sexta-feira, 25 de março de 2011

CADEIA PÚBLICA DE SJB VAI VIRAR CENTRO TURÍSTICO E MEMORIAL



Construído entre 1794 e 1797, período colonial de São João da Barra, o prédio que abrigou a antiga Cadeia Pública e Câmara dos Vereadores, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde 1967, é um marco imponente no Centro da cidade.

As obras de restauração realizadas pelo Iphan em parceria com a Prefeitura já foram finalizadas e o espaço deve ser inaugurado ainda nesse primeiro semestre de 2011. O local vai abrigar um Centro de Informações turísticas e um memorial, com 25 esculturas de fibra plástica, em tamanho natural, que representarão integrantes da sociedade da época, desde escravos, a cobradores de impostos.

A informação é do subsecretário municipal de Cultura, Fernando Antonio Lobato, que está animado com a finalização do projeto, que entra agora, na parte de licitações e montagem com os equipamentos internos do prédio, como o mobiliário no estilo dos móveis da época.

Por ser tombado como Patrimônio Histórico, este é o primeiro prédio da cidade restaurado respeitando sua construção original. Foram acrescentados apenas banheiros, inclusive com acesso facilitado a portadores de necessidades especiais, e um elevador, também para facilitar o acesso. Todos os acréscimos tiveram supervisão do Iphan.

A restauração é uma das ações norteadoras da gestão da prefeita Carla Machado que recebeu os arquitetos do Iphan em 2005, seu primeiro ano de mandato, para se estudar a possibilidade da restauração do local. Na ocasião, a prefeita determinou a realização de uma licitação para restauração do prédio. Orçado em R$ 927 mil a data de ordem de serviço foi 22 de março de 2010.

Secom SJB







Nenhum comentário: