quarta-feira, 9 de junho de 2010

PUDIM DIZ QUE EMENDA DOS RECURSOS DA PONTE JOÃO FIGUEIREDO É DE SUA AUTORIA


  
"Lamentável que o Sérgio Cabral não teve o cuidado de destacar a origem do recurso"

O deputado federal Geraldo Pudim (PR/RJ) iniciou já no seu primeiro ano de mandato, em 2007, a luta para que a Ponte João Figueiredo pudesse ser concluída. Ele é o autor do Projeto de Lei 2660/2007 que foi aprovado na Câmara Federal e seguiu para o Senado, onde está parado na Comissão de Infraestrutura.

Um dos entraves era pelo fato de que a ponte liga uma rodovia estadual, a RJ-196, a uma federal, a BR-356. O parlamentar explicou que a RJ precisava ser federalizada para receber recursos da União. Em 2008 a Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJC), aprovou Projeto de Lei de Pudim, federalizando a estrada.

Obra iniciada nos anos 70, mas que acabou não sendo concluída parou nos pilares, a Ponte ligando São Francisco de Itabapoana a São João da Barra, sobre o Rio Paraíba do Sul, no Norte Fluminense, finalmente poderá se tornar realidade e mais uma vez o deputado teve papel preponderante nessa questão.

É que em novembro de 2009, Geraldo Pudim esteve em audiência com então Ministro dos Transportes Alfredo Nascimento (PR), de quem ouviu que seria necessária uma emenda da bancada fluminense, para que o valor que a princípio seria em torno de R$ 100 milhões, pudesse ser aplicado no ano de 2010, e Alfredo Nascimento assumia a condição de buscar junto a então Chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, o apoio para que este recurso fosse aplicado no PAC, o que foi viabilizado.

“Estamos sendo contemplados com o que podemos classificar de conquista histórica. É que depois de apresentarmos emenda de bancada na Câmara Federal no final de 2009, o valor de R$ 78 milhões estão disponibilizados integralmente para o Governo do Estado. Lamentável que o Sérgio Cabral não teve o cuidado de destacar a origem do recurso. Não entendo o Sérgio Cabral que repito, não creditou a bancada federal fluminense esta conquista e principalmente ao Presidente Lula, além de não dizer quando terá início a obra, mesmo com o recurso já em caixa. Mas aqui quero reiterar a nossa determinação em busca dessa conquista que é de todos nós. Estamos comemorando a proximidade da solução, mas só nos consideraremos satisfeitos quando ao menos as obras se iniciarem”, declarou o deputado Geraldo Pudim.

A conclusão da ponte se tornou importante ainda mais devido o fato de complexo logístico e portuário do Açu, estar em fase de instalação em terras do município sanjoanense. Embora sua importância para o desenvolvimento econômico da região, a obra ficou inacabada, na época a Ponte não passou dos pilares, ou seja, iniciou-se a construção, pois não foi colocado o tabuleiro (pista).

Geraldo Pudim

Nenhum comentário: