terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Mitt Romney vence prévia na Flórida e é favorito a ser rival de Obama



O empresário e ex-governador de Massachusetts Mitt Romney venceu nesta terça-feira (31) a eleição prévia do Partido Republicano no estado da Flórida, segundo projeção da rede de TV CNN com base em pesquisas de boca de urna.

Foi a segunda vitória de Romney nas quatro primeiras disputas do partido para decidir quem vai concorrer com o presidente Barack Obama nas eleições de novembro nos Estados Unidos. Romney agora lidera a disputa e se consolida como favorito a ser o candidato a presidente pelos republicanos.

A votação na Flórida foi a mais relevante para os republicanos até agora. Por ser um estado muito populoso, ele dá ao vencedor um total de 50 delegados para representarem sua candidatura na Convenção Nacional do partido, quando o candidato é formalmente indicado em uma eleição indireta.

Segundo a CNN, Romney agora tem 84 delegados, contra 27 de Newt Gingrich (seu principal concorrente), enquanto Ron Paul tem 10 delegados e Rick Santorum tem 8. Assim como na eleição propriamente dita, as primárias acontecem separadamente em cada estado, e o vencedor ganha o apoio dos delegados de cada estado - o número de delegados é proporcional à população do estado. O pré-candidato que conseguir atingir a marca de 1.144 delegados se torna o indicado do Partido. As informações são do Portal G1.

Nenhum comentário: