quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

MÍDIA BANCADA É SEMPRE OMISSIVA



Não restam dúvidas de que, grande parte da mídia tradicional está passando por uma crise financeira terrível. Aquelas,  que estão vivas e em estado comatoso, 'respiram' graças aos patrocínios. O grande problema surge quando os custeio é oriundo de verba pública.

Nesse contexo, surgem as rede sociais não alinhadas que conseguem, de forma corajosa, divulgar fatos que nunca serão apresentados aos leitores nas bancas de jornal. Ao meu sentir, essa terrível dependência financeira faz com que muitos e promissores impressos sejam componentes de uma rede conivente de notícias prontas e dispostas a agradar aos seus capos.

A omissão desses periódicos dificulta em demasia o acesso à informação verídica. Os leitores que identificam a mídia armada migram, com rapidez, para as independentes que, mediante esforço digno de aplausos, promovem visões mais realistas dos fatos.

Precisamos, de uma vez por todas, renegar aquilo que já vem pronto, armado, esquematizado, acobertado e imposto por aquele detentor do 'vil metal'.

Outra tática vergonhosa é abafar fatos desabonadores, onde membros da sociedade figuram como autores. Será que o furto e o roubo do rico é menos grave? A cocaína ou a maconha usada pela socialite é menos reprovável? A improbridade administrativa de um agente público possui justificativa plausível em detrimento a de outros?

Gostaria de deixar esse pequeno texto para reflexão e complemento de vocês, afinal alguma coisa precisa ser feita para que o mundo da fantasia, formado pela notícia pronta, não supere a realidade dos fatos.

Por fim, 'cortemos na própria carne' se preciso for. 

Cláudio Andrade





 


5 comentários:

Anônimo disse...

Dr. Claudio, o que mais se vê hoje em mídias impressas é a preocupação em não esclarecer a verdade dos fatos. O crime no pobre é revelado o tempo todo, no rico é justificado e encoberto o tempo inteiro.
Há um trecho de sua postagem muito interessante.
"...Outra tática vergonhosa é abafar fatos desabonadores, onde membros da sociedade figuram como autores"...
A mídia comprada é inquieta e insegura. Isso sim.

Anônimo disse...

Caro Claudio

NAO precisamos sair de Campos para comprovar sua matéria. Quando estas “ mídia” não tem seus anseios financeiros atendidos ela apela e bate, afinal verbo muda de acordo com a verba !!

Anônimo disse...

Caro Claudio

NAO precisamos sair de Campos para comprovar sua matéria. Quando estas “ mídia” não tem seus anseios financeiros atendidos ela apela e bate, afinal verbo muda de acordo com a verba !!

Anônimo disse...

02 de dezembro de 2010 - 22h08

TSE autoriza eleição suplementar no Amazonas

Em sessão administrativa, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou a realização de eleição suplementar no município de Anamã, no Amazonas. No próximo dia 19 de dezembro, os eleitores voltarão às urnas para eleger um novo prefeito e vice-prefeito. Os ministros do TSE acolheram pedido formulado pelo Tribunal Regional Eleitoral.

E Campos como fica? Rosinha volta? ou eleção suplementar?

jt disse...

E não é só a mídia. O judiciário também tem dado a sua contribuição de injustiça. Vejam o caso de Rosinha, por exemplo, o prefeito de Carapebus( como vários outros) conseguiu uma liminar para retornar ao cargo até que seja julgado o caso dele, por que aqui em Campos é diferente ? Temos que fazer coro que a justiça foi cega,e que ela tem sim, nome e sobrenome.