segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

DO MACACO.






Tenho amigos e parentes evangélicos. Nada contra, pelo contrário, pois para alguns deles, o ingresso no evangelismo tem sido fundamental para os propósitos de mudança e de fé. Mesmo assim, a minha mania contestadora tem causado desconforto para alguns, quando o tema é religião ou a falta dela.

Dentre as intermináveis apresentações de ideias, quero destacar uma delas: a existência ou não de Adão, Eva, maçã e o pecado representado pela cobra.

Tenho a convicção de que fé não se discute, mas quero deixar claro que não acredito que tenhamos iniciado nosso ciclo universal da união entre Adão e Eva. Nada contra eles, mas essa passagem Bíblica eu discordo.

Alguém vai dizer: você não estudou o suficiente acerca do assunto para emitir opinião. Concordo,. Mas tenho a mania de tentar separar fé de ciência e, nesse caso, ao meu sentir, o homem vem da evolução dos primatas. Do macaco mesmo. Homo Habilis, Homo Erectus e Homo Sapiens.


Somos hoje o resultado da evolução de nossa espécie. Evoluímos a ponto de sermos considerados, atualmente, os serem vivos mais evoluídos (há controvérsias).

No meu entendimento os nomes de Adão e Eva foram criados pelo homem para justificar o primeiro casal. Não estou aqui difamando-os. Quero apenas demonstrar que o homem, por meio da fé, também cria fatos que acabam se tornando histórias.

Outra questão que dentro da minha ignorância religiosa não entendo é a seguinte: qual o motivo de não se adorar imagens em determinadas religiões? Eu adoro rezar aos pés de um santo, amo ler um livro de mensagens positivas, fico mais seguro quando rezo um pai nosso e não deixaria de ir, se convidado, a um centro espírita ou de qualquer outro seguimento religioso.

Alguns poderão dizer: você não tem religião. Mentira e Verdade. Mentira quando sei que procuro fazer o bem, construo amizade todos os dias, faço caridade (preciso ser muito mais), luto com honestidade pelos meus sonhos e acredito que todas as religiões são boas desde que sejam voltadas para o bem.

Pode ser verdade a minha falta de religião específica quando reconheço que não frequento uma Igreja, não faço jejum e não escolhi a minha companheira dentre das religiosas. Nem casado eu sou, pois vivo em união estável. Mesmo assim, Deus me enviou dois anjos.

Acho que todas as manifestações religiosas são válidas e devem ser respeitadas. assim teremos um mundo mais fraterno e solidário. Divulgar a palavra de Deus é salutar, entretanto, tentar desqualificar a religião escolhida pelo seu companheiro é sinal de intolerância. Temos que aprender a conviver com o contraditório. Vivemos ou não em um país laico?

Cláudio Andrade.

7 comentários:

Anônimo disse...

Meu caro Doutor Cláudio,na Bíblia, em GÊNESIS, CAPÍTULO 2, VERSÍCULOS DE 4 AO 25 explica bem a formação do homem e da mulher.
Entendo bem sua posição contestadora, porém não achei muito convincente, afinal sou evangélica, respeito outras religiões,mas dizer que ADÃO e EVA é história inventada pelo homem.Faça- me um favor!
É interessante que, ao falar de DEUS, dos seus grandes feitos, todos ficam assim, em dúvidas, mas na hora do socorro é a ele que recorrem com toda fé e confiança e segurança também.
Bom, tenho vontade de me pronunciar até mais do que me pronunciei, mas quanto às maravilhas que DEUS já realizou e ainda realiza são inúmeras eu ficaria anos aqui em frente ao meu computador.
De qq forma Doutor Cláudio desejo-lhe uma semana abençoada, fique com DEUS e que ELE te ilumine e que ELE te oriente e que ELE ESTEJA CONTIGO SEMPRE.
AMÉM E AMÉM

Anônimo disse...

SE VC ORA ISSO JÁ É MTO IMPORTANTE.
VC É DO BEM CLÁUDIO...
ISSO A GENTE PERCEBE LOGO.
INDEPENDENTE DA TUA RELIGIÃO TE RESPEITAMOS E GOSTAMOS DE VC E DO SEU TRABALHO.
VC HONRA A NOSSA CLASSE DE ADVOGADOS, ESTAMOS CONTIGO CLAUDINHO.
AH!QUE DEUS O ABENÇOE.

Anônimo disse...

mto boa a sua postagem cláudio..
mas acredito em ADÃO e EVA sim.

Anônimo disse...

claro que adão e eva existiram.
contestar o que está verbalizado na bíblia?nuuuuuuuunca

Anônimo disse...

Querido professor,
em primeiro lugar, a Bíblia para o evangélico é a sua regra de fé e prática, ou seja, suas atitudes devem ser pautadas naquilo que a Palavra de Deus nos ensina. Sendo assim, o primeiro requisito é o de se crer na Bíblia e assim não teremos dificuldade em crer nos seus ensinos. A Bíblia nos ensina que Deus criou o mundo e que o homem é parte dessa criação! Pergunto: porque temos tanta facilidade em acreditar naquilo que é dito nos jornais, nas revitas, por outras pessoas e temos tanta dificuldade em crermos na Bíblia? Se o homem fosse fruto da evolução, até hj não estariamos vendo essa transformação em nosso meio?
Em segundo lugar, é dificil vermos um católico admitir a adoração a ídolos... Mas a Bíblia nos ensina que há somente um Deus e um Mediador entre Deus e os homens, Jesus... I Timóteo 2:5. A Bíblia também diz: "Confundidos sejam todos os que servem imagens de escultura, que se gloriam de ídolos; prostrai-vos diante dele todos os deuses." SALMOS 97:7; "Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura." ISAÍAS 42:8; "Não vos virareis para os ídolos nem vos fareis deuses de fundição. Eu sou o SENHOR vosso Deus." LEVÍTICO 19:4; "NÃO fareis para vós ídolos, nem vos levantareis imagem de escultura, nem estátua, nem poreis pedra figurada na vossa terra, para inclinar-vos a ela; porque eu sou o SENHOR vosso Deus." LEVÍTICO 26:1; "Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. Amém." 1 JOÃO 5:21, muitos são os textos que falam a esse respeito por isso, é que os evangélicos não concordam com essa prática...
Espero ter contribuido,
que o Senhor Jeus te abençoe, professor!

Anônimo disse...

Acredito que a historia de Adao e Eva seja uma metafora, mas quanto rezar diante de uma imagem discordo, pois Deus está vivo e qdo temos Ele, nao precisamos de imagem nenhuma.

Anônimo disse...

Assuntos entre fé e razão são sempre controversos .
O problema não é ter fé, crer na existencia de um Deus.A questão é não respeitar os que pensam diferente.
A não crença é um DIREITO que deve ser respeitado pelos que crêem e muitas vezes isso não acontece a ponto de ateus serem estigmatizados como sem caráter o que é mais que um equívoco:é ABSURDO.
Ouve-se muito dizer que alguem é ¨gente boa¨por ser evangélico o que é OUTRO ABSURDO.¨Gente boa¨existe (ou não) em TODAS as crenças e NÃO crenças pois não é esta que nos faz ter boas ações mas toda uma conjuntura que não cabe discutir neste espaço.
Para os que crêem na Bíblia meu respeito e uma reflexão:Os mulçumanos têm sua fé, os judeus a sua, os budistas a sua...por que APENAS a bíblia detem a verdade?
Constantino e o catolicismo, Lutero e o protestantismo; diante de controversias dentro do próprio cristianismo será que alguem detem a verdade ?
Cada um que fique em sua zona de conforto e que dê omelhor de si para que tenhamos AQUI E AGORA um mundo melhor.Fácil delegarmos, como crianças,as responsabilidades que são NOSSAS.Se Deus existe está se lixando para as pendengas que NÓS criamos e NÓS é que temos que resolve-la na TERRA.