domingo, 13 de setembro de 2009

VACINAÇÃO CONTRA A PARALISIA INFANTIL.

Começa amanhã(14), em Campos, a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil. A campanha, que será aberta oficialmene em todo país no dia 19, está sendo antecipada no município, a exemplo da primeira etapa, realizada em junho. A expectativa é que 40 mil crianças menores de cinco anos sejam imunizadas contra a doença infecciosa, incluindo aqueles que não tomaram as duas gotinhas na primeira etapa. Para abastecer as unidades que vão vacinar as crianças, 50 mil doses da vacina Sabin foram enviadas ao município pela secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec) e entregues aos 57 postos fixos que participarão da campanha. Eles funcionarão das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.
Todas as crianças menores de 5 anos que tiveram pneumonia este ano deverão ser vacinadas na Vigilância Epidemiológica, na secretaria de Saúde. Será aplicada a vacina Prevenar nas menores de 2 anos e a Pneumo 23 naquelas com com idade entre 2 e 5 anos.
Restrições - Com exceção dos portadores de imunodeficiências graves (principalmente HIV), todas as crianças menores de 5 anos podem ser imunizadas contra a doença infecciosa, erradicada no Brasil desde 1989. "Para as crianças portadoras de imunodeficiências graves existe uma outra vacina, que se difere da oral. Em vez de vírus ativos, ela contém vírus pólio inativados, que não possibilitam o surgimento da doença nestas pessoas com baixa imunidade".
Apesar de desde 1989 nenhum caso da doença ter sido registrado no país, o polivírus continua circulando em países, como a Índia, onde 2 mil casos são verificados por ano. Na América Latina, o último registro de poliomielite é de 1991, no Peru. "A poliomielite é transmitida por contato direto, através de beijo e abraço, por exemplo", explica.

Fonte- Blog da Jô Siqueira

Nenhum comentário: