quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Advogados: as vagas no Forum Maria Tereza Gusmão


Caros leitores,

Confesso que não iria discorrer sobre esse assunto, mas diante de algumas provocações salutares de companheiros de profissão resolvi tecer breves comentários. 

Salvo melhor juízo, o Fórum da Comarca de Campos era o único que previa vagas de estacionamento para os advogados, mais precisamente vinte e sete. Todavia, o Diretor do Fórum, o magistrado Paulo Assed Estefan entendeu por suprimir as mesmas. 

Por questão de Justiça não posso discorrer sobre quais atitudes a 12ª subseção da OAB de Campos tomou e se houve alguma real manifestação. Mesmo assim, trata-se de uma nova dificuldade posta ao advogado. 

A localização do Fórum, por si só dificulta demais a chegada dos advogados para o exercício profissional, afinal sendo o prédio na Beira Rio, toda a parte da Avenida 15 de Novembro se torna inutilizável e as ruas que circundam o Fórum estão sempre lotadas ou caso alguns desejem que eu seja mais explícito, loteadas. 

Entendo que mesmo diante de quaisquer motivos plausíveis, o Dr. Paulo Assed poderia ter mantido a situação nos moldes já existentes ou quem sabe, viabilizar aquele imenso e ocioso terreno existente dentro do pátio, do lado direito de quem entra que se encontra cheio de mato e dizem pertencer a Defensoria Pública. 

Uma articulação política poderia fazer com que aquele espaço, inútil tornar-se uma ótima opção não só para os advogados, mas para todos que precisam adentrar o Fórum Maria Tereza Gusmão. 

Cláudio Andrade

7 comentários:

Anônimo disse...

O Fórum é mal localizado. O pensamento medíocre de quem o idealizou naquele lugar projeta o censo comum, a dinâmica da sociedade local, a pequenez.
O problema das vagas era previsível à época do projeto e edificação do fórum, que após a mudança para o novo endereço cedia vagas ociosas aos advogados, o que contribuiu para amenizar o problema da falta de vagas, ainda que houvessem mais vagas ociosas do que as vagas cedidas.
É importante ressaltar que a classe tem perdido prestígio e valor diante do judiciário que se manifesta cada vez mais de forma absolutista e individualista.
Resta aos advogados, através da OAB, viabilizar um convênio ou a compra de um imóvel para abrir um estacionamento, ainda que apenas subsidiado, pois com transporte público que causa inveja à Suíça nós não podemos contar.

Anônimo disse...

Até o estacionamento para Promotores está cortado.
Os serventuários estão com o prestígio em alta.

Anônimo disse...

Prezado Claudio Andrade

O seu texto esqueceu de salientar pontos importantes:

Gostaria de relembrar é a existência de advogados idosos que agora precisam andar longos trechos para acessar o Forum, o que por si só poderia ser um desrespeito ao Estatuto do Idoso.

Relembrar aquele terreno abandonado, ja salientado numa sentença do Dr. Ronaldo Assed (naquele famoso caso de um advogado que avançou para dentro do Patio),como um monumento ao disperdício poderia ser cedido, a OAB Campos para estacionamento de Advogados.

E ainda cabe um questionamento: Eu por inumeras vezes vi estagiarios da prefeitura e defensoria estacionando do pátio, Ora advogado eram limitados, mas estagiarios eram liberados de forma indistinta. Assim cabe a questão: Estes estagiarios ainda podem estacionar no patio?

De qualquer forma vale o registro que fechar o patio aos Advogados é mais uma forma de criar obstaculos nesta justiça tão morosa.

Anônimo disse...

Será que os senhores acham que os serventuários que ficam o dia inteiro no forum devem deixar seus carros na rua para os advogados terem seus carros guardados?Se não há vagas para todos a prioridade é óbvio que tem que ser deles.
Pelo amor de Deus, com advogados assim, olhando apenas para seus umbigos...ainda bem que não pertenço à justiça.

Anônimo disse...

O Forum é local da Justiça Estadual, não tem por obrigação ter vagas para Advogados, e sim para os funcionarios da Justiça, cabe aos Advogados procurar um estacionamento particular. Iei vcs que falam tanto em igualdade, querem privilegio , tem compostura.

Anônimo disse...

O promotor de justiça tem o prédio ao lado do Forum para estacionar. quanto a nós advogados, torna-se imperioso a liberalidade do estacionamento nas ruas circunvizinhas no entanto, sem reboque.

Carlão disse...

Quanta coisa importante para discutir (morosidadae da justiça, atendimento ruim aos advogados, etc, etc) e perde-se tempo com um assunto idiota comoe esse!! Tenha dó!