domingo, 12 de julho de 2009

UM CAMINHO SEM VOLTA.

A viabilização do complexo logístico e industrial Farol-Barra do Furado é uma questão de honra, em função do peso que o empreendimento possui na construção de um ambiente de infraestrutura que permita o desenvolvimento de Campos e do Norte Fluminense.
O projeto, de mais de R$ 5 bilhões, vai gerar mais de 3,5 mil empregos diretos e 9 mil empregos indiretos. Mas não é uma iniciativa isolada, se apresentando, na realidade, como um dos três pontos de um planejamento mais amplo do crescimento regional.
O complexo de Farol-Barra do Furado se integra ao Porto do Açu e ao novo pólo industrial, no eixo de ligação Campos-Vitória, constituído a partir da consolidação de novos investimentos, como a Usina Cana Brava e a Schulz, que se expande com a mesma velocidade e dinâmica reservadas ao segmento de exploração off-shore de petróleo.
Os benefícios da Lei Rosinha, que aprovei como governadora, possibilitando a redução do ICMS para 2%, aproximam esses três atores do novo cenário de investimentos no interior do Estado.
Esta semana, afirmei ao governador Sérgio Cabral que não recusamos apoio e que a Ministra-Chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, encontra dificuldades para identificar um canal para repasse de recursos da União para a dragagem do Canal das Flechas. A inadimplência do município de Campos com governo federal, em função dos desmandos de governos passados, reduz o ritmo das negociações que conduzo com a União, e por isso, expus ao governador Cabral a idéia da Ministra Dilma de usar o governo estadual para efetuar os repasses financeiros.
Se ainda assim a celeridade do projeto for comprometida, o município de Campos se prepara para assumir as obras de dragagem do Canal das Flechas, para permitir o tráfego de embarcações com profundidade de até 9 metros na embocadura e 7 metros no interior.
Isso levaria as obras a demorarem de dois anos a dois anos e meio, com planejamento para gestão dos recursos, contra um prazo de um ano a um ano e meio, se o governo federal ajudasse diretamente com recursos.
Estou consciente do papel de Campos como um dos principais atores desta expressiva fase para o petróleo brasileiro, a partir das descobertas das reservas de pré-sal. O complexo de Farol-Barra do Furado vai ser o berço para o nascimento das inovadoras gigantes do setor, oferecendo o melhor em termos de logística e infra-estrutura para a gestão de novos negócios, com uma bacia de evolução para navios de até 150 metros de comprimento para acelerar a formação de um novo e moderno parque industrial e logístico.

Rosinha Garotinho - Prefeita de Campos

Nenhum comentário: