segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

GAROTINHO, ARNALDO E O CACIQUISMO

Após o fim da era do ex-prefeito José Carlos Barbosa, Campos dos Goytacazes passou a ter uma nova liderança. Surgia o grupo de Anthony Matheus de Oliveira, popularmente conhecido como Garotinho.

Em seu grupo surgiam para a política Rosinha (ex- Governadora de Estado) Sérgio Mendes Cordeiro (ex-Prefeito de Campos), Fernando Leite Fernandes (ex-Deputado Estadual), Roberto Henriques (secretário de Governo, vice-prefeito e deputado estadual eleito), Geraldo Pudim (Deputado Federal), Ferrugem (ex-Vereador), Ranulfo Vidigal (ex-prefeito de SJB), dentre outros que não ocuparam cargo eletivos, mas estavam no grupo como Silvia Salgado e Ricardo André Vasconcelos (Jornalistas), Adilson Sarmet (Vice-prefeito), dentre outros.

O tempo passa e o grupo vai diluindo e novos nomes surgem. Entram no grupo de Garotinho, Arnaldo Vianna (ex-vereador, ex-Prefeito e atual Deputado Federal), Josias Quintal (ex-Deputado Federal e secretário de segurança Pública), EdilsonQuintanilha (trabalhava na secretaria de Saúde e tinha acesso direto ao Gabinete, que tinha Paulo Mafra como chefe), Alcione Athaide (ex-Deputada Federal), Carlos Athaide (ex-vereador e ex-marido de Alcione), Ana Lúcia Boynard(ex- secretária de Administração), Jane Nunes (já estava na PMCG, mas foi Secretária de Promoção Social), Ilsan Vianna (cunhada de Paulo Mafra e vereadora eleita sub judicie), Neinha Freitas (radialista e secretária particular de Rosinha), Abdu Neme (vereador), Francisco de Assis (Desembargador pelo Quinto Constitucional no Governo Garotinho), Rosely Lopes (esposa de Francisco de Assis e ex-procuradora Geral do Município e ex-chefe de Gabinete Civil do governo Rosinha e hoje advogada eleitoral do PMDB), Jonas Lopes Filho (Membro do Tribunal de Contas do Estado escolhido por Garotinho, Mauro Silva (publicitário e ex-secretário de comunicação do Estado do Rio e atual de Campos).

Desses nomes, poucos acompanham atualmente o Garotinho. Os outros tomaram rumos diferentes na política. Entretanto, vale dizer que somente Arnaldo Vianna conseguiu ter vida própria sem Garotinho. Os outros, salvo algumas exceções, não conseguiram conquistar um eleitorado próprio capaz de vencer eleições majoritárias sem o ex-governador.

Outro detalhe é que todos os nomes acima já estiveram do mesmo lado e formavam um enorme e poderoso grupo político. Hoje, Campos está dividida entre os Garotistas e Arnaldistas, mas na minha opinião, não há mais nada que faça lembrar o início do "MUDA CAMPOS".

Atualmente, não existem sonhos, nem mesmo ideais. Tratam-se de acordos frágeis que desaparecem em um passe de mágica. Os dois grupos não possuem integrantes com poder de voto, que possam representar seus líderes nas esferas Estaduais e no âmbito Federal. Hoje, a representatividade dos grupos são seus próprios líderes. Sem eles os grupos se perdem.

Garotinho e Arnaldo não estão criando novas representações. Continuam reféns do caráter centralizador, logo estão perdendo o brilho político. Não se deve fazer política olhando para o umbigo. Política se faz olhando o futuro e o desgaste inevitável de ambos pode tornar a nossa cidade acéfala em breve. 
Não teremos novos reprentantes. Isso fará com que o grande Grupo MUDA CAMPOS se perpetue no poder de forma fracionada. Uma espécie de rodízio de cadeiras na política campista.


Cláudio Andrade. 

20 comentários:

Anônimo disse...

Tenho certeza que o coração de Campos ainda pertence a ARNALDO VIANNA!!!!

Claudio disse...

JOAO PEIXOTO, A NOVA LIDERANÇA DE CAMPOS!!!!!

Anônimo disse...

Cláudio não sou tão boa quanto você para lembrar nomes da forma tão bem apropriada que você escreveu este texto. Porém todos os que se seguiram a Garotinho na Prefeitura de Campos são seus discípulos que em algum momento o interesse do bolso ou das vaidades foi maior que o do CACIQUE e com isto veio a dissidência.
Surpreendeu-me nesta nova gestão a indicação do Dr Paulo Hirano. Médico, depois gestor da Universidade Estácio de Sá juntamente com o sogro e alçado a Secretário da Saúde cargo que já vimos ele não tem a mínima condição de exercer. Basta ver a última piada Portaria que ele editou.

Não acredito mais em partidos políticos pois não têm ideologias. De Política tomaram distância virou Politicagem.

PRECISAMOS DE NOMES NOVOS. TODO MUNDO QUE ESTÁ AÍ TEM A IMAGEM ESTÁ COMPROMETIDA COM GAROTINHO. CHEGA DE INHOS!!

Anônimo disse...

Muito Cacique pra pouco índio,

Os índios tomaram o mato... rsrs

Anderson disse...

Obtive informação que o irmão do RH mandou diversos e-mail para os cabos eleitorais convocando-os a participar da enquete, ele quer ser vencedor.
Provavelmente teremos mais racha no PR. Todos querem a viúva rica.

Francisco disse...

Não sei qual o seu caso, mas não sou um nem outro. Infelizmente não temos opções descentes que queiram concorrer neste mar de lama que virou nossa cidade, já que a máquina impediria qualquer um que tenha somente boas intenções de ganhar o pleito.

Anônimo disse...

RH, não precisa de enquete para fazer o seu nome, o seu nome já foi consagrado pelo o povo de Campos, e vamos combinar esse cara é o melhor candidato, um pessoa de fibra não se curva a ninguém, é trabalhador e conhece bem o sofrimento do povo da nossa querida Campos. Esse é o melhor nome para ser Prefeito da nossa Cidade.

Anônimo disse...

O grande problema Dr. Claudio que Campos não está só refém desses não, está refém também, do judiciário, porque com uma simples canetada querem decider nosso destino, passando por cima do direito soberano do voto, afrontando a democracia. É um escandálo. Depois reclamam quando falam que o Brasil não é um país sério. Como você bem colocou, " a democracia não é tola de passar por aqui". Que pena!Que raiva !

Anônimo disse...

Garotinho prefeito.

Anônimo disse...

Parabéns pela matéria, concordo com todos os nomes citados, porém, so esqueceu de citar o seu próprio nome e o do seu pai, que também fizeram parte do "muda campos" com cargos de confiança.

Cláudio Andrade disse...

Boa lembrança....

Olha a minha vida hoje. Advogado, Professor Universitário e independente. Meu pai, aposentado, feliz, com saúde e adorado por todos.

Obrigado pela lembrança.

Cláudio

Anônimo disse...

o nosso prefeito nelson nahim, não participa dessa panela, faz o seu papel....nahim vai mudar campos!!!

Anônimo disse...

A chapa é AUXILIADORA X ROBERTO HENRIQUE puro sangue.

Anônimo disse...

Alguem com bom senso para surgir em Campos, alguém realmente novo?
Por favor, alguém??????

Helena disse...

Se tiver eleição, pois quero a volta da prefeita, a chapa é Wladimir e Auxiliadora Freitas

Anônimo disse...

Claudio João Peixoto perdeu em Campos. Temos Lideres jovens com outra visão de política e renovador. Mas ainda não estão preparados e enquanto isso não acontece fico com o Lider maior da Tribo Campista Garotinho.

Anônimo disse...

Ricardo André e Sílvia Salgado tem o q com isso?

Anônimo disse...

ARNALDOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
TEM Q SE BENZER!

Anônimo disse...

Mentes tacanhas e tradicionais !
Talvez os campistas ainda sintam inclusive saudades da escravidão.
Por que vcs não instauram a MONARQUIA do CHUVISCO tendo como bufões dos dois ¨reis¨instituidos por vcs , VOCES MESMOS!
O que as ¨autoridades¨fazem é isso mesmo: se DIVERTEM , RIEM nos bastidores de tantas asnices protagonizadas por conterraneos ingenuos ou ...interesseiros!

Pior não fica... disse...

Os abestados são lindos!!!! Dá até vontade de morreeeeeeeeee!!!