segunda-feira, 20 de julho de 2009

VÍRUS H1 N1: MÉDICO MACAENSE ISOLADO NO FERREIRA MACHADO.

Um médico de Macaé afetado pelo vírus da gripe suína está internado na ala de isolamento, situada no quarto andar do Hospital Ferreira Machado (HFM), em Campos. Ele foi transferido de Macaé para o HFM na sexta-feira porque seu estado agravou e precisou de tratamento com o medicamento especial, distribuído pelo Ministério da Saúde, o Tramiflu, recomendado em todo mundo pela OMS (Organização Mundial da Saúde). A cidade de Macaé tinha até sexta-feira quatro pessoas com suspeitas de terem contraído o vírus H1N1, que provoca a chamada gripe suína.

O estado de saúde do médico no sábado esteve crítico e preocupou os médicos responsáveis pelo tratamento. É que o médico acometido pela gripe, além de sentir fortes dores na musculatura, articulações, apresentou estado de prostração (fraco) e febre elevada, acima de 38 graus. Ele apresentou ainda quadro de forte dispnéia (falta de ar) provocada pelas dores na musculatura das costas.

O diretor do HFM, o médico Ricardo Madeira, relatou que o paciente médico vai precisar ficar entre sete e 10 dias internado, porque ele apresentou um estado grave, mas relata que nem todas as pessoas precisam ficar internadas.

— Ele (o médico) está bem melhor hoje (domingo). Ontem (sábado) ele deixou os médicos preocupados, porque apresentava um quadro com todos os sintomas da gripe H1N1, mais um agravante da dispnéia intensa. Foi colhido material (mucosa) da laringe e das narinas e já encaminhamos para exames no Rio de Janeiro. Mas ele já está fazendo uso do medicamento à base do antiviral e apresenta boa melhora — ressaltou o diretor do HFM.

Fonte- O Diário.

Nenhum comentário: