segunda-feira, 7 de junho de 2010

SÃO JOÃO DA BARRA COMEMORA 334 ANOS DE FUNDAÇÃO

 
 
 
       Neste último domingo, dia seis, uma noite memorável no Palácio Cultural Carlos Martins comemorou os 334 anos da fundação da vila de São João da Praia, fato ocorrido no dia 06 de junho de 1676. A noite cultural “Nossa São João da Barra: criada ontem, evoluindo hoje e construindo o amanhã” teve encenação do grupo cultural “Sonho, amor e fantasia” de alguns dos principais fatos ocorridos na história do município, desde a criação da Capitania do Paraíba do Sul em 1536, passando pela chegada de um grupo de pescadores liderados por Lourenço do Espírito Santo em 1622. A construção da capelinha de São João (1630), a fundação da vila em 1676, a prosperidade portuária pelas águas do Rio Paraíba do Sul, a primeira visita do imperador D. Pedro II em 1847, a elevação à categoria de cidade em 17 de junho de 1850 e a profunda decadência também foram datas retratadas no evento.
        
       Na ocasião, foi declamado pelo jovem Raphael Pereira um hino em homenagem a São João da Barra de autoria de Aloísio Faria e cantado o hino oficial, de autoria da maestrina Elza Maria Cajueiro Melo, por Gil Miranda e Charlene Gomes, tendo ao piano o jovem pianista Felipe Azeredo. Durante a execução do hino, o sanjoanense João Paulo Fernandes conduziu a bandeira municipal à panóplia das bandeiras estadual e nacional, completando o pavilhão.
        

      A prefeita Carla Machado ressaltou a importância de se resgatar cada vez mais o patrimônio arquitetônico e cultural de São João da Barra. “Pela primeira vez estamos comemorando a data de fundação da vila. Isso é um marco. A nossa terra já esteve no auge do desenvolvimento também com um porto e depois entrou em decadência. Precisamos nos planejar para o futuro para que a sustentabilidade seja o principal foco de nossas ações. É preciso união neste momento”, frisa.
        
    

 Fonte: Secom SJB

Nenhum comentário: