quarta-feira, 29 de abril de 2009

GRIPE SUÍNA: ORIENTAÇÕES DA ANVISA.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) notificou aos países membros sobre a ocorrência de casos humanos de influenza suína no México e nos Estados Unidos da América (EUA) e no Canadá. Esses casos foram declarados, pela OMS, como evento de Saúde Pública de Importância Internacional
Com o objetivo de proteger e promover a saúde da população brasileira por meio do controle sanitário dos pontos de entrada, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Vigilância Sanitária Campos, informa que:
- Todos os procedimentos de precaução e sintomas da doença, informados pela ANVISA, devem ser seguidos junto às autoridades sanitárias locais em casos suspeitos;
- Fiscais da Anvisa estão distribuindo folder com informações sobre a gripe suína e orientações sobre cuidados ao se deslocarem para as áreas afetadas e procedimentos frente a sintomas compatíveis com a doença;
- Os fiscais da ANVISA / VISA estão orientando e fiscalizando as medidas de limpeza e desinfecção dos meios de transporte e das dependências dos pontos de entrada e a utilização de equipamento de proteção individual - EPI;
- O plano de preparação para uma pandemia de influenza é o instrumento que estabelece as ações dos órgãos envolvidos em ações de controle deste evento. No caso da identificação de algum suspeito, o fluxo de informação e encaminhamento deverá seguir o descrito no plano;
- Após o encaminhamento do caso suspeito para hospital de referência, o monitoramento clínico do paciente é feito pela Vigilância Epidemiológica Estadual ou Municipal.
- Por precaução e proteção da saúde da população, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) intensificará as ações de vigilância em saúde e controle sanitário nos pontos de entrada do Brasil. Essa ação é resultado dos casos de influenza humana, com notificação de óbitos, no México, e a possibilidade de que seja um novo subtipo de vírus suíno.
- O Centro de Informações Estratégicas em Resposta e Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde é o ponto focal do Regulamento Sanitário Internacional (2005) no Brasil e tem como atribuição emitir parecer sobre as situações de emergência em saúde pública de importância internacional. Nesse sentido, estamos repassando Nota Técnica sobre o assunto e na oportunidade veiculará maiores informações e medidas complementares sobre o agravo.
- Até a presente data e momento, não possui registro de nenhum caso suspeito de contaminação da gripe suína em nossa cidade, Campos dos Goytacázes e região Norte/ Noroeste do Estado.
- Informações Técnicas :

Aos viajantes que se destinam às áreas afetadas :
- Usar máscaras cirúrgicas descartáveis durante toda a permanência em áreas afetadas. Substituir as máscaras sempre que necessário.
- Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferncialmente descartável.
- Evitar locais com aglomeração de pessoas.
- Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.
- Evitar tocar olhos, nariz ou boca.
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar.
- Em caso de adoecimento, procurar assistência médica e informar historia de contato com doentes e roteiro de viagens recentes às áreas afetadas.
- Não usar medicamentos sem orientação médica.
Aos Viajantes Procedentes de áreas Afetadas :
- Viajantes procedentes, nos últimos 10 dias, de áreas com casos confirmados de influenza suína em humanos e que apresentem febre repentina, superior a 38 graus, acompanhada de tosse e / ou dores de cabeça, musculares e nas articulações, devem : Procurar assistência médica na unidade de saúde mais próxima e informar ao profissional de saúde o seu roteiro de viagem.
Sem mais para o momento,
Grata pela divulgação dos procedimentos

Um comentário:

Ministério da Saúde disse...

O Ministério da Saúde conta com uma página exclusiva (http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/area.cfm?id_area=1534) na qual você encontrará respostas para todas as suas dúvidas a respeito da gripe suína. Além disso, você pode buscar mais informações no Disk Saúde 0800 61 1997. O Brasil está preparado para enfrentar os casos suspeitos e manterá a população bem informada!

Assessoria de Comunicação.
Ministério da Saúde