terça-feira, 26 de abril de 2011

OS CUIDADOS NA COMPRA DE UM IMÓVEL



- Nunca entregue a ninguém grande quantia de dinheiro, sem antes ter certeza da seriedade da pessoa (física ou jurídica) com quem se está negociando. 


- Se for inevitável a aquisição de um imóvel "na planta", não deixe de seguir alguns passos, como: se informar com amigos, vizinhos e colegas de trabalho a respeito da seriedade da empresa; verifique também como é o tratamento com o cliente após o recebimento de parte do valor; se a empresa possui tradição e cumpre seus compromissos. 


- Passada a primeira fase, verifique junto ao Cartório de Imóveis se houve o registro de uma documentação conhecida como "memorial de incorporação". O registro da "papelada" comprova, ao menos, que a propriedade do terreno é do incorporador, que o projeto de construção foi aprovado e que a empresa não possui débitos com a previdência. 



- Além de conferir a existência do memorial, certifique-se se a empresa possui problemas em órgãos de defesa do consumidor (PROCON, Delegacia do Consumidor, Promotoria de Defesa do Consumidor). Verifique a natureza do problema apresentado, já que pode ser uma questão menor que não impede o sucesso do empreendimento. 



- Para uma segurança ainda maior, pode ser requerida certidão de ações cíveis e títulos protestados no Cartório de Distribuição do Fórum. 

Boa sorte

Um comentário:

Anônimo disse...

É um jogo de certidões: ações civeis, execuções, falência, protestos. E o Distribuidor não é no Forum não, é na Av. Alberto Torres 315, centro.