terça-feira, 15 de outubro de 2013

Quissamã quer retomar liderança na produção de coco do Estado





Essa é a perspectiva do prefeito de Quissamã, Octávio Carneiro que visitou na manhã desta terça-feira (15), a envasadora de água de coco Nucoco (Agroindustrial Quissamã Ltda), instalada, na localidade de Goiabal. Também participaram da visita o secretário de Agricultura e Pesca, Jorge da Penha, o subsecretário Cosme Chagas e o presidente da Câmara Municipal, Marcelo Batista.

O grupo foi conhecer as novas instalações da agroindustria que iniciou suas atividades no município, em abril deste ano. A recepção no local, foi feita pelo Administrador geral da empresa, Norman Steiner e pela responsável pela produção e controle de qualidade, Margareth Ribeiro.

A envasadora de água de coco foi um projeto fomentado por Octávio em sua segunda gestão, em 2001, mas do projeto original apenas o prédio pertence à prefeitura de Quissamã. A parceria entre o poder público e a Nucoco que está inserida no Programa Quissamã Empreendedor ocorreu através da cessão da área e estrutura predial.

Os visitantes conheceram todo o funcionamento da fábrica que já investiu, segundo Norman Steiner, cerca de R$ 3milhões em novos equipamentos e reestruturação do local. Ele destacou que, a envasadora que há seis meses começou com uma produção de 20 mil litros de água de coco envasada resfriada por mês, hoje já atingiu 90 mil litros/mês.

“Nosso objetivo é de que até o fim do verão do ano que vem, nossa produção alcance a meta de 200 mil litros água de coco envasada. Com isso, nosso foco está aliado a fomentar a produção local, além da geração de emprego e renda”, disse Steiner.

Norman também explicou que o grupo ao qual pertence a Agroindustria Quissamã é grande produtor de coco no Espírito Santo e possui vasta experiência no mercado. Sobre a escolha de investir no município, ele ressaltou que Quissamã é um local estratégico pela proximidade com os mercados consumidores e ainda tem requisitos essenciais como terra boa para a produção de coco e a excelente qualidade da água do fruto.

O secretário Jorge da Penha comentou sobre a proposta da visita. “Nosso município já foi o maior produtor de coco do Estado, mas diante de algumas dificuldades passadas, o produtor rural ficou desacreditado da atividade, o que fez com que muitos ficassem descapitalizados, perdessem suas lavouras ou as abandonassem, mas diante dessa nova realidade que se apresenta com a envasadora, vamos novamente impulsionar o setor, pois o que eles precisam é de incentivos para se recuperarem e vamos viabilizar tudo o que for necessário, seguindo a determinação do prefeito Octávio Carneiro”, pontuou.

Atualmente, alguns produtores quissamaenses já voltaram a fornecer coco para a envasadora que paga R$1,80 por litro da água, sendo que cada fruto dá em média 350 ml do líquido. Agora estão sendo absorvidos cerca de 60 mil cocos que seriam perdidos, o que deu um alívio a esses agricultores. Vale observar ainda, que os 20 funcionários que trabalham diariamente na fábrica, são todos moradores do município.

O prefeito Octávio Carneiro, animado com as perspectivas de alavancar novamente a produção de coco em Quissamã e retomar a posição de maior produtor do Estado, foi taxativo:

“Não mediremos esforços para que a produção de coco no município seja retomada de maneira efetiva e o homem do campo volte a ter o reconhecimento que merece, contando com nosso auxílio em todas as vertentes como apoio tecnológico, financeiro através de busca e disponibilização de linhas de crédito, parcerias com outras esferas de poder porque nós queremos alcançar a meta de voltar a ser o maior produtor de coco do Estado”, definiu o chefe do Executivo.

Fonte: assecom da Prefeitura de Quissamã

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns Deputado RH por sua luta pela duplicação da BR 101.
Sabemos que é uma obra federal, mas o Senhor nunca se esquivou da luta. Muito pelo contrário, sempre batalhou pela DUPLICAÇÃO. Continue assim guerreiro! Carlos.