sábado, 6 de agosto de 2011

Faetec: Porque entramos em greve?


Os servidores da Faetec, em assembléia reali-zada ontem (03/08) na ETE Ferreira Viana (foto ao lado),  decidiram, por unani-midade, entrar em greve a partir da mesma data. Apesar da presi-dência da Faetec ter convo-cado diretores de escolas e de CVTs para comparecerem à assembléia e votarem contra a greve (e vários, envergonhados, não votaram em nada!), a categoria soube responder à altura.
Vamos explicar os motivos de nossa greve.

Os professores e servidores administrativos da Faetec estão trabalhando sem um mínimo de consideração com suas necessidades profissionais e pessoais. Nossas perdas salariais já atingem 55,04% desde 2002 (de acordo com o ICV/Dieese) e o governo estadual apresentou uma proposta (!?) de apenas 3,5% de reajuste salarial! Só pedimos emergencialmente 26%! Temos muita pesquisa e preparação para levar o melhor ensino aos alunos. Estamos entre as melhores escolas públicas do Estado. E não é pela Faetec, mas por nossa dedicação. Além disso, a Faetec está cheia de contratos temporários e terceirizações, faltam professores e as vagas do concurso ficaram muito aquém do necessário. As escolas estão com sérios problemas de manutenção e faltam materiais para o correto ensino profissional a ser ministrado aos alunos. Há uma lista imensa de condições mínimas de trabalho que não são atendidas. Muitos convocados aprovados no último concurso se recusaram a assumir quando viram a relação entre o salário e as condições de trabalho. São muitos os nossos problemas! Por isso, devemos mostrar ao governo estadual que não está tudo bem e que merecemos respeito!

O que o governador Sergio Cabral Filho conseguiu foi unificar os profissionais de educação da Seeduc e da Faetec! Estamos juntos, em greve, porque exigimos respeito! Proposta de 3,5% de reajuste salarial é o que? É deboche, desrespeito com os servidores! Portanto, a resposta que nós demos ao governo foi a decretação da greve.
Na próxima terça-feira, dia 9/8, teremos nova assembleia, às 14h, nas escadarias da Alerj, junto com o Sepe. É fundamental a presença de todos os servidores!

Exigimos respeito! 3,5% é deboche! 26% já!

Gustavo Landim Soffiati 
gustavolaso@yahoo.com.br 

3 comentários:

Anônimo disse...

Entraram em greve porque são OTÁRIOS iguais a mim.. ser PROFESSOR e acreditar que respeito existe!

Meu abraço, minhas condolências àqueles que ENSINAM!

Anônimo disse...

Alunos pagando o pato para alimentar a politicagem de um sindicato
reconhecidamente político, que precisa ao custo do aprendizado de milhares,
expor seus nomes visando as eleições do ano que vem.

Os professores deveriam fundar uma associação ou outro sindicato.

SEPE busca melhoria pra si próprio.

Gustavo Landim Soffiati disse...

Cláudio, a correria impediu que agradecesse a você, em nome do SINDPEFAETEC e, especificamente, da Coordenação do Interior do Estado do Rio do Sindicato: muito obrigado!

Quanto aos comentários:

É lamentável perceber o quanto o primeiro anônimo desconhece que em e com nossas paralisações e greves ensinamos muito aos alunos, alguns deles, futuros servidores públicos que enfrentarão problemas como os de hoje. Dos governos só conseguimos o que é direito nosso por meio de manifestações como esta greve de agora. Sempre foi e será assim. Mais: paralisações e greves só ocorrem após desgastes na etapa de negociações. Será que quando as conquistas para a categoria vierem esse anônimo vai recusá-las pois resultaram da ação de colegas que não merecem o respeito dele?

Ao segundo anônimo faltam muitas informações: foi por entendermos que o SEPE não dava conta de nossas questões que fundamos uma associação (APEFATEC), ora se tornando um sindicato (SINDPEFAETEC); a despeito disso, o movimento dos que representam os servidores da Seeduc tem mostrado uma força há muito não vista em lutas da categoria (vá às ruas e saia de trás do computador e do anonimato!); não se deve confundir o SEPE (formado por todos os filiados ao sindicato) com algumas figuras que, supostamente, agem da maneira como ele "denuncia".