quarta-feira, 6 de março de 2013

Câmara aprova contas de Rosinha com 18 votos favoráveis e 3 abstenções


Clique no texto para ampliar.

As contas da prefeita Rosinha Garotinho (PR) relativas ao exercício de 2011 foram aprovadas na noite de ontem (5) na sessão da Câmara Municipal de Campos, por 18 votos a favor contra três abstenções. Vereadores Fred Machado (PSD), Rafael Diniz (PPS) e Marcão (PT), da bancada da oposição, ainda tentaram retirar a matéria da pauta, alegando “falta de tempo razoável” para ter conhecimento do relatório do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), com parecer favorável às contas de Rosinha. No entanto, o requerimento foi rejeitado pela bancada governista. Os votos de abstenção foram dos vereadores Rafael Diniz (PPS), Marcão (PT) e Fred Machado (PSD). Nildo Cardoso esteve ausente da sessão, bem como os vereadores Abdu Neme (PSB), Jorge Rangel (PSB) e Dona Penha (DEM).

Com cinco volumes, a Comissão de Finanças e Orçamento, presidida pelo vereador Dayvison Miranda (PRP), também analisou o conjunto dos documentos, sobretudo o relatório de prestação de contas da inspeção de exame, a opinião do Ministério Público Especial (MPE) e o voto do Conselheiro Relator que emitiu parecer favorável.

Os vereadores oposicionistas ainda entraram com requerimento de informações sobre a mesma administração de 2011, como o aumento do Cheque Cidadão para R$ 200,00 e a auditoria no programa Campos Cidadão, mas tiveram seus pedidos rejeitados. O vereador Alexandre Tadeu (PR) deu o tom da reação da bancada governista. “Se as contas da prefeita tiveram parecer favorável da Comissão de Finanças e Orçamento e foram aqui aprovadas em plenário, além do parecer igualmente favorável do TCE, não há razão para discutirmos esta matéria. Não temos tempo a perder com debates sobre assunto do passado quando temos outras questões relevantes aqui para serem tratadas”, ponderou.

Rafael Diniz (PPS) buscou alimentar a discussão sobre os requerimentos da oposição.“Somos vereadores eleitos com essas atribuições, pertencemos a um poder independente, daí que considero pertinentes esses pedidos de informações”, disse. O vereador também se queixou da falta de tempo para apreciar os cinco volumes do parecer relativo às contas da prefeita, no que rebateu o presidente da Câmara, Edson Batista (PTB). “As contas foram colocadas em votação e aprovadas dentro do prazo regimental. Todos os vereadores contam com um conjunto de assessores para auxiliá-los nestas tarefas. Se ainda assim encontraram dificuldades, paciência...”, disse o vereador petebista.

Fábio Ribeiro (PR) foi mais longe. Ele justificou seu voto contra o requerimento sobre o Cheque Cidadão por considerá-lo “demagógico”. O parlamentar contou que algumas pessoas já lhe procuraram para pedir informações sobre o aumento do valor do benefício. “Nós éramos considerados populistas pela oposição por entendermos a obrigação do Estado assistir os mais desassistidos. Agora, somos alvo dessa prática demagógica da oposição em apenas dois meses de governo da prefeita Rosinha Garotinho. Ela vai dar o beneficio, mas vai agir com responsabilidade”, disse.

As informações são da Assecom da Câmara dos Vereadores de Campos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Mas não existem 4 na oposição ? Ja começou o milagre do $$$$$

Davi disse...

Longos quatro anos de tudo aprovado, sem nenhum comentário negativo que mude algum fato irregular.