sábado, 30 de abril de 2011

RIO: PROJETO DE LEI QUE PROÍBE CELULAR EM POSTOS DE GASOLINA É APROVADO


A Câmara Municipal do Rio aprovou nesta quinta-feira, em segunda discussão, o Projeto de Lei 270/2009, de autoria do vereador Eider Dantas, que proíbe o uso que proíbe o uso de aparelho de telefonia celular em postos de gasolina e determina também sanção para quem descumprir a norma. O projeto, que segue para sanção do prefeito, prevê multa de R$ 500 ao infrator.

Um comentário:

Carlos Aceveda disse...

Parecer do professor Marcelo Knobel, físico da Unicamp:

Trata-se de uma lei sem fundamento técnico ou científico, provavelmente originada de boatos. Considerando as condições atuais dos postos de gasolina e as tecnologias dos celulares, a probabilidade de haver alguma explosão causada pelo uso desse tipo de aparelho é extremamente remota.

O perigo relacionado às ondas eletromagnéticas é simplesmente inexistente. Com relação às eventuais faíscas, é interessante lembrar que todos os carros possuem baterias, e a possibilidade de que essas baterias soltem alguma faísca, certamente, é muitas vezes maior do que a probabilidade de que a faíscas provenientes do celular possam provocar algum dano.