terça-feira, 17 de maio de 2011

SÍNDROME DE 2004: PUDIM E SULEDIL DENUNCIADOS SETE ANOS DEPOIS


Conforme a jornalista Suzy Monteiro informou em seu blog (aqui) a polêmica eleição de 2004 ainda é assunto no mundo jurídico. Hoje (17), a assessoria do Ministério Público Eleitoral (MPE) divulgou nota informando que o Juízo da 129ª Zona Eleitoral de Campos recebeu denúncia apresentada pela Promotoria Eleitoral em face de Geraldo Roberto Siqueira de Souza, o Geraldo Pudim; Suledil Bernardino da Silva; Magnólia Pereira Gama Vasconcelos; Sebastião Coutinho das Dores; Keity Ribeiro Figueiredo do Rosário; e Cosme Rangel do Rosário, pela prática do crime de corrupção eleitoral (art. 299 da Lei 4.737/65).
Subscrita pela Promotoria da 129ª Zona Eleitoral, a denúncia atesta que, com o objetivo de obter votos para Geraldo Pudim no segundo turno das eleições municipais de 2004, e sob determinação dele, os cinco demais denunciados deram e ofereceram títulos de crédito denominados Cheque-Cidadão, no valor de R$ 100 (cada um), a eleitores residentes nos bairros de Parque Aldeia, Parque São Caetano, Parque Santa Helena e adjacências.
Em 28 de outubro daquele ano, agentes do Grupo de Apoio aos Promotores de Justiça do MPRJ e Policiais Militares, cumprindo mandato de busca e apreensão expedidos pela Justiça Eleitoral, encontraram 145 cupões de Cheque-Cidadão, cópias de título de eleitor, fichas de cadastro do programa social do Governo do Estado e material de campanha do então candidato Geraldo Pudim nas casas dos denunciados Cosme e Keity. 
A pena para o crime eleitoral tipificado no artigo 299 da Lei 4.737/65 é de até quatro anos de reclusão e pagamento de 5 a 15 dias-multa. O processo está em fase de citação dos réus.
O jornalista Alexandre Bastos noticiou em seu 'Blog do Bastosque através de sua assessoria, Geraldo Pudim, que atualmente é secretário de Governo da Prefeitura de Campos, informa que na eleição de 2006 foi o segundo deputado federal mais votado do Estado do Rio, sendo diplomado, empossado e exercendo o seu mandato até o fim e que posteriormente, em 2010, foi candidato a deputado estadual e também não teve qualquer tipo de impedimento jurídico. O secretário alega que no momento está pensando no desenvolvimento do município, trabalhando ao lado da prefeita Rosinha Garotinho. 

Um comentário:

Anônimo disse...

Que justiça lerrrda!
E agora vai devolver o salário de deputado???
Ridículo isso!