segunda-feira, 19 de setembro de 2011

O cometa e a rosa


As eleições para a Câmara dos Vereadores de Campos dos Goytacazes tem levantado alguns questionamentos acerca da real possibilidade de elegermos novas cabeças que, mesmo respeitando as diretrizes partidárias possam ser edis independentes, qualidade que reputo imutável.

Por enquanto, não vislumbro nomes que possam trabalhar por uma casa de leis mais arejada. Com todo o respeito aos atuais vereadores, a atual composição do Poder Legislativo é refém do Executivo de forma escancarada.

Além disso, algumas pessoas que postulam candidaturas não apresentaram até o presente momento qualquer proposta de representatividade que fuja ao atual sistema de ‘beija mão’ visto claramente nas sessões semanais.   

Notem que não estou ignorando os acordos políticos para a provação de projetos, nem mesmo as articulações de uma bancada em defesa da linha administrativa do executivo no qual apóiam.  A minha indagação refere-se à perda de identidade, digo da extinção da função típica do Legislativo que é acompanhar junto com o TCE os atos administrativos praticados pelo Poder Executivo. 

Não seria leviano ao ponto de negar avanços na administração atual do município de Campos, todavia não sou ingênuo ao ponto de acreditar que nada precisa ser discutido ou mesmo corrigido. Claro que há várias questões que precisam de uma abordagem pública, todavia a bancada da situação ignora qualquer ação oposicionista em nome de uma ‘blindagem’ inconcebível.

O campo das discussões está sendo reduzido e transformam uma parte considerável do eleitorado de Campos, aqueles que não votaram no atual grupo detentor do poder executivo, reféns, amordaçados e impossibilitados de verem as suas dúvidas sanadas.

Não pensem caro leitor que a atual situação é oriunda de um acaso. Não. Ela é fruto de articulações políticas que visam uma manutenção de poder entrelaçados entre as duas casas.

Não estou afirmando que o modus operandi adotado é praticado apenas no município de Campos, todavia, aqui as vendas dos olhos são tão eficazes que se um cometa cair em nossa cidade, à base de apoio dirá que se trata de uma rosa.


Cláudio Andrade

7 comentários:

Anônimo disse...

pois, é tudo q acontece na nossa cidade é assunto de polemica. se acontece uma coisa boa, vcs falam q a rosinha está fazendo politicagem, se acontece a coisa ruim a culpada é rosinha,então não vai ser surpresa se o cometa for Rosa.
rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

Anônimo disse...

Eu acho que você Dr. Claudio deveria se candidatar quem sabe não faria diferente, sem ser tendencioso. Só vamos saber depois que você estiver lá.

Anônimo disse...

Desculpe-me mas o que vemos não são articulações , saudáveis numa democracia, mas NEGOCIATAS, que transformam a cidade num feudo no qual NOBRES vereadores comandam ou indicam os comandantes de escolas,postos de saúde , etc qdo na verdade deveriam está LEGISLANDO pelas causas do município.
VERGONHOSO , INDECOROSO.

Anônimo disse...

è, parece que o dr. Claudio ibernou por muitos anos. Está tentando acordar e ainda não consegue ver os grandes avanços de Campos.

Anônimo disse...

Dr. Claudio, a política está carente de bons quadros. Sugiro que pessoas bem intencionadas como o senhor coloque seu nome a apreciação, afinal de contas, és representante de classe e, circula fácil pela sociedade.
Vamos lá, tente um mandato.
abraços,
Tte. Motta.

Anônimo disse...

caro anonimo das 22:55, em que cidade voce mora? me diga uma no brasil que o governo seja diferente daqui, ou seja , que os nobres vereadores não indique ninguem, que os governantes não estejam trabalhando visando a reeleição, me diga so um so unzinhooooooooooo.

Francisco disse...

Anônimo das 12:09 deveríamos copiar coisas boas, estas indicações de veradores para cargos públicos só beneficiam os mesmos, provavelmente vc não tem algum filho em Escola municipal e nem precise frequentar postos de saúde, poruq aí vc entenderias do que estamos falando.