terça-feira, 15 de outubro de 2013

São João da Barra é contemplada com projeto Cidades Digitais





São João da Barra está entre os 13% dos municípios brasileiros contemplados pelo Programa Cidades Digitais, do Governo Federal, com verba prevista em torno de R$ 1,5 milhão para a implantação do sistema. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (14), durante cerimônia de anúncio que aconteceu no auditório do Ministério das Comunicações, em Brasília com a presença do Ministro Paulo Bernardo e das Ministras de Relações Institucionais, Ideli Salvatti e de Planejamento, Mirian Belchior. O prefeito José Amaro de Souza (Neco) e o Superintendente de Petróleo e Tecnologia, Wellington Abreu da Silva participaram do evento.

A prefeitura através da secretaria de Planejamento, que já vinha trabalhando na melhoria do sinal da internet gratuita fornecida pelo Programa Municipal de Internet Livre (Promil) para todo o município, agora pode comemorar a inclusão de São João da Barra, já que o objetivo do projeto Cidades Digitais é modernizar a gestão e o acesso aos serviços públicos nos municípios brasileiros, coincidindo com a promoção e a democratização do acesso à informação que se buscava. De acordo com Neco, o acesso democrático à informação continuará tendo a devida atenção em seu governo.

“A Cidade Digital vai trazer para São João da Barra importante evolução nos acessos à rede de internet, através de suporte tecnológico oportunizando a todos uma conexão mais eficaz. Além disso, o projeto prevê a implantação do núcleo de geo-processamento de informações e dados de todo o município, compreendendo a área pública e privada”, disse o prefeito ao citar as grandes evoluções que o município passará a contar com mais essa conquista de inclusão digital, que nada mais é do que inclusão mundial.

O projeto inclui a implantação de aplicativos de e-gov nas áreas financeira, de tributação, educação e saúde, bem como a capacitação dos servidores municipais para o uso e gestão da rede. Para isso, atua na construção de redes de fibras ópticas que possibilitem a conexão entre os órgãos públicos, o acesso da população a serviços de governo eletrônico e a espaços de uso de internet. Outra ação do programa Cidades Digitais é a oferta de pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação, como praças, parques e rodoviárias.

As cidades que recebem essa estrutura são selecionadas por meio de edital. Em 2013, o Ministério das Comunicações contemplou 262 dos 1900 municípios que apresentaram projetos. Um deles, de São João da Barra, o Cidades Digitais foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, o que assegurou um reforço de R$ 100 milhões no orçamento de 2013. Nesta segunda etapa, puderam se inscrever cidades de até 50 mil habitantes, distantes até 50 km do backbone (rede principal) da Telebrás ou que tenham compromisso firmado com operadoras privadas para conexão à internet.

O projeto conta, entre outros, com a parceria do Ministério do Planejamento, da Telebrás, do Inmetro e do BNDES. A rede das Cidades Digitais é composta por um anel de fibra óptica que interliga os órgãos públicos locais. Empresas integradoras, contratadas por meio de pregão eletrônico, são responsáveis pelo fornecimento de equipamentos, serviços de instalação, suporte técnico e capacitação da administração municipal.

Fonte: Secom de SJB

4 comentários:

Unknown disse...

Acesse o site www.wssupport.com.br, entre em contato com essa empresa de Campos para realizar a compra da antenna e fazer a instalação e configuração do equipamento. segue o fone: 22 2731-7909 ou 998499046

Anônimo disse...

Acessem o site www.wssupport.com.br, entre em contato com essa empresa de Campos para realizar a compra da antenna e fazer a instalação e configuração do equipamento. segue o fone: 22 2731-7909

Unknown disse...

Acesse o site www.wssupport.com.br, entre em contato com essa empresa de Campos para realizer a compra da antenna e fazer a instalação e configuração do equipamento. segue o fone: 22 2731-7909

Unknown disse...

vá até a prefeitura de SJB e efetue o cadastro pessoalmente. Acesse o site www.wssupport.com.br, entre em contato com essa empresa de Campos para realizer a compra da antenna e fazer a instalação e configuração do equipamento. segue o fone: 22 2731-7909