sábado, 6 de agosto de 2011

Uma rede investigativa a serviço da população



Caros leitores

A cidade de Campos dos Goytacazes vive um momento especial. Nos últimos meses a rede de blogs que fiscaliza de forma democrática as ações governamentais da Prefeita Rosinha Garotinho tem obtido muitas vitórias.

A primeira delas é a mudança radical da cúpula do governo municipal que, mesmo providenciando ‘tiros cruzados’ contra as informações apresentadas, debatidas e investigadas pelos blogs, já começam a dar sinais claros de que não poderão deixar de prestar esclarecimentos, afinal atrás dos blogs investigativos estão milhares de pais de família.

Esses eleitores, jovens, idosos, homens e mulheres de bem que representam todas as linhas políticas de Campos possuem uma concordância: desejam publicidade com responsabilidade.

Todos os leitores atentos da blogosfera já perceberam que os espaços eletrônicos que optaram pela defesa da gestão municipal, infelizmente, não fazem o contraditório pautado em números e sim no ataque frontal, todavia, dado aos poucos acessos e a ínfima repercussão dos mesmos no cenário, os blogs investigativos passaram a ser a leitura necessária em detrimento aos espaços que teimam em apenas guerrear sem conteúdo.  

Hoje a Prefeita Rosinha utilizou a rádio que confere suporte político ao seu grupo para prestar esclarecimentos acerca dos gastos da Prefeitura com imóveis e a sua posição foi publicada aqui. Esse mesmo esclarecimento nunca seria obtido por um eleitor da própria chefe do executivo se o mesmo fosse a Prefeitura e procurasse o setor responsável.

A questão envolvendo a compra do leite NAN foi outra vitória da rede blog de investigação. Ajudados por centenas de pessoas, inclusive membros do próprio governo pode-se discutir e obter o reconhecimento da administração municipal acerca do excessivo valor da mercadoria.

Ao meu sentir, tanto a rede de blogs investigativa como a que defende o governo possui pessoas de segmentos e pensamentos díspares, contudo a grande diferença está no poder de aglutinação. Nesse ponto a rede investigatória possui o apoio da população e dos formadores de opinião, ao passo que a outra se tornou mera ‘caixa de ressonância’ das versões oficiais e, em determinados momentos colocam seus próprios sentimentos a frente do dever da prestação de utilidade pública.

Cláudio Andrade

26 comentários:

Anônimo disse...

SERA REALMENTE ESSE OBJETIVO????????

zenaide lessa disse...

de tudo que foi dito,eu so tenho a dizer que ficamos 10 anos parados e minquem questionava nada,agora que temos uma prefeita atuante,faz e esta fazendo muita coisa eu queria saber o que essa oposição questiona?isso e um absurdo!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

cuidado garoto, tá mexendo em casa de marimbondos, tu não tens carcaça para aguentar o balanço.

o debaixo é meu disse...

Nota 10! Este é o papel de um cidadão, conhecer a verdade e divulga-la. Ah! Aviso ao publico: Estamos em 2011 e o processo da informação é este aqui blog, twitter, celular, web cam; tecnologia meu, kkkk!

o debaixo é meu disse...

Nota 10! Este é o papel de um cidadão, conhecer a verdade e divulga-la. Ah! Aviso ao publico: Estamos em 2011 e o processo da informação é este aqui blog, twitter, celular, web cam; tecnologia meu, kkkk!

Anônimo disse...

Parabéns doutor pelo brilhante texto , digo que estamos no sec. XXI , com MAIS ESSE SUCESSO DA GLOBOSFERA , E O ELEITOR ESTÁ DANDO SEU RECADO , SUA OPINIÃO , DEMOCRÁTICA , DENUNCIANDO , COMPROVANDO ( MATANDO A COBRA E MOSTRANDO O PAU) E TEM INCOMODADO A MUITA GENTE , QUE QUER O ATRASO DE CAMPOS , E FAZEM PARTE , SÃO CONIVENTES E FAZEM PARTE DESSE GRANDE ESQUEMA DA ILEGALIDADE, IRRESPONSABILIDADE, INCOMPETÊNCIA "A CORRUPÇÃO" , "ESTAMOS DE OLHO" VAMOS DESMASCARÁ-LOS OS POLITIQUEIROS MENTIROSOS QUE SE ACHAM DONODS DE NOSSA CIDADE COM O APOIO DE QUEM DEVERIA FISCALIZAR E NÃO" O FAZ " OS BLOGS, FAZEM , "JUNTO COM O CIDADÃO" UM NOVO TIPO DE POLÍTICAS PÚBLICAS ? RESPONSABILIDADE SOCIAL? JUSTIÇA SOCIAL? ACHO QUE DE TUDO UM POUCO! ABRAÇS!

mistersales disse...

SABEMOS MUITO BEM O PODER QUE A MÍDIA TEM. HOJE TEMOS OS BLOGS. PARABÉNS À TODOS QUE DEFENDEM A JUSTIÇA E LUTAM CONTRA AS INJUSTIÇAS. O RESTO É CONVERSA PRA BOI DORMIR.
PARA QUEM NÃO ENTENDER O RECADO, PROCURE VER DE QUE LADO ESTÁ, E SE É JUSTO OU INJUSTO. A MAIORIA DOS QUE SE CALAM NÃO SÃO COVARDES, MAS, SOFREM AS CONSEQUÊNCIAS DESSES ATOS COVARDES QUE ASSOLAM NOSSO PATRIMÔNIO PÚBLICO.

Anônimo disse...

Anonimo das 21:34, ta ameaçando alguem valentão?Tem rabo preso?Vai se juntar a sua gangue!Zenaide, estamos assistindo o maior desvio de verba pública da História de campos!!Não me venha falar de uma prefeita que não governa por favor!!!

Anônimo disse...

É isso aê Dr. Cláudio Andrade! Assim como no Executivo, também estamos sendo vítimas de ataques covardes no Legislativo por parentes de vereadores que se acham DEUS. E com a força da rede investigativa, tudo isso há de acabar. Sucesso e continue de olho nos acontecimentos desta nossa cidade e que a população saiba bem escolher os seus candidatos ano que vem! Abraço.

Anônimo disse...

Sou agente político do governo, e muito me honrra, fazer parte desse grupo. Entretanto, devo salientar, todos contratos que gere suspeição deva ser investigado até as últimas consequencias, doa a quem doer.
O contribuinte merece respeito!
Estarei sempre em defeza da aplicação transparente dos recursos públicos.
Os blogs, tem prestado relevante serviço a sociedade campista, trazendo a lume, questões autrora, privativas.

Neyde disse...

Neyde disse...Gozado!10 anos ficamos no abandono,e a THURMINHA da oposição que fazia parte dos 2 governos,Arnaldo e Mocayber nunca questionou nada,agora quer questionar?Quem são eles para falar em MORALIDADE?Se eles contribuiram para a falencia de CAMPOS?A prefeita é muito atuante,ROSINHA na sua posse,eu lembro como se fosse hoje:Ela e Chicão junto de sua equipe sairam correndo da Câmara colocaram os coletes e foram socorer as pessoas das enchente,te pergunto?Aonde estava MOCAYBER?A Prefeita,passou a noite toda socorrendo as pessoas desabrigadas.E onde estava essa tal de FRENTEOPOSICINISTAS?Malocados! A prefeita trabalha muito,prova esta as Obras espalhas por toda Campos,as Vacinas gratuitas que vieram para nossas crianças,reformas e construções de novas creches,reformas e construções de escolas modelos.Reformas de das UBS,ETC,ETC,ETC...Algumas obras estão atrazadas?Sim graças a THURMINHA de oposicionistas que não gosta de povo,e muito menos de pobre,fizeram com que a nossa PREFEITA ROSINHA ficasse afastada do cargo por 7 meses,por isso o atraso nas obras,isso ninguem divulga.ROSINHA esta fazendo muita coisa,e a oposição não consegue engolir isso.Deixem a Prefeita trabalhar gente!Claudio espero que o meu comentário seja publicado,pois já enviei varios e nenhum foi publicado OKKKKKKKKKKKKKKK?

Neyde disse...

Neyde fala...Rapaz seja homem e de o seu nome não se esconda atras do Anonimato,para agredir as pessos eu acho que cada um tem direito de falar o que pensa.Covarde e você,que não tem coragem de botar a cara pra bater,como Eu e Zenaide,(Anonimo)é coisa de gente covarde.Pravocê;O maior desvio de verbas pubricas pra você que finge não saber,foi o dos seus GOVERNANTES ARNALDO E MOCAYBER.Sabe chego a penssar você critica a gestão da prefeita Rosinha,porque você fazia parte da BOQUINHA.Que peninha a boquinha acabouuuuuuuuuuuuuuuuuuOK?

Vera Maria Braga disse...

Cláudio, vc adora subestimar a inteligência dos leitores. Por favor. Vcs é que jogam as coisas de forma deturpada. Não colocam a realidade dos fatos, mas de uma forma mesquinha e inconsequente com o objetivo exclusivo e meramente político, com a finalidade de passar não o fato verdadeiro, mas a versão política que vcs querem dar para atender a quem vcs estão à serviço. Esta é a verdade, senão teriam buscado a informação correta e publicado que o Sr Raul Linhares não pagou as desapropriações e que a prefeitura foi por ordem jucicial, mas a lina editorial de vcs não é o jornalismo investigativo, mas o jornalismo do servir aos interesses dos patrocinadores de vcs no campo político.Investigasse a verdade primeiro dos fatos e desse a versçao correta. Como chego a conclusão seu jornalismo não é investigativo,mas do denuncismo se m provas e agora quer dar uma nova faceta ao seu fiasco jornalítico. O mal do que pensa ser sabido e achar que os outros são burros.
Tenho a cópia deste para caso vc não o publique

Anônimo disse...

É a tecnologia usada de maneira responsável e democrática que vai "salvar" os campistas e brasileiros!

Anônimo disse...

Vamos dnunciar , relatar todas as opressoões , vividas no serviço público , trabalhar sob COAÇÃO , PRESSÃO , CABE ASSÉDIO MORAL NA JUSTIÇA TRABLHISTA ? NÃO É ISSO DOUTOR? VAMOS CONTINUAR DENUNCIANDO , EXIGIMOS SER BEM TRATADOS NO NOSSO LOCAL DE SERVIÇO, PAGAMOS IMPOSTOS E NINGUÉM É DONO DE NADA , OS SERVIDORES PÚBLICOS TEM QUE SER BEM TRATADOS , PARA RENDER NO SERVIÇO , IGUAL UMA EMPRESA , ACABOU A DITADURA HÁ MUITO TEMPO! VAMOS DENUNCIAR AS PERSEGUIDORES E AUTORITARISMOS EXACERBADOS NOS BLOGS , VAMOS DISCUTIR , DEBATER , TORNAR PÚBLICO , DENUNCIAR ENFIM ...UNIDOS VAMOS ACABAR COM OS CORRUPTOS , E VIVER MELHOR E TRABALHAR EM PAZ , NÓS PODEMOS E DEUS ESTÁ DO NOSSO LADO!

Anônimo disse...

Como disse Marin Luther King Jr:"O que mais me preocupa não é o grito dos violentos, dos corruptos, dos desonestos, dos sem caráter, é o silêncio dos bons".Devemos garantir a liberdade de expressão, direito arduamento conquistado após tanto sangue inocente derramado.
"POSSO NÃO CONCORDAR COM NENHUMA PALAVRA DO QUE VOCÊ DISSE, MAS DEFENDEREI ATÉ A MORTE SEU DIREITO DE DIZÊ-LO." Voltaire.

Anônimo disse...

A ideia é essa, todo mundo respaudado na lei. Eu tenho direito de expor minha opinião e, cobrar ou justificar a falha perante a sociedade, baseado em provas. Contra os fatos não há argumentos...KKK

Anônimo disse...

pq neide,agora campos ta melhor do que com a turma de mocaiber e arnaldo?!aonde?!Não preciso de boca mas tenho certeza que vcs sim.Até pq o povo da rosa é tudo favelado!!!Até pq pra acreditar em rosinha e garotinho não pode ter um nível de instruçaõ alto.

Anônimo disse...

Para começar meu nome é Amaro Carlos, digo isso para não falarem que sou anonimo.
Queria completar e informar a Neide, pois a mesma deve estar desinformada.
Como pode ser o atual governo Honesto, se tem como seus "assessores" os mesmo desonestos que o deputado garotinho falava antes de sua querida e amada esposa se eleger? As mesmas pessoas que trabalhavam nos governos Mocaiber e Arnaldo. E aí? O que Campos precisa na verdade é acabar com esta raça de políticos corruptos e corruptores. Campos precisa mudar de verdade.
Fora grupo dos garotinhos, fora grupo dos mocaibes, fora grupo dos Arnaldos.

Anônimo disse...

parabens amaro carlos.é tudo farinha do mesmo saco!campos está assistando a um absurdo que não vimos nos péssimos governos de arnaldo e mocaiber.nunca se pagou tão caro por obras ou medicamentos como agora.não me venham falar de governo trabalhador com este povo que está aí.Cade as 10 mil casas?!mentirosos!!!

Anônimo disse...

Soube que tem "um GATO" NAS FINANÇAS, MAS NÃO É GATO (BONITEZA NÃO)KKKKKKKK É UM "GATO" DA MÃO GRANDE " VULGO LARÁPIO " E AÍ? VAI TER REPETECO?

Anônimo disse...

E o buraco nas finanças ? Quem vai defender a população ? CHAPOLIM COLORADO? OU O MP?

Anônimo disse...

Bomba: quase 250 casas entregues no novo joquei e o bairro não tem escola. Aliás, tem mas está lotada, é em casa alugada e tem cerca de 15 aunos por turma, pq não cabem mais.
Quem vai defender esse povo ?

Uma família que morava e tinha filhos em travessão, por exemplo, pode mantê-los em Travessão estudando e morando no Novo Joquei como?

Este é o GOVERNO que AMA a EDUCAçÃo e SEU povo?

Agora defendam o governo...

carlinhos j.carioca disse...

Covardia,insensatez e ignorancia,sao essas pessoas que fazem os seus comentariso sempre pautados em "governos anteriores",ora,ora,se roubaram e nao devoveram,a jsutiça o problema é da 'justiça".Agora concordar com as irregularidades atuais,fazer ameaças ao blogueiro pelas divulgaçoes?porque nao perguntar aos dois jornais impressos,opoque que "eles' nao fazem a sua parte,ou sejam divulguem e fazem as matérias que o povo quer saber?Estou satisfeito com o blogueiro,dou meu apoio,ja que sou trabalhador,jamis ganhei um centavo de qualquer prefeitura e nao faço parte de nenhum partido politico,sou um simples cidadao pagador de seus impostos!Todo pessoa publica esta sujeita a críticas e questionamentos,agora nao respoder a esses questionamentos e se fazerem de santos,acho que estao no lugar errado!

Anônimo disse...

Eu quero saber como essa família consegue tanto voto sem $$$$$???

CARLOS ROBERTO disse...

Eles, do grupo da prefeita, estavam acostumados a fazer campanha sozinhos, o ano, todos os dias, pagando altas fortunas a velha mídia(no rádio, jornal, televisão).
E agora que a rede dos BLOGs sérios, abriram suas paginas gratutitamente, para que conribuintes como nós, pudessemos questionar as suspeitas de corrupção e outros problemas que estariam ocorrendo na prefeitura de Campos, um grupinho de ditadores ligados a prefeita, quer nos calar a boca. Entretanto não vão conseguir, por que os BLOGs sérios como o de Dr. Claudio vieram para ficar , "doa quem doer".

Esse grupinho de puxassacos quando estavam fora da prefeitura, de 2002 a 2008, era o tempo todo, criticando as irregularidades dos prefeitos daquela época e agora não querem aceitar as criticas construtiva contra sua governanta(prefeita).

Segurem a barra porque vem mais chumbo grosso. Está só começando.