terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Concurso para a Prefeitura de Campos: morto antes de nascer?


Caros leitores

É com muita preocupação que discorrerei acerca do próximo concurso público que será realizado pela Prefeitura de Campos dos Goytacazes, com edital já publicado no Diário oficial do Município. 

Para que um concurso seja permeado de legalidade e passe aos postulantes a certeza de que uma vez aprovados serão chamados e empossados, o mesmo precisa preencher todos os requisitos em conformidade com as leis vigentes. 

Observando com calma o edital do concurso em questão, pude constatar algumas peculiaridades que poderão ‘enterrar’ o sonho de muitos candidatos. Vale dizer que o tempo despendido por um ‘concurseiro’ é enorme, horas de estudo, ausência do convívio familiar e dinheiro são fatores que sobrecarregam a vida de qualquer um que almeja a estabilidade laborativa na qualidade de funcionário. 

O presente concurso que terá as suas inscrições abertas no dia 05 de Março do corrente ano terá aproximadamente oitenta mil inscritos, com valor de arrecadação aproximado de três milhões e duzentos mil reais. 

Nesse contexto surgem as seguintes indagações: a) o número de vagas disponibilizado para deficientes físicos está correta? b) não há previsão de isenção de taxa de inscrição para doadores de sangue; c) o poder público disponibilizou apenas inscrição on line, o que contraria a lei e o conteúdo programático também não foi apresentado ainda. 

Outra séria questão se refere ao cargo de assessor técnico. Se observarmos bem as atribuições do mesmo, podemos ver que a intenção é dar aos procuradores amparo técnico nos pareceres, como por exemplo, na área de engenharia. 

Todavia, para que um engenheiro colabore com a procuradoria, entendo que o mecanismo mais certo seria a abertura de vagas para engenheiro no próprio edital. Se lermos com atenção as atribuições conferidas ao assessor, iremos constatar que todas elas são, na maioria, concernentes ao profissional de Direito e, algumas aos administradores.

Por fim, gostaria de pedir aos vereadores de nossa cidade que apresentasse a sociedade campista a lei municipal aprovada pelos nobres edis que permitiu à abertura desses cargos ou a via correta em que o certame foi chancelado, e a Prefeita do Município, a dotação orçamentária que irá proteger os futuros funcionários. 

No aguardo

Cláudio Andrade

Lembrem-se: não sou administrativista, logo as informações prestadas por operadores do Direito na área terão mais peso.

9 comentários:

Anônimo disse...

Tudo isso é fajudo! cade as vagas para assistente administrativo, digitador, motorista, eletrecista, bombeiro, pedreiro etc. Realmente é mais uma covardia com o povo de Campos. Faço um apelo aos eleitores de nossa querida cidade: Vamos mudar, chega desse grupo que é o mesmo a 20 anos.

osvaldo do esplanada disse...

Dr Claudio, será que no governo atual não tem nada que preste? o senhor só sabe criticar, nunca vi o senhor citar algo positivo do governo, se liga doutor o sr. não é a maioria e ela deve ser respeitada.

Cláudio Andrade disse...

Querido Osvaldo.

Antes de tentar me entender, ajude a população no que concerne as indagações contidas no texto. Você estaria colaborando mais.

Quanto a mim....esqueça, pois ninguém lê o que eu escrevo...

abraços

Anônimo disse...

Dr. Claúdio, porque será não disponibilizou vagas para Assistente Social, Ministério Público de olho nos processos em andamento?

Anônimo disse...

Simples assim,anonimo 18;11, no último concurso foram chamados todos assistentes sociais aprovados(acho que uns trezentos). Pra que mais? para ficar sem fazer nada como os que já tomaram posse????

Anônimo disse...

Kd o PSF?????????

Carlos disse...

Parabéns Dr. Cláudio!

Esse concurso, não sei não...

Vejam bem: técnico de radiologia com salário abaixo do piso da categoria e com 40 horas semanais(2x mais que o estabelecido por lei), ou seja, estavam com tanta pressa de fazer o concurso que não consultaram se quer as normas de cada profissional. Ou é pressa demais para arrecadar dinheiro, ou é mais um caso de descaso com os profissionais, MAIS UM...

Maria disse...

300 assistentes sociais porque a lei determina 1 AS por escola e assistente social trabalha em vários campos, não só na área da educação. Para provar tal fato, basta ver quantos assistentes sociais contratados existem trabalhando em várias áreas. Quem escreveu que os AS's não fazem nada ou é ignorante, ou um puxa-saco ou os dois. Entre numa faculdade de Serviço Social para aprender, entender de marxismo, de laudo, parecer, pesquisa... Precisa ter competências teórico-metodológica, tecno-operativa e ético-política... fazer mapeamento do local a ser trabalhado com um enfoque social e implantar,implementar projetos. Mais respeito com a profissão alheia, pois a sua profissão com certeza nós respeitamos!

Augusto Gomes disse...

Concordo plenamente, falta informações para os doadores regulares que tem a isenção por força da lei municipal, também não entendi a demora em lançar o conteúdo programático específicos dos cargos, esta muito desorganizado isso, esta marcado para hoje 24/02 e apresentação deste conteúdo mais até agora nada no site da organizadora que foi escolhida a dedo e não por licitação. Alias, o senhor sabe me informar o nº da lei municipal que dá esse benefício ao munícipes que são doares, pois quero fazer uma consulta por email a empresa organizadora, mas queria colocar a lei junto. desde já obrigado pela atenção. Augusto Gomes