terça-feira, 22 de novembro de 2011

Caps em Campos: servidora relata falta de comida para os pacientes


Bom dia Cláudio, gostaria de passar uma informação.

Li no blog "estou procurando..." a denúncia de que os CAPS estão sem oferecer aos usuários café da manhã e lanche da tarde. Trabalho no Pronto Socorro Psiquiátrico e não posso me identificar. 

Aqui os pacientes ficam internados, em crise, a acredite, nós funcionários que estamos fazendo "vaquinha" para comprar pão e café para os pacientes. Já tem mais de uma semana que isso vem acontecendo. 

Ganhamos pouco para arcar com isso, mas não conseguimos trabalhar vendo paciente psiquiátrico gritando com fome, pois a maioria dos familiares destes pacientes são pessoas muito carentes. A PMCG diz que o contrato de fornecimento acabou e não foi renovado. 

O almoço é horrível, eu não almoço aqui, pois sou diarista, mas os plantonistas funcionários, médicos, técnico de enfermagem, enfermeiros e serventes, reclamam sempre. Agora para piorar, só tem almoço e jantar. 

O paciente psiquiátrico tem muita fome, os remédios que tomam são muito fortes. Além disso, não tem entendimento para compreender a situação. Seus familiares, na maioria das vezes, são pessoas de longe e pobres, que não possuem condições de vir trazer lanche ou deixar algum biscoito comprado todas as vezes que fazem visitação. 

Nós funcionários todos os dias pela manha e a tarde, juntamos moedas e compramos pão, margarina, café ou mate, sendo que eles nem devem tomar café e sim leite, mas nós não temos como arcar com essas despesas, que é dever da PMCG. 

Só para esclarecer, o pronto socorro psiquiátrico é unidade 24h, que atende com internação. O tempo médio de internação é de 72h, mas sempre ultrapassa esse tempo por falta de vagas nos hospitais para internação. Quando há a melhora do quadro, eles são encaminhados para o Caps para prosseguir o tratamento. 

Trabalhamos nos fundos do PU da Saldanha Marinho, numa rua de pouco movimento logo ao lado Rua Antonio Ribeiro Moço, s/n, ao lado da farmácia imperial. 

Funcionária
Identidade mantida em sigilo a pedidos.


Obs: o blog abre espaço para que a Prefeitura de Campos possa se manifestar caso entenda pertinente.

4 comentários:

Anônimo disse...

Com a palavra de secretário de saúde. Que por sinal é "médico".

Anônimo disse...

Isso é assunto para o Ministério Publico.Então merece uma visita do nobre promotor.

Anônimo disse...

Isso é uma vergonha! em campos só tem politica para quem vota...
criança, doentes crônicos e idosos que se danem!

Anônimo disse...

Isso é uma vergonha! em campos só tem politica para quem vota...
criança, doentes crônicos e idosos que se danem!