interesses eleitorais não permitem.

Pior será assistir após o evento de Cabral, soldados de lá e de cá, discutindo qual dos eventos teve maior público.

Lastimável.

Cláudio Andrade 

15 comentários:

Anônimo disse...

Caro claudio, O querido Governador disse que enviaria 100 ônibus, só que até o momento 11:00 da manhã. Só chegaram 20 ônibus.
Já pensou um ponto facultativo para 800 pessoas?

vamos fazer uma oposição sadia...

Anônimo disse...

Engraçado, estava lendo agora o blog do Garotinho, onde o mesmo não citou nem uma linha sequer sobre a prisão do traficante NEM DA ROCINHA. Porque será?

Anônimo disse...

Claudio, sem entrar na questão de opinião pessoal acerca de mobilizar a população em um ato Público que defende o princípio da Legalidade Constitucional, o governador MÃO DE VACA, jogou novamente,mostrando que o que ele Fala NÃO CUMPRE.
Estamos com os que Lutam por Justiça, sem partidarismo, pois, a questão está acima disso.
ROYALTES=Justiça,apenas JUSTIÇA... E o SENHOR BEM SABE O SIGNIFICADO DE TAL PALAVRA.
NÃO É O MOMENTO PARA ANÁLISES AO MEU VER MAS DE AÇÕES CONCRETAS, ONDE O POVO POSSA MOSTRAR SUA FORÇA, SUA INDIGNAÇÃO.
Justiça Para Quem Produz!
Abraços
Cidadã Campista

Anônimo disse...

Claudio,
sem entrar na questão de opinião pessoal acerca de mobilizar a população em um ato Público que defende o princípio da Legalidade Constitucional, o governador MÃO DE VACA, jogou novamente,mostrando que o que ele Fala NÃO CUMPRE.
Estamos com os que Lutam por Justiça, sem partidarismo, pois, a questão está acima disso.
ROYALTES=Justiça,apenas JUSTIÇA... E o SENHOR BEM SABE O SIGNIFICADO DE TAL PALAVRA.
NÃO É O MOMENTO PARA ANÁLISES AO MEU VER MAS DE AÇÕES CONCRETAS, ONDE O POVO POSSA MOSTRAR SUA FORÇA, SUA INDIGNAÇÃO.
Justiça Para Quem Produz!
Abraços
Cidadã Campista

Francisco disse...

Pra que 100 ônibus se a prefeita não deu ponto facultativo desta vez. A pesar de que desta vez fiz o meu próprio ponto, fiquei em casa e que se dane esta prefeitura corrúpta.

Osvaldo do Esplanada disse...

Caro blogueiro, eu fazia parte de um onibus com 41 nomes, desses apenas 14 eram DAS, a bem da verdade a prefeitura fez a sua parte e mobilizou pessoas para irem ao evento quem descumpriu foi o Cabral, vamos ser justos com quem merece.

Anônimo disse...

Só vieram 20 ônibus porque o governador não ia botar azeitona na empada do dep Garotinho e nem da sua esposa, inimigos mortais. Estavam mobilizados funcionários terceirizados da PMCG e eleitores do casal para vaiar o Governador Cabral e o Prefeito Eduardo paes. Então quem acredita em papai noel, acreditou que ele mandaria 100 ônibus para carregar claque contra os governantes do Rio de Janeiro. Ninguém é bobo mais não é? Foram 20 ônibus com pessoal de deputados da base governista.Normal.

Anônimo disse...

E Cabral precisava mandar ônibus?
No outro ato público que teve no Rio quem patrocinou o transporte?

Anônimo disse...

tão rapido não vieram os onibus, arrumaram trio eletrico e colocaram na porta da prefeitura e quando passaei pela 28 estavam lá esculachando o cabral, rsrsr prato cheio para o casal, oportunistas.

Anônimo disse...

Essa é a importancia que o interior do estado tem para o governador . Prometeu 100 e só mandou 20 ônibus. E não foi só aqui que ele fez isso. Fez em vários municípios do interior. Bem feito. Quem mandou votar nele.

Anônimo disse...

Está na hora dos políticos de Campos que são aliados do governador cobrar dele. Com a palavra os nobres políticos.

Anônimo disse...

É bom para o povo interior entender que esperar por esse governador é ficar na mão do palhaço.

Anônimo disse...

O sr. Dr. Claudio sabe bem o que é isso. Porque a essa altura do campeonato escrever uma matéria tendenciosa como essa, já deixou claro que está no partido contrário. Seu blog já foi mais útil. Que pena!

Anônimo disse...

"doutor" deixa de ser cínico. Você foi ao local aonde aguardávamos os ônibus prometidos pelo sempre mentiroso CABRAL? Eu fiquei no local até aproximadamente 1300 horas, esperando. Faça uso do seu blog para pelo menos falar a verdade.Sempre tive uma grande admiração por você e sua postura, desde da época do programa na DIFUSORA, por favor deixe eu continuar acreditando na sua pessoa. Desculpe o desabafo.

anamélia disse...

Na prática funciona assim.

Quem deseja ir a uma festa tem que procurar os meios necessários para chegar até o referido local.

Quem está oferecendo a festa não tem o dever de disponibilizar transporte gratuito para seus convidados. Concordam?

O problema é que aqui em nossa cidade, alguns do povo, estão tão mal acostumado, com o assistencialismo dessa gestão municipal, que até isso querem: ônibus pago pelo poder público ou doado pelos que "mamam nas tetas da prefeitura ou do Estado.