sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Prof. Wainer T de Castro desabafa sobre a insegurança na cidade de Campos

Prezado Cláudio Andrade,

Quero dividir com seu blog e seus leitores minha indignação com relação à segurança que nós da Rua Visconde de Itaboraí, antiga rua do convento, moradores, proprietários de empresas e freqüentadores do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, universitários que freqüentam principalmente as aulas noturnas, temos merecido por parte das autoridades competentes.

Aqui o furto se tornou constante, os assaltos certos e a insegurança cada vez mais freqüente. Tive oportunidade de acompanhar o Reitor do Santuário, Pe . Nelson, numa reunião com o antigo Comandante do 8º BPM para discutirmos a situação grave que incomoda as famílias contribuintes cidadãs que quando não são lesadas, assistem, desencantadamente, outros cidadãos serem vitimados por tamanha violência.

Esta situação é um acinte a toda comunidade. Como se não bastasse as cargas tributárias cada vez mais crescente e os impostos impraticáveis, ainda vivemos no tempo da barbárie. O que está faltando? 0nde estamos errando? Por que as coisas não acontecem ou por que estas coisas acontecem? Ao ter meu carro furtado ontem, entre 21 h e 22h, experimentei o desencanto, a impotência, a descrença. Lembrei-me de Bertold Brecht com seu poema "É preciso decidir":

"Primeiro levaram os comunistas,mas não me importei
porque eu não era comunista.
Em seguida levaram alguns operários, mas não me importei porque tampouco era.


Depois detiveram sindicalistas, mas não me importei porque não sou sindicalistas.
Logo aprisionaram alguns padres, mas como eu não sou religioso
Agora , levaram a mim, mas já é tarde."


É preciso, urgentemente, de ações mais eficazes e consistentes na busca da segurança efetiva da população. É preciso um pacto pela segurança em prol do crescimento. Crescimento sem segurança é aniquilamento. Cobro dos responsáveis pelas políticas públicas um planejamento claro, insofismável, de ações pontuais de curto, médio e longo prazo de proteção ao cidadão campista.


Nós merecemos. Somos contribuintes e pagamos impostos para termos serviços de qualidade. É preciso dar um basta a inércia, principalmente, quando é relativa a falta de proteção. O Estado precisa cumprir o seu papel que é o de proteger os cidadãos. Torço para que todos sejamos mais participativos e ativistas nas questões comunitárias. A Segurança é uma delas. Gostaria, pois, de saber quais são as atividades de inteligência para não permitir o aumento da violência que já intolerável.

Atenciosamente,

Prof. Wainer T de Castro

8 comentários:

Anônimo disse...

PEÇA A CDL...ELA TEM TODO O PRESTÍGIO QUE A COMUNIDADE PRECISA E NÃO TEM !!
A ACIC TAMBÉM !!!

Victor Frias disse...

Sr. Professor,

Lamento pelo ato de violência que o atingiu, e que vitimiza centenas de munícipes todos os dias, como lembraste de um poema, lembrei-me de um trecho da música "Duas Tribos":

"...Quando querem transformar
Dignidade em doença
Quando querem transformar
Inteligência em traição
Quando querem transformar
Estupidez em recompensa
Quando querem transformar
Esperança em maldição:
É o bem contra o mal
E você de que lado está?
Estou do lado do bem
E você de que lado está?
..."

"Legião Urbana - Dado Vila-Lobos/Renato Russo/Marcelo Bonfá"

Neste "Reino", senhor professor, ao contrário do Rei Midas, que tudo tocava virava "ouro", deixaram-nos os "Reis Merdas", pois tudo que tocam/elaboram "CHEIRA MAL", seja na educação, saúde, segurança, desenvolvimento,etc..

Com a certeza de que reporá o seu prejuízo, por dever se tratar, de um astuto professor e possuir excelentes conexões, fica o conselho de tomar mais cuidado, para não haver uma próxima vez.

Boa Sorte!

Anônimo disse...

Pois é...

Campos, minha cidade, um horror.

Mas o povo quis assim, professor, Campos quis assim.

Agora aguentem.

Hehe.

Victor Frias,

excelente seu comentário...

Estou sem paciência pra escrever hoje e você escreveu por mim.

Parabéns.

Igor Sousa disse...

Prezado Professor Wainer,

Acho muito válida a sua citação, pois também fui vítima deste descaso com a segurança de nós moradores, dos arredores do Convento. Segunda Feira, desta semana eu e um amigo tivemos os celulares furtados, por 2 meliantes de moto, na Rua Visconde do Itaboraí, próximo a Av. Princesa Isabel, mas isso não vem ao caso agora. O senhor está certíssimo em cobrar medidas mais enérgicas, dos supostos serviços que deveriam zelar pela proteção dos moradores, não apenas da Rua Visconde do Itaboraí, mas de toda a cidade. Sou morador do IPS, e os furtos se tornaram constantes, muitas vezes a luz do dia. Roubam celulares, carteiras, e agora carros, será que só vão dar a importância necessária, quando algum parente seu, meu, nosso levar um tiro, ou uma facada? Não é justo, para os que pagam os impostos em dia, ficaram desprotegidos de tal forma. Parabéns pela postagem, espero que tome a dimensão necessária para que se resolva o problema!

Cleofano disse...

Prezado Claudio, sou leitor do seu diário e do seu blog e não poderia de forma alguma deixar passar em branco o desabafo do Prof. Wainer ao ter o seu carro furtado, suas palavras me parecerão sensatas e expressão de uma preocupação de todo cidadão campista serio, afinal de contas, “Se os homens se calarem as pedras falarão”. Sou comerciante na Rua Visconte do Itaboraí e conheço amigos e vizinhos que foram assaltados ou tiveram bens furtados naquela região. “todo mundo sabe disso”. E é preciso uma resposta das autoridades policias não só quanto ao furto do carro do Prof. Wainer mais Também de todos aqueles que são vitimas da violência crescente em campos. Abraço Cleofano Pessanha

Anônimo disse...

Aonde está o especialista em segurança pública que tem até um livro publicado que usou como trunfo quando canditado à Presidente da República?

Aonde está o CIDAC? Com tantas câmeras que auxiliariam o policiamento de nossa cidade?
Será que estão desligadas por algum motivo que a população desconhece?

O mais interessante é que tiveram 8 anos para amenizar a violência no Estado do Rio de Janeiro, mas só agora o Governo do Estado consegue pacificar as comunicades dos morros do Rio sem livro publicado, mas com o principal: ATITUDE.

Osvaldo do Esplanada disse...

Sr. Victor Frias, a segurança do municipio não é com a Prefeitura, é uma atribuição do Estado o Sr. conhece a PM.

Victor Frias disse...

Sr. "Osvaldo do Esplanada"

Vou lhe responder, já dando por encerrado, por 03 (três) motivos, primeiro porque fui citado, segundo porque que mordeste a isca e terceiro porque a carapuça lhe coube. Atente para o fato que em nenhum momento, o meu texto cita, explicitamente, qualquer esfera de Poder Público. Talvez a palavra "REINO", tenha feito o seu subconsciente arvorar a condição de séquito, discípulo, cúmplice, etc.. Veja como seu questionamento demonstra, como bom entendedor em atribuições, mas de forma míope, e o que é pior, "jogando contra", que o executivo municipal (prefeitura), aplica mal a verba do erário, visto que, em sua organização administrativa, consta a COORDENADORIA DE SEGURANÇA E ORDEM PÚBLICA, com "status" de Secretaria Municipal, quer dizer, na sua ótica, "dinheiro jogado fora". Ainda que controverso, vemos cotidianamente, a utilização de aparatos/mecanismos públicos municipais, postados ostensivamente em frente a Shoppings, bancos públicos e privados, participando de "blitzes" e recentemente, veja só, apreendendo supeito de portar entorpecentes. PARABÉNS Sr."Osvaldo do Esplanada", de munícipes assim que este "REINO" de Campos dos Goytacazes precisa, com um singelo comentário, expõe as vísceras de um governo medíocre, e me faz continuar afirmando, como no texto originário, que só temos os "Reis Merdas", pois tudo que tocam/elaboram "CHEIRA MAL", seja na educação, saúde, segurança, desenvolvimento,etc..