sexta-feira, 17 de julho de 2009

FOI MENINGITE...



A amostra de sangue enviada para análise ao Laboratório Central Noel Nutels, no Rio de Janeiro, confirmou que a causa da morte da comerciária Cristiane da Silva Gomes, de 28 anos, foi meningite meningocócica pelo soro w135, para o qual não existe vacina licenciada em todo Brasil. Mediante a confirmação, o secretário de Saúde, Paulo Hirano, determinou que uma palestra fosse ministrada para os funcionários do supermercado, onde a vitima trabalhava, para informá-los sobre a doença.

De acordo com o diretor da Vigilância Epidemiológica, Charbell Kury, a palestra foi necessária para esclarecer as dúvidas e acabar com o medo de contágio que vem afligindo os funcionários. "Não há necessidade alguma de alarde, o vírus não está circulando no supermercado, sobre as carnes e produtos. Apenas as pessoas que tiveram contato íntimo (direto) com a vítima, beijando ou dormindo junto com ela, como os familiares, por exemplo, têm indicada a quimioprofilaxia (antibiótico), para erradicação da bactéria da nasofaringe", explica Charbell.

A palestra informativa aconteceu na tarde desta quinta-feira (16), com o tema "Meningites - algumas informações necessárias", ministrada pelo médico sanitarista do departamento Vigilância Epidemiológica da secretaria de Saúde, Eduardo Aroeira. Ele explicou o que é a doença, sua forma de contágio e os sintomas e esclareceu as dúvidas dos funcionários.

Fonte- PMCG

Nenhum comentário: