quarta-feira, 9 de maio de 2012

Gengivite



Por Micaela Albertini


Gengivite. 

O que é e como prevenir? 

Sabemos que os problemas de saúde bucal são muito graves, principalmente em um país onde a maioria dos tratamentos dentários é curativa em detrimento aos preventivos. 

A gengivite é uma inflamação que acontece na gengiva, causada pela placa, que é uma película formada de bactérias e açucares que grudam nos dentes e na própria gengiva. No dente pode causar a cárie e na gengiva a gengivite. 

A placa irrita a gengiva e quando não removida ela endurece e forma o tártaro que somente um profissional de odontologia deve remover em função de sua dureza. No começo, a gengivite pode ser revertida com a higienização orientada, ou seja, com escovação correta e uso de fio dental de forma freqüente. 

Caso não seja tratada essa inflamação na gengiva pode comprometer o osso e os tecidos que seguram o dente, evoluindo assim para uma periodontite (Paciente perde o dente, pois o mesmo fica mole e sem fixação). 

Os sintomas são: gengiva inchada, vermelha e com sangramento durante escovação e no manuseio do fio dental. 

A gengiva pode ainda descolar do dente formando uma ‘bolsa’ entre a gengiva e o dente onde entram alimentos e a placa de bactérias dificultando a higiene e agravando a doença. Esse quadro pode causar mau hálito e um gosto ruim na boca. 

O melhor tratamento é a prevenção feita através da escovação, do uso diário do fio dental e de visitas regulares ao dentista. Como profissional recomendo ingerir alimentos ricos em fibras e proteínas e quanto menos açúcar melhor. 

Por fim, evite o fumo e tenha um sorriso saudável. 

Micaela Albertini 
CRO nº 30.679 

Periodontista 
Membro da Sociedade Brasileira de Periodontia.

Nenhum comentário: