segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Quissamã irá promover Semana de Ciência e Tecnologia




O evento é da Secretaria de Educação

A secretaria de Educação de Quissamã irá promover entre os dias 21 e 25 deste mês, A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), com o tema "Ciência, Saúde e Esporte". O evento segue a orientação dos Ministérios da Educação, Esporte e Ciência, Tecnologia e Inovação de estimular e promover em todo o país atividades de divulgação, de difusão e de apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados com esse tema. O Parque de Exposições foi o local escolhidos para as apresentações da SNCT, das 8h às 21.

A I Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Quissamã reúne instituições de ensino e pesquisa, gestão municipal e empresas privadas locais com o objetivo de compartilhar com a população o conhecimento científico produzido no município.

O tema da edição 2013 foi escolhido para aproveitar os grandes eventos esportivos mundiais a serem realizados no Brasil, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, que servirão para motivar a população, em especial as crianças e os jovens, a conhecerem os aspectos científicos, educacionais e de saúde envolvidos nas atividades esportivas. Assim, as Olimpíadas Escolares de Quissamã-OLESQ e o Campeonato Municipal de Gêneros Textuais também fazem parte da programação.

A OLESQ vai envolver os alunos do Segundo Segmento do Ensino Fundamental das Redes Municipal, Estadual e Particular e Ensino Médio, que estarão competindo em diversas modalidades esportivas. Já, o Campeonato de Gêneros Textuais foi criado no intuito de desenvolver previamente nos alunos do 4° ao 9° ano as competências de ler e escrever gêneros textuais , a fim de que participem com sucesso da Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa ,a qual acontece em anos pares. O Ginásio Poliesportivo Walth Müller Pessanha, o Parque Aquático Municipal e o CIEP Brizolão 465 Dr. Amílcar Pereira da Silva irão abrigar as atividades.

A coordenadora de Ensino da secretaria de Educação falou sobre a SNCT.

“A principal finalidade da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia (C&T), valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. O evento pretende mostrar a importância da C&T para a vida de todos e para o desenvolvimento do país. Ele possibilita, ainda, que a população brasileira conheça e discuta os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações” avaliou Amanda.

Um dos principais objetivos da SNCT 2013 é debater, estimular e fazer atividades em escolas, universidades, comunidades e locais públicos que estejam relacionadas com a ciência, a tecnologia, a saúde e o esporte. Uma educação de qualidade, que incorpore estas dimensões, é um elemento indispensável para possibilitar uma formação cidadã adequada para o desenvolvimento sustentável.

Fonte: Assecom da Prefeitura de Quissamã

Nenhum comentário: