sábado, 8 de agosto de 2009

MINISTRO E PREFEITA EM PALESTRA NA VEIGA DE ALMEIDA.


A prefeita de São João da Barra, Carla Machado, esteve na tarde desta sexta-feira (07), com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, durante palestra sobre “Brasil diante do pré-sal”, na Universidade Veiga de Almeida, campus de Cabo Frio. Os dois voltam a se encontrar em Búzios, durante a reunião da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro), na manhã desta sábado (08).

Na ocasião, a prefeita convidou Lobão para conhecer o município e o empreendimento do Complexo Logístico e Portuário do Açu. “Serão implantadas siderúrgicas, termelétricas, mineroduto, além de investimentos que devem chegar a trinta e seis bilhões de dólares. O seu ministério é de suma importância para o desenvolvimento do país e está ligado diretamente ao que acontece em São João da Barra”, relata a prefeita ao ministro, acrescentado que a infraestrutura a ser implantada com o Complexo está sendo preparada também para receber o petróleo oriundo da camada pré-sal.

O evento, organizado pelo deputado federal Bernardo Ariston, presidente da comissão de Minas e Energia, visa expandir o debate sobre a definição do novo marco regulatório, a criação de uma nova estatal específica para o pré-sal, os regimes de exploração e produção do petróleo e gás natural, além dos impactos econômicos e sociais.

Segundo Edison Lobão, uma comissão interministerial foi criada junto com ANP, BNDES, Petrobras para discutir o assunto, como o novo marco, o regime de concessão e outros pontos ainda a serem definidos. “Ainda não podemos adiantar muito. A nova lei do pré-sal vai ser de partilha e não mais de concessão, onde o governo vai ter participação em determinado percentual a ser definido e as empresas que quiserem participar do leilão seguirão esta norma. O petróleo encontrado será dividido entre a União e a empresa, descontando-se antes o que a empresa gastar no processo”, esclarece.

O ministro complementa dizendo que: “o Estado do Rio de Janeiro não precisa se preocupar já que não será prejudicado naquilo que recebe”.

Estiveram presentes, vereadores locais e regionais, prefeitos da região dos Lagos, deputados, o secretário de estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Júlio Bueno, além de autoridades e população.

Pré-sal – Atualmente, geólogos estimam que a camada geológica do pré-sal no Brasil tenha uma reserva de pelo menos 90 bilhões de barris de petróleo. Esse número coloca o Brasil atrás apenas da Arábia Saudita, Irã e Iraque, tornando o país um dos maiores produtores e exportadores de petróleo do mundo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Já cheguei a conclusão que você também tá mamando.
Todo dia tem notícia de SJB.
Só não falas da CPI.

Cláudio Andrade disse...

Boa noite mané!!!!

Preste atenção. Todas as Prefeituras possuem as suas secretarias de comunicação social. O meu blog, graças a Deus, recebe os feitos dos agentes públicos de várias Prefeituras. Eu coloco as que entendo pertinentes.

Já que você está tão preocupado com a CPI da Câmara dos Vereadores de São João, vá até ela, faça um relatório dos últimos acontecimentos, assine e envie para mim.

Juro que satisfaço o seu desejo...

Enquanto isso, deite um pouco....

Cláudio.