segunda-feira, 4 de março de 2013

Diploma Narcisa Amália será entregue na Câmara de SJB




O primeiro mês de trabalho do legislativo sanjoanense foi bastante produtivo. Seis importantes projetos de resolução foram aprovados. Um deles é o Diploma Mulher Cidadã Narcisa Amália, instituído na sessão da última quinta-feira em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A honraria será conferida anualmente, por indicação de cada vereador, a nove mulheres que vem se destacando no município, em diferentes áreas. A solenidade de entrega será nesta sexta-feira (8), às 19h, no plenário da Casa.

– Durante muitos anos, as mulheres foram vítimas de preconceito, mas felizmente, esse cenário mudou bastante e hoje, sem dúvida, elas exercem um papel fundamental na sociedade. E é por isso que esta Casa de Leis resolveu prestar essa homenagem, que leva o nome de Narcisa Amália, uma sanjoanense que marcou história na literatura e no jornalismo, sendo reconhecida nacionalmente – observou o presidente da Câmara, Aluízio Siqueira.

Narcisa Amália era poetiza e foi a primeira mulher no Brasil a se profissionalizar como jornalista. Ela alcançou projeção em todo o Brasil com seus artigos em favor da Abolição da Escravatura, em defesa da mulher e dos oprimidos em geral. Em São João da Barra, um dos patrimônios culturais leva o seu nome. Situado próximo ao Rio Paraíba, o Centro Cultural Narcisa Amália (FOTO) foi restaurado em 1992 e funciona como espaço cultural, em especial, o artesanato local e cafés literários.

Fonte: Assecom da Câmara dos Vereadores de SJB.

Nenhum comentário: