quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Projeto de Lei nº 1268/2012 de Roberto Henriques visa instituir exame de oximetria de pulso nas maternidades públicas



O Deputado Estadual Roberto Henriques (PSD/RJ) deu entrada ontem (15/02) no Projeto de Lei 1268/2012 que visa instituir o programa estadual para a realização do exame de oximetria de pulso em todos os berçários das maternidades públicas do Estado do Rio de Janeiro. 

A Oximetria de pulso é um exame indolor, utilizado para medir os níveis de oxigênio no sangue e deve ser realizado em recém-nascidos assintomáticos após 24 (vinte e quatro) horas de vida, mas, antes da alta hospitalar, para detectar a presença de cardiopatia congênita grave que coloca em risco a vida da criança. 

São inúmeras pesquisas realizadas que apontam para benefícios dessa pratica nos bebês, no entanto, o exame de rotina é realizado no âmbito das UTIs neonatais, não se aplicando aos berçários com bebês aparentemente normais. 

A realização de exames de detecção de doenças cardiológicas tanto na fase intra-uterina quanto nos recém-nascidos, é uma reivindicação da Associação de Assistência à Criança Cardiopata – Pequenos Corações, que há tempos vem alertando para a necessidade do “Teste do Coraçãozinho”, a fim de minimizar os riscos de defeitos congênitos mais letais decorrentes da ausência de diagnostico preventivo. 

Nas palavras do Deputado Roberto Henriques “o Programa do Teste do Coraçãozinho significativo uma ação preventiva do estado, a custo baixíssimo, e que tem o potencial de salvar vidas, e sem dúvida nenhuma, na visão de quem tem experiência no trato com crianças e adolescentes, a vida humana é o maior patrimônio da sociedade”.

As informações são da Assecom do parlamentar.

2 comentários:

kenia Pq Aurora disse...

Parabens Deputado pela sua atuação na ALERJ.

Anônimo disse...

E de pessoas firmes e decididas que se preocupa com o povo que todos nos precisamos e com tamanha satisfação e peço ajude o povo de Campos dos GOytacazes, você é um Deputado que se preocupa .Parabéns pela atuação na Alerj , que Deus esteje sempre iluminando a sua vida dando-lhe sabedoria e hulmildade.