segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

PONTE JOÃO FIGUEIREDO PODE VIRAR REALIDADE.



O prefeito de São Francisco de Itabapoana, Beto Azevedo, que na última semana esteve em Brasília participando do Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas com o presidente Lula, fez um balanço positivo de sua passagem pela Capital Federal. Azevedo participou ainda de audiências em seis ministérios para tratar da retomada da construção da ponte João Figueiredo — que liga São Francisco a São João da Barra —, da implantação da primeira agência do INSS no município e de um matadouro municipal.

No encontro com o ministro dos Transportes Alfredo Nascimento, foi colocada à disposição do município a diretoria do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit). Parte de uma emenda de bancada de R$ 3 milhões será destinada à contratação de uma empresa para elaborar um novo projeto, incluindo o licenciamento ambiental. “Foi explicado que será preciso criar o projeto de uma rodovia BR que fará extensão com a BR-356, para que o processo tenha andamento”, detalha o secretário de Planejamento de São Francisco, Marcelo Garcia. A ponte dará acesso a São Francisco pela RJ-196, que terá que ser federalizada.

A parte de infra-estrutura — fundações, pilares, travessas de apoio, blocos de coroamento e os encontros para os aterros das extremidades — da ponte foi construída há décadas, viabilizada pelo então deputado federal Alair Ferreira e o ministro do Interior, Mário André Azza. Para o término da obra serão necessárias, sobretudo: revisão, recuperação e adequação da estrutura existente.

Benefício — A conclusão da ponte facilitará o escoamento da produção agrícola dos dois municípios, além de Campos e principalmente para o Porto do Açu. Os moradores também se beneficiam da obra. O trajeto entre São Francisco e São João da Barra diminuiria em 40 quilômetros.

Fonte- O Diário.

2 comentários:

Anônimo disse...

Espero que esse projeto saia mesmo do papel.Pois vai beneficiar muito aos municipios, sobre tudo o de Sao Francisco de Itabapoana,em especial, uma localidade chamada Campo Novo que foi berço deste .E que tudo isso traga bastante beneficio e progresso para nossa região.

Anônimo disse...

Infelizmente não houve nenhum avanço até a data atual. A lendária ponte João Figueiredo só é lembrada mesmo em tempos de eleições, quando comumente o povo do município é "metralhado" com promessas.
Devemos destacar também a corrupção no município, pouco investimento em turismo e Infraestrutura de etradas. Em um trecho da RJ 196 que liga Campos dos Goytacazes à São Francisco leva-se 1h:30 mim para percorrer 30 Km, quando chove, o tempo é muito superior (lembrando que sempre antes das eleições é feita uma melhoria paleativa da rodovia).
A ausência absurda de investimento em saúde é de causar repúdio em qualquer um que passa pelo município.
By Maciel.