Por Micaela Albertini
Gengivite.
O que é e como prevenir?
Sabemos que os problemas de saúde bucal são muito graves, principalmente em um país onde a maioria dos tratamentos dentários é curativa em detrimento aos preventivos.
A gengivite é uma inflamação que acontece na gengiva, causada pela placa, que é uma película formada de bactérias e açucares que grudam nos dentes e na própria gengiva. No dente pode causar a cárie e na gengiva a gengivite.
A placa irrita a gengiva e quando não removida ela endurece e forma o tártaro que somente um profissional de odontologia deve remover em função de sua dureza. No começo, a gengivite pode ser revertida com a higienização orientada, ou seja, com escovação correta e uso de fio dental de forma freqüente.
Caso não seja tratada essa inflamação na gengiva pode comprometer o osso e os tecidos que seguram o dente, evoluindo assim para uma periodontite (Paciente perde o dente, pois o mesmo fica mole e sem fixação).
Os sintomas são: gengiva inchada, vermelha e com sangramento durante escovação e no manuseio do fio dental.
A gengiva pode ainda descolar do dente formando uma ‘bolsa’ entre a gengiva e o dente onde entram alimentos e a placa de bactérias dificultando a higiene e agravando a doença. Esse quadro pode causar mau hálito e um gosto ruim na boca.
O melhor tratamento é a prevenção feita através da escovação, do uso diário do fio dental e de visitas regulares ao dentista. Como profissional recomendo ingerir alimentos ricos em fibras e proteínas e quanto menos açúcar melhor.
Por fim, evite o fumo e tenha um sorriso saudável.
Micaela Albertini
CRO nº 30.679
Periodontista
Membro da Sociedade Brasileira de Periodontia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário