sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

2012: em seu primeiro discurso na ALERJ Roberto defende interesses dos consumidores de Campos




DEPUTADO ROBERTO HENRIQUES

O SR. ROBERTO HENRIQUES - 
Boa tarde, meu querido irmão, amigo, Deputado José Luiz Nanci, meu querido Presidente. Quero saudar a todos os colegas deputados, seja bem-vindo, meu caro colega Deputado e colega de partido. Temos certeza de que este Parlamento vai ganhar com a sua presença enriquecedora em nosso meio. 

Saúdo toda a direção do PSD de Maricá que se encontra presente, a direção da Executiva, bem como pré-candidatos a vereadores, vereadores. Meu abraço especial a todos. Sintam-se à vontade nesta Casa, o Parlamento Fluminense. 

Sr. Presidente, caríssimos funcionários da Casa, TV Alerj, povo do Estado do Rio de Janeiro que nos acompanha, na tarde de ontem fiz uso desta tribuna para realçar o pioneirismo do Governador Sérgio Cabral no que tange às iniciativas técnicas para a 
execução de obras na Região Norte e Noroeste fluminenses, visando acabar com as rotineiras enchentes. De forma pioneira, o Governador Cabral, como ressaltei ontem, vai iniciar o canal extravasor em Lage do Muriaé; outro canal extravazou em Itaperuna; mais um em Italva e uma bexiga artificial lá na Comunidade de Cardoso Moreira, beneficiando também os Municípios de Campos e de São João da Barra, com intervenções rio acima, atendendo a um desejo da Década de 30, quando o grande relatorista já falava da calha 12 do Rio Paraíba do Sul. O grande relatorista Alberto Ribeiro Lamego. 

Hoje, Sr. Presidente, venho ressaltar as iniciativas que teve o Governador Cabral e a sua equipe no que tange, naquele momento difícil de enchente no início de janeiro, à defesa civil, bem como a área da Saúde, instalando lá em Campos, em apoio à Prefeita Rosinha Garotinho, sem qualquer tipo de discriminação, um hospital de campanha para atender a querida Comunidade de Três Vendas, que foi violentamente atingida com o rompimento da estrada BR-356, que é uma espécie de dique de proteção para esta comunidade. 

Hoje quero ressaltar e parabenizar ao Governador Cabral, ao Secretário Sérgio Cortes e sua equipe de trabalho, que daqui a bem poucos minutos entregarão mais de 40 viaturas de apoio ao combate do mosquito da dengue para cidades de até 160 mil habitantes do Estado do Rio de Janeiro. Então, essa integração do Governo Estadual, da Secretaria de Saúde, da comunidade, de cada comunidade, formando assim o grande Estado do Rio de Janeiro, levará a erradicação da dengue no nosso Estado. 

Portanto, quero parabenizar ao Secretário Sérgio Cortes, ao Governador Sérgio Cabral e toda a sua equipe por essa medida de hoje estar entregando, lá no Palácio Guanabara, mais de 40 veículos para o combate à dengue nos municípios.

Sr. Presidente, existe lá em Campos dos Goytacazes duas regiões muito prejudicadas porque mesmo sendo distritos que tem na sua sede uma população maior do que a maioria do municípios brasileiros, elas ainda não possuem a telefonia móvel. O Distrito de Santa Maria de Campos, de Santa Eduarda, as comunidades de Espírito Santinho, Usina Santa Maria, Santa Bárbara, Mutum de Cima, Mutum de Baixo, Mata da Cruz, Carabuçu, Posse do Meio, São Roque, Palmares, Vila Nova, São Joaquim, Chave do Paraíso, Guarataia, Murundu, Dr. Matos, toda aquela região do Norte do Município de Campos dos Goytacazes não dispõe da telefonia móvel bem como existe uma precariedade na Baixada Campista na região de Santo Amaro, de Tocos, de Pitangueiras, de 
São Martinho e adjacências.

Fizemos algumas reuniões com a Embratel, juntamente com diversas lideranças lá de Santa Maria, Santa Eduarda e Espírito santinho. Não obtivemos êxito. Depois, eu, como parlamentar, fiz apelos a outras empresas de telefonia, como no caso a empresa 
Vivo, para à qual encaminhei o Ofício 01, de setembro de 2011, bem como encaminhei o Ofício 123, de julho de 2011, ao Vice Governador Pezão, pedindo providências, tanto a Vivo quanto ao Governo do Estado, um auxílio no sentido de que essas comunidades não continuem isoladas sem um serviço de telefonia móvel. 

Num ato de articulação, sabendo eu que a Empresa Vivo estava querendo inserções no município de Rio das Ostras, sabendo que estavam realizando trabalho junto ao Prefeito Carlos Augusto, no sentido de também ampliar o número de antenas naquele município, fiz um pedido ao querido prefeito Carlos Augusto - que prontamente me atendeu - para que, como Prefeito daquele município, porém nascido em Campos dos Goytacazes, possa fazer um apelo à empresa Vivo no sentido de instalar a telefonia nos 
distritos de Santa Maria, Santo Eduardo, Espírito Santinho, e todas as localidades adjacentes, bem como as instalações também de mais antenas na área da Baixada Campista, nos distritos e comunidades onde a telefonia anda bastante prejudicada. 

Temos feito esses apelos a todas as empresas. Qualquer empresa de telefonia que quiser se instalar lá, seja a Vivo, seja a Oi, seja a Embratel, seja a TIM, ou qualquer outra, será bem-vinda. O que não se pode é num país como o Brasil, onde qualquer pequena comunidade já tem o serviço de telefonia móvel, um conjunto de comunidades que somam mais de 40 mil habitantes esteja completamente isolado ao norte do município, como é o caso das comunidades que já citei. Bem como é inconcebível a Baixada Campista, onde estamos sofrendo os reflexos dos investimentos na Barra do Furado e na Barra do Açu, também diversas comunidades como Tocos, São Martinho, Santo Amaro e tantas outras, fiquem prejudicadas com a ausência de uma telefonia móvel. 

Por isso, Sr. Presidente, peço a autorização de V.Exa. para que constem nos Anais da Casa e sejam publicados, em inteiro teor, esses dois ofícios: um encaminhado ao Dr. Fábio Vargas, Diretor de Engenharia da Operadora Vivo S.A., e outro ao Dr. Luiz 
Pezão, Vice Governador do Estado do Rio de Janeiro.

Precisamos somar esforços: todas as autoridades de Campos, Deputados, prefeita, vereadores, todos de mãos dadas, para resolvermos os graves problemas de telefonia que existem no município de Campos, que deixam comunidades inteiramente isoladas. 

Muito obrigado, Sr. Presidente.

2 comentários:

Anônimo disse...

Roberto Henrique até agora é o único pré candidato a prefeitura que poderá conquistar o meu voto. Eu quero um candidato de nível político e não essa baixaria que se arrasta por anos nessa cidade. Políticos com ideais coletivos é isso que nos precisamos.

Marcia disse...

Estranhei quando voce colocou aqui no seu blog, o fornecimento precário da telefonia móvel da nossa região de Santo Eduardo,Santa Maria etc,se aqui não temos nenhum sinal.Agora voce emitiu a notícia certa,esperamos que em breve possamos ver nossa região,com esta tão esperada telefonia.Parabéns Deputado.