terça-feira, 11 de agosto de 2009

OAB: O INCÔMODO DE UMA CANDIDATURA ALTERNATIVA.

Muitos advogados me questionam acerca do crescimento de nosso grupo. Digo a eles, principalmente nas reuniões internas, que em qualquer eleição é salutar uma alternativa. O que mais incomoda a atual gestão da OAB de Campos é a impossibilidade de serem reconduzidos para um novo triênio, sem a salutar disputa eleitoral.

O lançamento de nosso grupo desfez o projeto inicial de campanha do atual Presidente. A Ordem para Todos impõe a atual gestão, a necessidade do debate e da apresentação de propostas. Isso valoriza muito o advogado.

Nosso grupo conseguiu demonstrar aos advogados, mesmo aqueles que não votam conosco, que há necessidade de discussão. A eleição da OAB nunca mais será a mesma, pois o advogado começa a gostar de ouvir propostas e escolher o melhor candidato com ponderação e reunindo seus pares. Existem advogados com mais de trinta anos de carreira, que nunca receberam um candidato em seu escritório. Nós já fomos, sabia Presidente?

A opção 'tapinhas nas costas' ou 'vote em mim amiguinho', se perdeu. A atual gestão está precisando demonstrar para que veio. A nossa candidatura quebrou paradigmas e vem se oferecendo para um debate em prol da classe. Recusá-lo é irresponsabilidade.

A grande verdade é que a atual gestão da Ordem não estava preparada para o embate. O silêncio deles no que concerne às prerrogativas e aos temas inerentes à classe, é sinal de que não houve preparação de projetos. A acomodação nos cargos e a ilusão de que não haveria oposição, fez com que todos embarcassem no mais terrível sentimento eleitoral. A acomodação.

Espero que todos os advogados aproveitem essa semana para a diversão, mas também para iniciarem uma reflexão séria. Quais serão os rumos classistas tomados no ano de 2010? Um verdadeiro rumo de ações efetivas na proteção da classe oferecido ela Ordem para Todos ou mais três anos de Congressos e Seminários?

Lembrem sempre que atualização é necessária, mas sem a viabilidade laboral, ela se torna inócua. Temos que ter uma OAB que esteja no Forum, na Justiça do Trabalho, na Justiça Federal, nas repartições administrativas e que demonstre sempre que ela não é mera coadjuvante. Ela deve ser séria e firme quando o advogado encontrar resistência no seu atuar.

Obs: obrigado a todos que compareceram a reunião de ontem. Muito salutar e construtiva.

Cláudio Andrade
ORDEM PARA TODOS

4 comentários:

Anônimo disse...

claudio,
para nós advogados tudo é mto novo.
vc deu uma virada de 360 graus a tudo isso!
é tudo mto importante mesmo.
obrigada por "abrir nossos olhos!"
obrigada por ser tão respeitoso com a sua, a nossa classe advocatícia!
sempre pensei em votar em vc.
mas, recentemente, me sinto mais seguro com a mha decisão.
realmente, nem só de palestras se vive um advogado.
nós merecemos mais e isso só com a sua entrada, pois até agora nada de uma ação sequer com relação a prerrogativas vinda da atual gestão.
bom, felicidades.
e esperamos eu e e meu escritorio que dê ORDEM PARA TODOS NO CORAÇÃO DE CADA UM DOS MAIS DE 2.000 Adogados campistas e toda região englobada pela 12ª subseção.
boa tarde a vcs todos e bom trabalho.


e parabéns a vc pelo dia do advogado.
vc é um grande profissional

Anônimo disse...

PARABÉNS PELO DIA DO ADVOGADO CLAUDINHO ANDRADE.

Anônimo disse...

hj é seu dia claudio.
felicidades neste dia do advogado.
abço

Tatiana Muniz Manhães disse...

Parabéns a todos nós advogados, que fazemos desta profissão nosso meio de sustento e sentimos na pele as mazelas da falta de reconhecimento no dia a dia. Façamos desta data não só uma festa, mas também uma reflexão: estamos gostando de sermos desrespeitados em nossas prerrogativas? É assim que queremos ser tratados pelos próximos 3 anos? Vamos nos pautar no coleguismo de festas para escolher nosso representante? A situação é séria e precisa de uma decisão de mesmo porte. Pensemos em como agir para termos nossa classe valorizada! Vejam as propostas!