terça-feira, 14 de julho de 2009

CANAL DAS FLECHAS É PRIORIDADE.


A prefeita Rosinha Garotinho participa hoje, em Brasília, do Encontro de Prefeitos. O evento está previsto para começar às 9h. Na bagagem Rosinha leva reivindicações para Campos e a disposição de tentar convencer o governo federal a agilizar a liberação dos recursos para iniciar as obras de infra-estrutura no Canal das Flechas, que vai aportar grandes empreendimentos do Complexo Logístico e Industrial Farol-Barra do Furado.

“Já consegui em Brasília, com apoio da ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, e com o secretário Nacional dos Portos, Pedro Brito, a liberação dos recursos como contrapartida do governo federal para as obras de dragagem do canal, que precisa ter profundidade suficiente para que navios possam navegar até os estaleiros previstos para a Barra do Furado. Embora o ministro destaque a importância do empreendimento para o Estado do Rio e para o Brasil, o governo não sabe por onde alocar os recursos”, informa Rosinha, que luta para conseguir obter a verba do PAC.

Rosinha ressalta que já viabilizou a realização das obras, através de entendimento com o governo do estado e o governo federal, que vão fazer o by-pass, que é transporte de areia acumulada na margem do Canal lado Campos e a dragagem do Canal que é fundamental para viabilizar o projeto. “Precisamos dar uma solução rápida para a dificuldade que o governo federal encotra para alocar os recursos. Eles já disponibilizaram os recursos, mas não sabem o meio pelo qual vão liberar a verba. O governo do estado se comprometeu que as obras por parte dos grupos privados tenham início imediato, citando que o processo de construção do complexo, depois de iniciado, leva de 18 a 24 meses para realizar as obras”, disse.

O Complexo Logístico e Industrial Farol-Barra do Furado tem projeção para gerar 3.500 empregos diretos e 9 mil indiretos. A geração de divisas na base de 2%, com base na Lei Rosinha, Lei Estadual 4.533, criada para atrair empresas para a região.

Fonte- O Diário.

Um comentário:

Paulo Roberto disse...

Se é prioridade porque o projeto está parado no Ministério dos Portos? O que comentam é que nem projeto existe na realidade, somente propaganda política.