domingo, 16 de outubro de 2011

Royalties: quem vai ao Rio?


Amanhã, tudo indica que centenas de campistas irão para a capital do Estado do Rio de Janeiro para protestar em defesa da manutenção dos Royalties do Petróleo nos moldes atuais. 

Ao meu sentir, mesmo debaixo de severas críticas, entendo ser a manifestação que se aproxima um equívoco. Aqueles que se dirigirão a Cinelândia sabem realmente a sua função dentro do contexto político, econômico e eleitoral? 

Vale ressaltar de início que os Royalties irão acabar e não discutir formas alternativas de crescimento econômico para os municípios é um tremendo erro. Quantos Prefeitos mobilizaram seus munícipes para debaterem alternativas agrícolas, na construção civil, nas redes hoteleiras que possam salvar esses entes federativos que vergonhosamente se encontram dependentes das verbas indenizatórias vindas do ‘ouro negro’? 

A mobilização popular no caso em questão esconde um processo político partidário que envolve as eleições para o governo do Estado do Rio de Janeiro. Qualquer um em sã consciência sabe bem, que se os políticos envolvidos nos eventos de amanhã estivessem imbuídos apenas no bem comum, fariam os movimentos em conjunto. 

Trata-se de tarefa impossível, afinal todos eles, independente de bandeira partidária sabem que os Royalties um dia cessarão. Poderia ser hoje, pode ser amanhã, daqui a cem anos, mas vai acabar como tudo nessa terra. A verdadeira luta é para saber quem vai ser o ‘pai’ da resistência. 

O grande equívoco é dar aos eventos ares de ‘revolução’, onde o salvador alçará a condição, em tese de favorito como alternativa na disputa pela cadeira do executivo estadual. A mobilização de amanhã em nada acrescenta no contexto positivo no que tange a sensibilização daqueles responsáveis pela análise da viabilidade em redirecionar ou não as verbas petrolíferas indenizatórias. 

Quem vai ao Rio? O empresário que já está remodelando o seu modo laborativo? Os empreiteiros que dançam conforme a música, com prejuízos ínfimos dentro do contexto macro? A imprensa, sedenta por notícias, sejam elas favoráveis ou não? 

Quem vai ao Rio? Ao meu sentir, teremos uma praça cheia de atônitos que, infelizmente dependem dos Royalties, pois embutiram em suas mentes que o peixe manchado de Petróleo é ainda melhor do que a vara limpa da independência. 

Cláudio Andrade

23 comentários:

Anônimo disse...

Louvável seu discurso Cláudio. Um dia os royalties vão acabar, como voce e eu também! Mas enquanto isso não acontece, vamos defendê-lo SIM. Ao menos, fazer uma divisão justa. Não o que estão querendo fazer.
Será que voce hoje, pensa em seus filhos (se os tem, não sei), ou pensa em voce em primeiro lugar, depois a família? Será que seus discursos também não escondem uma pretens carreira política?
PS: publique este comentário, tá?

Rodrigo Carvalho disse...

Quando você falou centenas de pessoas parei de ler, não são centenas são milhares Derp!

Marivalda disse...

Claudio comentario inteligentissimo! so vai ao Rio de Janeiro quem realmente depende dos Royalties, seja ele para continuar no emprego, seja ele para a campanha que se aproxima no proximo ano. Mas o fato e que a pressao na Prefeitura de campos e muito grande, inclusive eu trabalho nessa fedenta Prefeitura e ouvi os rumores que irao mais de 100 onibus, quem sera que vai pagar todos esses onibus.

ju-du-caju disse...

Dr.Claudio Eu vou ao Rio. E quero deixar claro que vou defender o nosso direito na participação dos royalties,e diga-se de passagem, direito assegurado pela constituição. Então, não vejo porque não defender. O dia que acabar, acabou. Mas vai ter que acabar para todo mundo, não só para nós. E francamente, não entendo seu discurso. O sr. que é conhecedor do direito ficar com uma conversa fiada dessa. Fala sério. Quero deixar claro, que não sou funcionária da prefeitura e nem amiga dos garotinhos. E como se diz por aqui: direito é de quem tem e não de quem merece

Anônimo disse...

Dr , eu vou tentar conter a minha indgnação PELO DESGOVERNO DA NOSSA QUERIDA CIDADE "PINDORÂNIA" ,não ofender nenhum SÚDITO REFÉM DO D. A .S , DA RAINHA DEBOCHADA E CÍNICA RAINHA QUE NÃO GOVERNA , NOBRES EDIS CAPACHO + PAU MANDADO E BURRINHOS DE PRESÉPIO, A TROPA DE FRENTE ,( OS TERCEIRIZADOS ) DO ZORRO DA LAPA, OS URUBUS DAS OBRAS SUPERFATURADAS, ( OS EMPREITEIROS E EMPRESÁRIOS., LARANJAS...) OS INTOCÁVEIS, os que estão cegos surdos e mudos ( MP)nada faz... TEM QUE IR SENÃO PERDE A CAIXINHA ...ENFIM TODOS OS TERCEIRIZADOS ,D.A.S. ( segurar faixas e vaiar quem o ZORRO MANDAR) BLOGS DE COLEIRA, RÁDIO DE COLEIRA , E A TAMANCO , JORNAL DE COLEIRA VAI TAMBÉM... e VÃO DIZER QUE DEU 10,20,MIL PESSOAS , ÓTIMA OPORTUNIDADE PRA filmar e contar QUANTOS TERCEIRIZADOS TEM NA CIDADE DE PINDORÂNIA ! O QUE ACHAM?

Anônimo disse...

dr claudio eu gostaria q vc m respondesse 1 qual o partido politico do sr 2 o sr e favoravel ou contra a perda do royalties 3 seja independente nao seja roberto henriques e sergio cabral seja campista seja coerente pelo ao menos ass;janaina alves cardoso pelinca

Anônimo disse...

acabou de ser cacelada a manifestação, boatos ou verdadde?

Anônimo disse...

Se houver esta manifestação- fiasco político partidária, irão os que necessitam da coleira para sobrevivencia.
Um manifestação inócua sob o ponto de vista reivindicatório, posto que a via de discussão é outra , BEM OUTRA e o PR sabe disso.
MAIS UMA VEZ USA os infelizes terceirizados como massa de manobra para, MAIS UMA VEZ, deixar Campos na contra-mão da história.
Perdemos para Itaboraí por causa de nanicos inconseuqentes e sua eterna e doentia necesidade de Poder.
Não é à toa que o partido é 22.

Anônimo disse...

Recurso finito ou não? é direito garantindo pela constituição para quem sofre com os impactos ambientais, em consequência da extração do petróleo. Não lutar por um direito, beira a insensatez, principalmente vinda de um advogado.
Discutir sua aplicação sim; abrir mão jamais.
Parafraseando seu deputado RH, "não somos um povo qualquer," pense nisso...

Anônimo disse...

Sou terceirizado, e só vou porque minha chefe me obrigou, trabalho na administração, vai ter lista para assinar.

Anônimo disse...

eu acho que tem que acabar, pois ñ deu certo essa política. não é feito nada para reparar os impactos ambientais, só olham o bem próprio, todo mundo sabe os donos da "IMBEG e EMEC".

Anônimo disse...

A menininha

"EI QUEM VAI AO RIO? Quero,não
NÃO QUER POR QUÊ? Por nada,não
EI, QUER PASSEAR? hã, hâ!
NÃO QUER POR QUÊ??

Vou não, quero não, posso não
Coluna não deixa não
quero não, posso não

Vou não, quero não, posso não
Segurar bandeira não,
Não vou não, não vou não!

EI! É NO BUSÃO ! TU QUERES IR
TEM DOIS PRA TE ACUDIR
TU VAI OU NÃO??

Vou não, quero não, posso não
Coluna não deixa não
quero não, posso não

Vou não, quero não, posso não
Segurar bandeira não,
Não vou não, não vou não!

Anônimo disse...

O que o anônimo das 18:43 falou é pura verdade.
Sou Concursada e vi uma coordenadora, colocando os nomes deles na lista com o CPF.
Os pobres coitados não tem por onde escapar! Soube não sei se é verdade, que haverá uma chamada para checar, quem foi e da onde é!
Isto é democracia???
Depois não querem, que a gente sinta saudade do passado!

Anônimo disse...

Vc vive de que Sr. Cláudio? Pelas suas postagens percebemos claramente, que devia ter uma boquinha no governo anterior e vive revoltado por ter perdido.
O seu blog deveria ser informativo e não voltado para fofocas.Meu pai costumava falar, que homem fofoqueiro é..... Vá cuidadr de sua vida !!!

Anônimo disse...

Oi Ju-du-Caju!!!!!!!Oie!!

dr claudio não vai te responder nadica de nada!

Voce quer ir ao Rio?? Vá com Deus!
Não esqueça de levar a marmita.
AH! Leva aquela faixa que voce fez também.
Leva partilha, pra roquidão!

Anônimo disse...

Eu não vou!!!
porque é campanha eleitoreira de Garotinho. O TRE tem que ver isto é pura campanha.

Anônimo disse...

Dr. Claúdio a comentarista ju-do-caju realmente não é funcionariária e nen amiga do casal Garotinhos. Ela só faz parte do curso político remunerado tem três tipo de pastas R$.1000,000 / 800,00 / 600,00 que o PR pratica. Não sei se posso chamar isto de curso político. Só sei dizer que tem participante deste curso que já estão tendo desavenças, dizendo que o outro colega ( ou ??? ) não tem competência ao valor máximo, ele sim que tem direito ao valor máximo, porque ele tem o talento de convencimento.

Anônimo disse...

o TRE DEVERIA IR TAMBÉM PRA FISCALIZAR QUEM VAI ASSINAR O PONTO LÁ ?

Anônimo disse...

Dizem que estão ministrando um curso aí ....mandado pelo Zorro da Lapa que tem que arranjar 7 pessoas , pra mentir, mentir...CAMPANHA ELEITORAL PRA ELEIÇÃO 2012, VOTOS PRA CANDIDATURA 2012 DOS PAUS MANDADOS E CAPACHOS DE UMA CERTA CIDADE DA PINDORÂNIA, ganha 600 reais, e quem arranjar mais 7 pessoas OU eleitores, o cabeça ganha 600 reais , fazendo corrente , sucessivamente, pra ganhar 600 reais tem que arranjar 7 pessoas, o dinheiro é pago em REAL , ESPÉCIE , EM MÃOS, LOCAL : SERÁ NO MUSEU? DO MENININHO? OU MUDOU DE LUGAR?

Anônimo disse...

e fecharam as creches.........apear do feriado muitas são domésticas, trabalham em consultórios, nas praças de alimentação dos shoppings (que não fecham) MAS...SE NECESSIATMA DE 1 lICENÇA mÉDICA CAEM NOS ESPINHOS DA ROSA..............

Anônimo disse...

Tambem sou contratado e ninguem me obrigou a ir.Quem vai e esta falando que e obrigado, e mentira.Todos estão sabendo que quem for tera um dia de folga.Assim, ate eu queria ser obrigado a ir, cambada de famfarrões.

Anônimo disse...

Minha esposa foi hj vacinar minha filha no Posto de Saude da Gil de Gois e este estava fechado, um absurdo total.
Isso é campanha eleitoral para candidatura de Garotinho ao Estado.
Estão obrigando o povo a ir ao Rio e quem fica corre o risco perder a boca.
Cambada de @#$@$%@$$$%.

Anônimo disse...

DECLARAÇÃO DE DR CHICÃO NÃO COADUNA COM A REALIDADE

De acordo com o site CAMPOS 24 HORAS, Dr Chicão, vice-prefeito, médico, super-secretário da SAÚDE teria dado esta declaração:

“É um dia histórico, nosso povo não foge à luta”.

É mesmo Dr Chicão?

E, a liminar a ser cumprida desde o dia 11/10, NÃO SOMENTE QUANTO A REALIZAÇÃO DO EXAME DE PET-CT, COMO CUSTEAR TODO O TRATAMENTO e, até o momento não foi CUMPRIDA, é o que?

OMISSÃO DE SOCORRO?

NEGLIGÊNCIA MÉDICA?

Já tem uma multa diária rolando... deveria ser paga do seu bolso Dr Chicão!

É cabível uma responsabilidade civil também!!!

http://pensamentossubjetivos.blogspot.com/2011/10/declaracao-de-dr-chicao-nao-coaduna-com.html