quinta-feira, 25 de novembro de 2010

LEITOR RECLAMA DO SURGIMENTO DE LOMBADAS

Boa Tarde


Dr. tempos atras ficamos sabendo atraves da imprensa que as lombadas estavam proibidas pelo codigo de transito nas areas urbanas, tanto é que elas foram todas retiradas e substituidas pelos tachões. Agora vemos em Campos o resurgimento das lombadas por toda cidade, inclusive algumas recentes ainda sem sinalização pegando motoristas de surpresas em horarios noturnos.

Pergunto Dr.Claudio a lei mudou ? Se não o que significa mais este transtorno para os campistas , pois segurança no transito tanto para veiculos e pedestres, significaria pelo menos lombadas sinalizadas bem antes das mesmas e traços luminosos de boa qualidade, não esta porcaria com sinalização mediocre, que com certeza vai acarretar mais problemas ao caotico transito de Campos.



Att. Francisco


8 comentários:

Anônimo disse...

No IPS estão construindo lombada para todo lado, atrás da santa casa ontem o transito estava parado para a construção de lombadas, pelo que sei ainda esta proibido a construção das mesmas.

Francisco disse...

Foram colocadas duas lombadas na Rua do Gás um pouco antes da rua Antônio Manoel e um após do sinal com a rua Princesa Isabel. Sem nenhum motivo, é inacreditável. Enviei uma solicitação de informação pelo site da prefeitura através da ouvidoria e já se passaram mais de 20 dias e nenhuma resposta foi dada do porque dessas colocações.

Anônimo disse...

Na verdade, a cosntrução de lombadas não é nem nunca foi proibida, mas é regulamentada, isto é, deve obedecer a padrões que duvido que estejam sendo respeitados em Campos.

Já no caso dos tachões, o CONTRAN proibiu, no ano passado, o uso como redutores de velocidade
(http://transitoemfoco.wordpress.com/2009/12/09/contran-proibi-a-utilizacao-de-tachas-e-tachoes-como-redutores-de-velocidade/). Eles agora só podem ser usados para dividir as pistas.

Portanto, a ação da prefeitura de substituir tachões por lombadas é correta, mas precisamos saber se estão seguindo os parâmetros de segurança.

Maurício Matias disse...

Boa noite Cláudio, venho aqui apenas para reparar um equívoco provocado por falta de informação.

As lombadas que estão surgindo na cidade estão em pleno acordo com as determinações técnicas do CONTRAN, ou seja 10 cm de altura por 50 cm de largura. Veja abaixo a resolução do CONTRAN proibindo o uso dos tachões.


RESOLUÇÃO Nº. 336 DE 24 DE NOVEMBRO DE 2009

Altera a Resolução nº 39, de 21 de maio de 1998, do
Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, para
proibir a utilização de tachas e tachões, aplicados
transversalmente à via pública, como sonorizadores ou
dispositivos redutores de velocidade.

O CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO - CONTRAN, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo art. 12, da Lei nº. 9.503, de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro - CTB, e conforme o disposto no Decreto nº. 4.711, de 29 de maio de 2003, que trata da coordenação do Sistema Nacional de Trânsito – SNT,
Considerando o que consta no Processo Administrativo nº. 80001.019601/2008-81;
Considerando que a aplicação de tachas e tachões transversalmente à via como dispositivos redutores de velocidade, ondulações transversais ou sonorizadores causa defeitos no pavimento e danos aos veículos;

RESOLVE:

Art. 1º Os arts. 2º e 6º da Resolução nº. 39, de 21 de maio de 1998, do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN passam a vigorar com as seguintes redações:

“Art. 2º…...................................................................................
Parágrafo único. É proibida a utilização de tachas e tachões, aplicados transversalmente à via pública, como redutor de velocidade ou ondulação transversal.”

“Art.6º….......................................................................................
Parágrafo único. É proibida a utilização de tachas e tachões, aplicados transversalmente à via pública, como sonorizadores.”

Art. 2º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.


Alfredo Peres da Silva
Presidente

Branca disse...

Tachões tb estão proibidos, faz tempo...estamos na terra sem lei!

Anônimo disse...

Sr mauricio em nenhum momento usei a postagem para ofender quem quer que seja, apenas indaguei o que não sabia, pois em minha postagem havia um ponto de interrogação. Agora é bom que o senhor saiba que os tachoes não estão sendo retirados para que seja construido as lombadas, elas estão surgindo em locais diferente como o exemplo citado no post de 15:15. O que intriga é se os tachões estão proibidos como os entendidos afirmam, por que não são retirados? O senhor teve pressa de defender as lombadas mas se esqueceu de ler todas as postagens, em nenhum momento alguem mencionou que a altura das mesmas estão erradas, foi sim mencionado que a sinalização deveria ser como manda a lei, estar visivel e no minimo a 50 mts da lombada,ser feita de tinta luminosa ou florescente para que os motoristas possam identificar placas e lombadas e evitar acidentes, Seria bom que o senhor fosse na rua dos Goitacazes e verificasse de noite a pintura sinalizadora nas referidas lombadas e ao se aproximar da mesma observa-las pois a tinta nas referidas lombadas com apenas uma semana quase ja não existe , ou seja usaram tinta impropria para sinalização de transito. É relevante informar que os tachões estavam em esquinas e nenhum deles foram retirados, ja as lombadas estão surgindo no meio de quadras. A proposito um bom Arquiteto e Urbanista poderia ser uma boa opção para planejar um sistema viario decente para nossa cidade, chega de paliativos que não enibem acidentes e podem ate ser causadores dos mesmos.Seria bom que as autoridades municipais de transito antes de jogar dinheiro fora consulta-se as escolas de urbanismos da cidade IFF ISECENSA FAFIC.
Francisco

Anônimo disse...

lombadas sem o menor padrão, são verdadeiros "quabra molas", os da rua do Gás são uma vergonha!

Anônimo disse...

Quero saber qual foi o critério para colocação de lombadas na Rua dos Goytacazes? Temos inúmeros locais que teriam mais necessidade, se forem realmente legais.Qual autoridade municipal colocou estas lombadas? Quem vai ressarcir o Município, pois as mesmas são totalmente irregulares?