terça-feira, 9 de junho de 2009

OAB:NÚMERO DE MEMBROS CONSELHEIROS PODERÁ AUMENTAR....

Wadih destacou a importância do aumento do número conselheiros seccionais.
(Foto: Eugenio Novaes)

O presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Rio de Janeiro, Wadih Damous, destacou hoje (08) que a permissão para aumento do número membros conselheiros seccionais da OAB eleitos - proposta de sua autoria aprovada pelo Pleno do Conselho Federal da entidade - terá grande importância para o desenvolvimento das atividades da OAB-RJ. Em primeiro lugar, segundo observou, a proposta atende a uma necessidade administrativa, visto que o número de conselheiros hoje da OAB do Rio, como de diversos Estados, é insuficiente frente às multiatividades que a entidade exerce na sociedade".

O presidente da OAB-RJ ressalta que a entidade "cuida hoje, por exemplo, de 50 mil processos administrativos das mais diversas naturezas". Ele observa que esse número representa uma tarefa hercúlea da para os 60 conselheiros da entidade no Rio de Janeiro - hoje, a quantidade máxima de conselheiros permitida pelo Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB, que poderá ser ampliada agora para até 80 membros, conforme a decisão aprovada pelo Pleno do Conselho Federal da entidade.

Wadih Damous destaca ainda que, ao lado das pesadas tarefas administrativas impostas pela demanda da sociedade sobre as Seccionais, o atual limite máximo de conselheiros seccionais é também insuficiente par acompanhar o problema da proliferação e interiorização dos cursos jurídicos. "´Trata-se de um desafio que opõe o pequeno número de conselheiro face às necessidades crescentes de fiscalização sobre esse fenômeno, que é a proliferação dos cursos", disse ele, lembrando que além dessas questões há um anseio natural por maior participação da advocacia na vida social do País, o que a medida aprovada hoje atende de forma democrática.

Nenhum comentário: