domingo, 21 de agosto de 2011

Metástase moral




A Presidente Dilma Rousseff vem se mostrando eficaz no quesito moralidade. As exonerações de ministros e de alguns ocupantes de cargos de relevância no Governo Federal criam uma situação no mínimo curiosa, afinal grande parte da massa expurgada é oriunda do espólio de Lula, chefe político da atual detentora do executivo federal. 

Ao meu sentir, até aqueles que não votaram na candidata do Partido dos Trabalhadores para a Presidência da República deveriam reconhecer que estamos diante de um momento peculiar, afinal a crise não é política e sim moral. 

Ninguém em sã consciência tem a coragem de negar a existência de nódulos na estrutura interna dos ministérios. São agentes públicos que trabalham de forma sorrateira, nos arredores dos gabinetes fazendo a pior das políticas. Aquela que busca facilidades mediante achaques, propinas e negociatas. 

A situação da ex-chefe da Casa Civil e atual comandante em chefe de nosso país é delicada, pois enquanto a crise moral afetar siglas médias e pequenas a ação anticorrupção é relativamente fácil de ser realizada mesmo gerando alguns contornáveis arranhões, todavia, quando ela envolver integrantes do PMDB o cenário muda de forma drástica. 

O PMDB é o principal aliado do PT no Congresso Nacional e ainda detém a vice presidência da nação. A minha dúvida é a seguinte: devo acreditar nas ações em busca da moralidade política realizadas pela Presidente? 

Ao meu sentir, caso haja um confronto entre a necessidade de exonerar por parte da Presidente e a governabilidade, o Planalto vai optar sem sombra de dúvidas pela segunda hipótese. 

A imagem de intolerante com ações de corrupção que a primeira presidente mulher deixa transparecer desgasta de forma gradativa o histórico político de Lula. Afinal, porque esses nódulos descortinados pela mídia não foram eliminados antes? 

Não estou aqui querendo lançar máculas na biografia do grande brasileiro Luis Inácio Lula da Silva, entretanto, vários personagens que estão sendo levados para a guilhotina no terceiro governo do PT foram colaboradores durante a gestão de Lula, logo não há como deixar de relacionar. 

Na qualidade de cidadão torço para que a faxina continue apesar de acreditar que a continuidade desse surpreendente processo é o primeiro passo para a concretização da metástase moral. 

Cláudio Andrade

3 comentários:

Anônimo disse...

Na verdade Dilma só está tirando do governo depois que a mídia descobre as coisas erradas que eles andam fazendo. Se ela estivesse bem intencionada ela tiraria antes mesmo da mídia descobrir, pq se nós sabemos que eles fazem só coisa errada imagine ela. Sabe de tudo.

Anônimo disse...

Quando a máscara da corrupção dos amigos mais próximo do poder começar a cair. O Planalto, será constrangido a mudar os rumos da faxina, ou então? arque com as consequências. Infelizmente, assim é o poder no pais da corrupção, cuja raízes, profundas e complexas não serão extirpadas tão facilmente.

ADRIEL disse...

Concordo com o anonimo das 07:36.

A oposição está ferrenha. E não dá pra Presidente Dilma,esconder o lixo que está debaixo do tapete.

A sujeira é muita grande e antiga, desde o início do governo Lula e ele(lula), nada fez para expurgar esses maus políticos do seu governo.

Agora depois das denuncias bem fundamentadas pela oposição, a Prssidente realmente, está sendo corajosa e está varrendo o lixo que estava embaixo dos tapetes.