sábado, 9 de julho de 2011

"BOTOU A VIOLA NO SACO" POR DOUGLAS DA MATA

O ex-subsecretário de propaganda do governo, e atual diretor do pasquim paraoficial desse mesmo governo, que mudou seu vínculo empregatício, mas obedece ao mesmo "chefe", botou a viola no saco.

Depois de tentar misturar defesa da "honra" (alheia, e não a dele) sob o manto da censura, e receber uma saraivada de repúdio, que no caso dele, serviu até para alguma notoriedade para quem não tinha nenhuma, foi escorregando, escorregando, mudando de versão, e agora quer nos dar lição de "jornalismo investigativo", ou de como funciona o princípio da preservação da fonte e do anonimato. Patético.

Nos blogs que li, em todos eles, não vi nenhum dos editores defender abusos praticados em nome da liberdade de expressão, prática, aliás, comum na grande mídia onde atua o novo "gendarme da lapa". Mídia tradicional essa que, nessa cidade, sempre praticou o assassinato de reputação à soldo alto, em alguns casos, ou para satisfazer as conveniências políticas do "chefe", como sabemos. 

Nesses dias recentes, uma estranha simbiose entre esses dois tipos de mercenários os uniu em acordo previsível. Um pequeno parêntese: Podemos nos orgulhar do McDonalds, de um monstrengo playground da classe média, chamado de "boulevard", e por fim, o pensamento único na mídia tradicional. Voilá, chegamos ao "grande mondé". 

Infelizmente, ônibus Itapemerim para o Farol há não pode mais ser considerado como símbolo de punjança e bem estar. Ahhh, mas tem um banco em Morro do Coco, e quem sabe, uma agência de outro banco na cidade. Regojizai-vos, ó arautos da modernidade! O progresso chegou, junto com a manutenção das queimadas, defendidas com ardor flamenjante pela nossa mídia e seus colonistas! Mas a mudança de foco do jornalista de coleira, ex-sub, é para desviar a atenção sobre o que foi desmascarado: A tentativa de intimidar e usar a Justiça como instrumento de chantagem e coação ilegítima a quem incomoda, revelando os segredos da alcova do poder. 

Podemos dizer que o arquétipo de jornalista, escriba de coleira, veio buscar lã e saiu devidamente tosquiado.

5 comentários:

Gianna Barcelos disse...

Não estou otimista assim não.

Anônimo disse...

Parabéns, Dr. Claudio! Falou e disse,
esse jornalistazinho, estava precisando de uma tosquiada mesmo,me-
tido a saber tudo, e na verdade não
sabe é nada...tem a síndrome de GRAN-
DEZA,...não demora muito, qdo a coisa
engrossar para o lado dele, pula fora
e se duvidar apoia outros !!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Texto sensacional!

Maria Arlete disse...

Esse SUB é conhecido de longas datas. Pula pra lá, pra cá.Texto bom, cheio de verdades.

Lineu Aguiar disse...

Caro Dr. Claudio:
Participei da ultima enquete, e não me surpreendi nem um pouco com resultado atual. Não é preciso ser PHD em coisa alguma, para bem servir a população. Basta ter disposição, sensibilidade com a dor e necessidade das pessoas, honestidade, bom senso e honradez, poi bem diz o ditado; quem tem vergonha nao envergonha aos outros. Dr. Henrique Oliveira é um belo exemplo de Homem Público.
Saudações.