quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Secretário de Rosinha omite informações sobre pacto feito com o Governo do Estado

O texto abaixo reflete bem a que ponto a saúde é negociada. Quantas pesssoas nesse momento se encontram nos corredores dos hospitais aguardando um leito? Quantos contribuintes esperam  junto aos seus familiares uma vaga para serem atendidos com o mínimo de dignidade possível? 


A postagem da jornalista Jane Nunes nos faz refletir o que realmente desejamos para a nossa sociedade. Será que seremos obrigados a sucumbir aos interesses político-partidários em detrimento a um tratamento humano básico para a sobrevivência daqueles que utilizam diariamente o serviço público de saúde?

Atas e deliberações





"O secretário de Saúde do governo Rosinha, Paulo Hirano postou em seu Blog(aqui) que não procedem as informações divulgadas de que o Governo do Estado implantaria, ainda este mês, 10 leitos no HFM e oito no HGG, porém ressaltou que: “ será de grande valia se o Estado ou o Ministério da Saúde nos ajudarem com aparelhos, mas a Prefeitura está investindo recursos próprios, como os royalties, para bancar esses leitos, que fazem parte do projeto de governo da prefeita Rosinha”.

O secretário, no entanto não informou que desde o mês de novembro do ano passado, ele participou de uma reunião da Comissão Intergestora Bipartite, da qual é membro efetivo e que tal “ajuda” foi pactuada desde que cumprida certas exigências Confira( aqui)(aqui) e( aqui )

Então por que não procede? Teria a Prefeitura deixado de cumprir alguma dessas exigências? O Conselho Municipal de Saúde e o Governo do Estado foram informado de que o município não dispõe ainda de espaço físico para abrigar os equipamentos? Não temos nós cidadãos campistas o direito de ser informados sobre essas questões?

A informação de que o governo municipal está utilizando recursos próprios para construção do espaço que permitirá a ampliação das vagas nas UTIs não é contraditória a de que o governo do Estao estaria pronto para implantar 18 delas ainda este mês, afinal desde a pactuação até a presente data já se vão 10 meses, tempo mais que suficientes para que as obras estivessem concluídas ou não?

A cada esfera de poder desnto do Sistema Único de Saúde cabe uma parcela, uma contrapartida. No programa em questão a disponibilização do espaço físico seria de competência dos municípios segundo foi pactuado.

Não há como negar a carência de leitos em UTI, se assim o fosse o governo não estaria realizando obras para criar mais 44 delas na rede pública que atualmente dispõe de 36(isso fazendo as contas com base nas informações do secretário em seu blog e no jornal O Diário) que passará sabe-se lá quando a contar com 90, que serão somadas as 80 vagas também anunciadas pelo secretário contratadas da rede privada. Sabemos que a demanda é grande porque Campos atende também diversos municípios da região e muitos deles inclusive poderiam ter se habilitado e não o fizeram.

O que não se pode é deixar que a população continue peregrinando em busca de vaga em UTI, que continue sendo atendida em corredores enquanto aguarda uma dessas vagas que muitas vezes só aparecem com o falecimento de outro paciente.

Não nos basta não ter registro de óbitos por falta de leito. Quantos estariam vivos se tivessem recebido o atendimento adequado na hora certa? Morrer dentro ou fora de uma Unidade de Terapia Intensiva pode servir à estatística que gera a propaganda , mas não elimina o sofrimento a que a população vem sendo exposta.

Não se pode admitir que a população pague pela falta de planejamento de um governo que anuncia sempre o macro, mas que não faz o micro para assegurar o mínimo à população que certamente necessitaria de muito menos vagas em leito de UTI se o governículo tivesse posto em funcionamento um programa sério de atenção básica . Assim como é vergonhoso que se ignore questões técnicas em detrimento das político- partidárias".

6 comentários:

Anônimo disse...

Olha Cláudio , eu trabalho no HFM e quando o ex vereador Alciones de Rio Preto se acidentou, a prefeita esteve lá para visita-lo, e ao velo no corredor, indagou de uma enfermeira que o estava atendendo; porque não o coloca na UTI? A enfermeira respondeu, só se tirar alguem, pois não há vaga, ela se calou e saiu de fininho. Tomara que esses vereadores que hoje estão calados, não venham a precisar de UTI.

Anônimo disse...

na verdade a meu ver, ele o secretario, nao quer dar merito ao governo do estado, nem deveria eu aqui citar merito e sim dever nao só do estado, mas da prefeitura tb garantir uma saude plena, já que só que nao se gasto onde se deve.

Anônimo disse...

Caro Claudio, pelo que entendi da sua matéria, o secretáio de saúde sabia de tudo e porque omitiu para a população que o estado já tinha feito a parte dela? Ha já sei, é porque o Estado não pertence mais o casal kkkkkkkkkk. Cuidado secretário Paulo Hirano, o senhor fala que a saúde vai bem, mais esta farta, que dizer farta tudo, remédios, leito de uti, etc... para os pacientes, ISSO É UMA VERGONHA!!!!!!!!!!!!

carlinhos j.carioca disse...

...quantos estariam vivos se tivessem uma UTI...essas pequenas palavras muito bem colocadas,me fazem pensar e ate me emocionara ao lembrar os momentos horriveis que passei no HPC,onde eu com maus tratos ja em cadeira de rodas,devido a minha fragilidade e necessidade deuma UTI,tendo que "brigar e esperniar",e sou ouvir os irresponsaveis e insensiveis dizerem nao tem vagas.Se nao fosse a minha filah me "arrancar" de lá e me levar para uma UTI particular,hoje eu nao estaria aqui fazendo esse pequeno desabafo com muita indignaçao e revolta por estar numa cidade tao rica onde nao vemos a saude ser tratada com prioridade!Agora,ficar esse cara querendo ser o pai da criança(buscando justificativa,até falsa com esse esclarecimento do blog),somente para satisfazer os brios do seu grupo e consequentemente lhe render votos!Quanta hipocrisia,desrespeito e falta de humanidade!

carlinhos j.carioca disse...

Me perdoe,Claudio,o retorno,mas a minha indignaçao é muito grande pois senti na carne e estou sentindo no bolso até hoje,pois fiz dividas desnecessarias em razao da omissao e o descaso de uma prefeitura rica como a nossa.Agora pergunto,será que se o Alcione nao fosse ex,estaria no corredor?Sera que alguem viu algum politico ou DAS de Campos no corredor do HFM?Pelas informaçoes os politos atuantes utilizam os hospitais particulares do Rio,nem os de Campos sao "confiáveis" para "eles".
abs

Caipira disse...

Secretário FANFARRÃO!PEÇA PARA SAIR!! E AINDA QUER SER VEREADOR!