sábado, 6 de junho de 2009

AÇÕES ESTRUTURANTES...

O município de Campos é o pólo do Norte Fluminense e o centro dos serviços educacionais, de saúde, tecnologia, cultura e entretenimento. Temos acompanhado com expectativas os resultados positivos advindos do grande investimento portuário / siderúrgico na Praia do Açu, entre Campos e São João da Barra. Trata-se de uma importante parceria comercial, com intenção de implantar um pólo industrial de grande porte, o que trará vultosos investimentos (cerca de R$ 7 bilhões) para nossa região. Inclusive, na última semana, na China, foi assinado um protocolo de intenções entre a MMX e a Wuhan Iron and Stell para a implantação do empreendimento, do tamanho da mega siderúrgica implantada na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro – estruturada e planejada quando eu era governadora do Estado.
A escolha para a sede desse empreendimento contou com a minha participação em processo de integração com São João da Barra, visto que tal empreendimento beneficiará ambos os municípios em vários aspectos. Embora não fique situado em Campos, essa ação favorecerá nossa cidade, inclusive, no que diz respeito ao aumento da demanda que surgirá com a exploração da camada pré-sal.
É importante destacar que um dos fatores que contribuíram para que este empreendimento ficassem no Porto do Açu foram as condições de infraestrutura e logística que o litoral Norte Fluminense dispõe entre Campos e São João da Barra. Além disso, com a Lei Rosinha, de incentivos fiscais, a redução da taxa de ICMS de 18% para 2% e a isenção de impostos na importação de equipamentos para formação dos ativos da empresa tornaram a região ainda mais atrativa a esse tipo de investimento.
Além dos empregos gerados (cerca de 3,5 mil) e salários acima da média, tal investimento trará grandes melhoras na infraestrutura no Norte Fluminense, visto que, toda região atravessará uma grande revolução logística para receber um empreendimento de tal porte. Essas inovações prevêem duplicações de rodovias, tais como a de Campos – São João da Barra e de Campos – Farol de São Thomé. Ademais Campos se consolidará como pólo de serviço de alta produtividade.
A circunstância é de notável importância para a região, por isso nossa cidade tem que esta preparada para o crescimento que virá junto a esta nova realidade.
O planejamento estratégico, de âmbito regional, se torna necessário de modo a redimensionar os aspectos demográficos, econômicos, sociais e logísticos associados ao fortalecimento de nossa economia regional, que hoje focada no petróleo e no açúcar, vai se diversificar gerando emprego de melhor qualidade.

Rosinha Garotinho.

Prefeita de Campos dos Goytacazes.

Um comentário:

João Dias disse...

Governar é isso!! enxergar o futuro, nossa prefeita sempre tomou ações independentemente de resultados imediatistas... sempre governou com inteligência!! Vide seus atos governamentais, vide suas ações com isenções elitoreiras... é isso que faz empreendedor o político correto. Cabe "julgar" com visão justa e honesta para poder dizer: Sou um eleitor (cidadão) consciênte!!!!!