terça-feira, 22 de março de 2011

ESTADO DO RIO DE JANEIRO: 13 MIL VÍTIMAS DE DENGUE DESDE JANEIRO

O site do Jornal Extra noticiou que a dengue, que já fez mais de 13 mil vítimas no estado desde janeiro, avança agora em direção à Zona Sul do Rio. Pela primeira vez este ano, um bairro da região enfrenta um surto da doença. 

O local onde o mosquito Aedes aegypti tem causado estragos é o Cosme Velho, que entrou na segunda-feira na relação das 14 áreas da capital em situação gravíssima. Lá, a proporção de casos é de 314 para cada cem mil habitantes. 

A taxa acima de 300 já é indício de surto — o que faz da Glória, com 282 casos por cem mil, forte candidata a ser o próximo bairro da Zona Sul a passar pelo problema. Até agora, em apenas três meses, a cidade teve 8.315 notificações de dengue, mais que o total dos anos de 2009 e 2010 somados (5.843).

2 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Dr.Claudio,

A situação em Campos tende a se agravar se não houver um combate realmente efetivo aos criadouros do agente transmissor da dengue. O Município de Campos dispõe de um corpo jurídico em número elevado oriundo em grande parte dos antigos assistentes juridicos que tiveram transformados os seus cargos e hoje ostentam o título de procuradores. Assim, não será problema para esses ilustres procuradores, em mutirão, peticionarem ao poder judiciário requerendo o acesso dos combatentes epidemiológicos aos locais onde os referidos mosquitos transmissores da dengue encontram-se encastelados, já que todos sabem, mas fazem de conta não saberem, que a causa de tantas mazelas provocadas pelo insignificante voador, passa pela inacessibilidade a tais locais. Tudo portanto uma questão de planejamento e competência tecnico/administrativa que por certo os nossos governantes são sobejamente dotados.

Joana disse...

O combate a Dengue anda tão esquecido e negligenciado que uma das mais influentes universidades do país, a UENF, simplesmente está infestada de mosquitos!!! Participei de uma reunião lá a poucos dias e fiquei apavorada com o ataque. A prefeitura deveria firmar parcerias com as instituições de ensino e universidades para promover uma campanha em massa para evitar uma epidemia ainda maior.