quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

CASO BATISTI: LULA DEVE MANTER DECISÃO DE TARSO GENRO.

O presidente Lula não deve mudar a decisão do ministro da Justiça, Tarso Genro, de dar asilo político a Cesare Batisti que, na Itália, foi condenado à prisão perpétua. O Ministério de Relações Exteriores da Itália está pedindo ao Brasil a extradição de Batisti, para que ele cumpra a pena por lá. Batisti integrou na década de 70 um grupo de extrema esquerda na Itália e é acusado de homicídios neste período. Ele nega as acusações.

A informação foi dada por um ministro com gabinete no Palácio do Planalto que lembrou a tradição brasileira de respeito ao asilo e ao refúgio. O ministro lembrou que contra Cesare Batisti não há condenação por alguns dos crimes em que ele está sendo acusado.

- O Brasil deu asilo político a Alfredo Strossner (ex-ditador no Paraguai), que viveu em Brasília até a morte - recordou o ministro.

Ele lembrou, ainda, que outra italiana que vive na França e pertencia ao mesmo grupo de Batisti também não foi extraditada pelo governo frances. Apesar do pedido do Ministério de Relações Exteriores da Itália, o ministro confidenciou.

- O Berlusconi (presidente do Conselho de ministros da Itália) não está fazendo nenhuma questão sobre esse assunto - .

Fonte- G1.

3 comentários:

Anônimo disse...

Aqui na Italia a repercusao è grandissima com esse caso... Todos os jornais estao falando... Sò ai no Brasil fazem de conta que nao esta acontecendo nada.. Ou o nosso presidente esta esquecendo os acordos diplomaticos que tem com a Italia, alem de termos um excelente relacionamento com a Italia.... Lula, nao se esconda è um caso grave....

Anônimo disse...

ESTÃO FAZENDO UMA TEMPESTADE NUM COPO D'AGUA. BRASILEIRO QUE SE PREZA NÃO DEVE EMBARCAR NESTE ALARDE DE IMPRENSA, QUE VIVE DE SENSACIONALISMO. NÃO FAZ MENÇÃO POR EXEMPLO AO CACCIOLA, QUE ESTÁ PRESO AQUI. POR QUE QUANDO ESTAVA EM MONACO, ELE CONDENADO NO BRASIL, FOI PRESO E ESTRADITADO. A ITALIA NEGOU O PEDIDO DO BRASIL. E O CARA ROUBOU NO BRASIL, ENGANOU AO CONTRIBUINTE BRASILEIRO E FOI GASTAR SEU RICO DINHEIRINHO NA ITÁLIA, QUE NÃO DEU A MENOR BOLA PARA O BRASIL. NÃO SOMOS COLONIA DE EUROPEU. É PRECISO SE EMANCIPAR SE NÃO, NUNCA PASSAREMOS DE TERCEIRO MUNDISTA, SUBDESENVOLVIDO, SUBALTERNO, E COLONIA DE EUROPEU. CHEGA. O SUPREMO QUE TEM TRADIÇÃO EM LIBERTAR PRESO, HAJA VISTA, DANTAS, VALERIO, E OUTROS BICHOS TRAQUINOS, NÃO PODE FAZER DIFERENTE. O CONTRÁRIO VAI SER SURPRESA, AFINAL BERLUSCONI MANDA NA ITÁLIA, AQUI TEMOS QUE APRENDER A DISCORDAR DESTA IMPRENSA CONTROLADA E SUBSERVIENTE, QUE NÃO QUER SER ESPANCADA NA ESPANHA, NEM HUMILHADA NA ESPANHA. MERECE.

Anônimo disse...

O Ministro Tarso Genro está certo em sua decisão de conceder asilo político ao Cesare Batisti. Se respeitassem o Brasil, as autoridades italianas não estariam publicando declarações contra as decisões de um ministro brasileiro. Se estes europeus gostam de um motivo para dar piti, o Batisti fica aqui.