sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

As principais notícias de hoje pelo Brasil


- Globo: STF devolve ao CNJ poder de investigar e punir juízes
- Folha: Supremo mantém poder do CNJ para investigar juízes
- Estadão: Em votação apertada, STF mantém poder do CNJ
- Valor: Bancos médios se ajustam depois de investida do BC
- Estado de Minas: Ameaçada. Desprotegida. Assassinada
- Zero Hora: Petrobras assina hoje projeto para triplicar gás industrial no RS
Leia os destaques de capa de alguns dos principais jornais do país.

7 comentários:

Anônimo disse...

03/02/2012

Voto da ministra Rosa Weber emociona Eliana Calmon

"Queriam minar minha credibilidade no Judiciário"

Acusação de ter cometido crime, feita por associações de magistrados, foi o que mais abalou a corregedora

"Quando ouvi o voto da ministra Rosa Weber [pela manutenção dos poderes do CNJ para investigar juízes] minha cabeça não aguentou. Estou de enxaqueca, não tenho condições de comemorar. Eu vou dormir. Foi um desgaste muito grande".

Foi o relato da ministra Eliana Calmon por telefone, ao editor deste Blog, pouco depois de ver reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal nesta quinta-feira (2/2) a competência concorrente do CNJ para investigar magistrados.
Fonte: Blog da Folha (Frederico Vasconcelos)

Parabéns aos Ministros do Supremo que entenderam a importância CNJ como instrumento de investigação aos "intocáveis".

Antônio Rangel disse...

CARTA ABERTA DE PRÉ-CANDIDATA À PRESIDÊNCIA DA VENEZUELA DETONA O ASSASSINO FIDEL CASTRO E MOSTRA COMO SE FAZ OPOSIÇÃO!

Fidel Castro: além de assassino é mentiroso, farsante e trapaceiro, como todos os comunistas.

A carta aberta ao tirano Fidel Castro, divulgada pela pré-candidata da oposição à Presidência da Venezuela, a deputada Maria Corina Machado, mostra que, ao contrário do Brasil, na Venezuela a oposição é oposição e fustiga de forma permanente o caudilho trapaceiro Hugo Chávez. Quando Chávez no início do ano fez a sua costumeira preleção à Assembléia Nacional, Corina Machado levantou-se de dedo em riste e, para o assombro dos presentes, contestou a cantilena mentirosa de Hugo Chávez. Poucos dias depois quem saiu em socorro ao tiranete venezuelano foi o assassino Fidel Castro, num texto que consagra o caudilho bolivariano como "genial".

Corina Machado, de forma completamente oposta à Dilma Rousseff que há pouco afagou o tirano cubano, divulgou uma Carta Aberta em que comprova que Fidel Castro, além de assassino, é um dos maiores mentirosos do planeta, como aliás são todos os comunistas.
Transcrevo o parágrafo inicial da Carta com link para leitura completa na coluna do combativo jornalista venezuelano Nelson Bocaranda. Sim, porque a grande imprensa da Venezuela também difere completamente da sua congênere brasileira, contumaz puxa-saco do governo dos comunistas botocudos. Falta à oposição brasileira e à grande imprensa nacional a honestidade mínima que requer o momento político latino-americano que leva todo o Continente a transformar-se numa grande Cuba. Aliás, já se noticiou que vencendo a eleição presidencial Chávez pretende criar um Estado transnacional associado à Cuba.
Leiam o que afirma Corina Machado:
"Me dirijo a você nesta oportunidade para responder às alusões que fez de mim em suas reflexões sobre "A Genialidade de Chávez", no dia 26 de janeiro passado.
Reporto-me a dois aspectos de seu escrito: o que se refere à minha intervenção na Assembléia Nacional e o relativo a suas opiniões sobre a política venezuelana. O presidente Chávez tentou usar sua apresentação na Assembléia para dois propósitos muito evidentes. Em primeiro lugar para mostrar um país de paz e prosperidade que não existe. A Venezuela, com todos seus recursos humanos e naturais, vive os embates da probreza, o crime e a humilhação; em segundo lugar quis utilizar os deputados da oposição para mostrar ao mundo um jogo democrático que tem sido trapaceado pelo seu governo mediante o controle abusivo de todas as instituições do Estado e a repressão contra a dissidência"

HERVAL GUIMARÃES-INFO-ELETRO disse...

Eliana Calmon 6 x 5 Corporativismo.

Por um placar apertado, finalmente o STF não teve peito de ir contra a opiniao pública brasileira e acabou recuando no caso do CNJ e decidiu que o conselho tem sim poderes para investigar o judiciário da pocilga.
É certo que a corregedora Eliana Calmon que deve ser uma mulher pra lá de arretada contou com o apoio da opinião pública e parte da imprensa Tupiniquim.
Até comunidades em sites de relacionamento foram abertas em apoio a corregedora.
Mesmo assim o placar de 6 a 5 para o CNJ foi apertado, e se forem verificar os sinistros que votaram contra, perceberão que são os mesmos de sempre, Marco Aurélio Mello, Ricardo Lewandowski, Luiz Fux, Cezar Peluso(o pândego) e Celso de Mello.
Alguns desses votaram pela liberdade e permanência do lixão italiano Cesare Battisti em terras Brasilis. Apesar dele ter sido julgado, culpado e condenado por 4 homicidios na Itália.
O tal Fux também foi o que enterrou a lei da Ficha Limpa, lembram?

Apesar do clamor popular pela manutenção dos poderes do CNJ em investigar os desmandos e as irregularidades cometidas pela casta da magistratura Tupiniquim a procuradora ganhou mesmo foi é no grito.
E a OAB como sempre, e algumas entidades representativas que deveriam estar ao lado da moralidade desde o começo da pendenga resolveram entrar no jogo só no segundo tempo, uma vez que ficaram na moita à espera de um milagre.

Felizmente para o povo brasileiro, uma atitude de seriedade foi dada pelo setor que deveria estar acima de qualquer suspeita, a justiça.
Agora a corregedora tem plenos poderes e a consciência de que seu trabalho conta com o apoio da opinião pública que ainda pensa no Brasil.

E para os corporativistas que queriam calar a seriedade e a ética, meus mais sinceros...Danem-se!!

http://o-mascate.blogspot.com/2012/02/eliana-calmon-6-x-5-corporativismo.html

Valéria Mattos disse...

Cesar Peluzo, um verdadeiro cômico!!!!

Só pode ser gozação!!

O Sinistro presidente do STF, Cesar Peluzo declarou hoje que "Nós temos o melhor judiciário da história do Brasil"
Que o digam Cesare Battisti, Jader Barbalho entre outros.
Depois dessa declaração do sinistro chego a conclusão de que, ou ele nem tem idéia do que disse, ou é mesmo um baita cara de pau.

Nitidamente o judiciário está ajoelhado diante do DESgoverno das Ratazanas Vermelhas.

Todo povo tem o governo que merece e todo governo tem o judiciário...

Não me espantarei se o sinistro aparecer fazendo um quadro no Zorra Total.

E de resto....

Valéria Mattos disse...

Até as pedras sabem que as corregedorias [locais] não funcionam quando se trata de investigar seus próprios pares", afirmou o ministro Gilmar Mendes, que votou a favor da atuação do CNJ. "As decisões do conselho passaram a expor situações escabrosas no seio do poder judiciário nacional", concordou Joaquim Barbosa, também afirmando que, por esse motivo, houve "uma reação corporativa contra o órgão, que vem produzindo resultados importantíssimos no sentido de correção das mazelas"

Aécio Gonçalves disse...

Parabéns, CNJ

Uma perfeita identificação da mais alta instância da inteligência jurídica do país com a consciência civilizada da sociedade civil constituiu o aspecto mais distintivo da decião do Supremo Tribunal Federal (STF) de manter íntegros os poderes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Desde o instante em que se encresparam as vozes incomodadas com as severas investigações do órgão sobre a conduta administrativa de magistrados, movimentos populares irromperam nas ruas e praças para contestá-las. Entidades representativas de várias correntes do ideário coletivo, à frente a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), manifestaram repulsa a qualquer medida destinada a restringir as competências do CNJ.

Longe da verdade a ideia de que o STF cedeu a pressões da opinião pública. O aresto prolatado pela maioria da corte (seis votos contra cinco), a despeito de coincidir com as aspirações mais visíveis da coletividade, fincou raízes em sólidos princípios constitucionais. A polêmica sobre os limites das franquias fiscalizadoras e punitivas conferidas ao CNJ despontou em ação ajuizada no Supremo pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). A iniciativa impugnava como excedente de preceitos da Constituiição a amplitude de semelhantes prerrogativas. A tese foi admitida em liminar acolhida pelo ministro Marco Aurélio Mello, afinal rejeitada pelo plenário da mais alta instância do Poder Judiciário na histórica sessão de quinta-feira.

Em consequência, foi devolvida ao CNJ a competência para abrir processos disciplinares contra juízes sem necessidade de apuração prévia das corregedorias dos tribunais, atributo objeto da irresignação da AMB. Criado no contexto da reforma do Poder Judiciário (Emenda Constitucional nº 45/2004), as atribuições do conselho não autorizam forma de entendimento restritivo. Cabe-lhe, entre outras ações estratégicas, "apreciar de ofício, ou mediante provocação, a legalidade dos atos administrativos praticados por membros ou órgãos do Poder Judiciário, podendo desconstituí-los, revê-los ou fixar prazo para que se adotem as providências necessárias ao exato cumprimento da lei (…)". Vê-se que o texto não abriga qualquer ressalva quanto a tais capacidades interventivas.

Seria rematado disparate ou observação leviana sugerir que o CNJ admite a existência na Justiça de um covil de agentes movidos pela sedução de auferir vantagens ilícitas. Mas, como em todas as instituições em que transitam interesses maiúsculos, há os que se deixam corromper. O Judiciário não escapa ao fenômeno. Não há dúvida, contudo, de que desvios ilegais da espécie constituem pequenas exceções em um quadro geral de dignidade e sujeição aos dogmas da moralidade pública. Conclui-se, pois, que a decisão do Supremo Tribunal Federal rende homenagem à imensa maioria de magistrados, formada pelos que honram as vestes talares da Justiça e se consagram à pacificação dos conflitos na ordem social.

Eduardo Homem de Carvalho

justiceiro gcm disse...

coloca essa noticia!
reunião que decidirá estratégia paraparticipar da paralização em funçaõ da reivicação dos bombeiros e policias civil e militar será dia 06/02/20012 na proxima segund feira no sindicato dos professores a classe dos guardas reinvidicam o plano de cargos e salarios,sabendo que o pagamento de horas extras vai acabar e o teto do salario dos guardas está defasado em tres salarios minimos!