domingo, 15 de fevereiro de 2009

JARBAS DIZ: "PARTE DO PMDB QUER MESMO É CORRUPÇÃO".




Sarney e a presidência do Senado: É um completo retrocesso. A eleição de Sarney foi um processo tortuoso e constrangedor. Havia um candidato, Tião Viana, que, embora petista, estava comprometido em recuperar a imagem do Senado. De repente, Sarney apareceu como candidato, sem nenhum compromisso ético, sem nenhuma preocupação com o Senado, e se elegeu. A moralização e a renovação são incompatíveis com a figura do senador [...]. Sarney vai transformar o Senado em um grande Maranhão.

- Rotina no Senado: Às vezes eu me pergunto o que vim fazer aqui. Cheguei em 2007 pensando em dar uma contribuição modesta, mas positiva – e imediatamente me frustrei. Logo no início do mandato, já estourou o escândalo do Renan [Calheiros]. Eu me coloquei na linha de frente pelo seu afastamento porque não concordava com a maneira como ele utilizava o cargo de presidente para se defender das acusações. Desde então, não posso fazer nada, porque sou um dissidente no meu partido.

- Renan na liderança do PMDB: Ele não tem nenhuma condição moral ou política para ser senador, quanto mais para liderar qualquer partido. Renan é o maior beneficiário desse quadro político de mediocridade em que os escândalos não incomodam mais e acabam se incorporando à paisagem.

- A situação do PMDB: O PMDB é um partido sem bandeiras, sem propostas, sem um norte. É uma confederação de líderes regionais, cada um com seu interesse, sendo que mais de 90% deles praticam o clientelismo, de olho principalmente nos cargos.

Para que o PMDB quer cargos? Para fazer negócios, ganhar comissões. Alguns ainda buscam o prestígio político. Mas a maioria dos peemedebistas se especializou nessas coisas pelas quais os governos são denunciados: manipulação de licitações, contratações dirigidas, corrupção em geral. A corrupção está impregnada em todos os partidos. Boa parte do PMDB quer mesmo é corrupção.

- O PMDB e a sucessão de 2010: O PMDB vai se dividir. A parte majoritária ficará com o governo [Dilma Rousseff], já que está mamando e não é possível agora uma traição total. E uma parte minoritária, mas significativa, irá para a candidatura de [José] Serra. O partido se tornará livre para ser governo ao lado do candidato vencedor.

- O governo Lula: Quando Lula foi eleito em 2002, eu vim a Brasília para defender que o PMDB apoiasse o governo, mas sem cargos nem benesses. Com o desenrolar do primeiro mandato, diante dos sucessivos escândalos, percebi que Lula não tinha nenhum compromisso com reformas ou com ética. [...] O grande mérito de Lula foi não ter mexido na economia. Mas foi só. O país não tem infraestrutura, as estradas são ruins, os aeroportos acanhados, os portos estão estrangulados, o setor elétrico vem se arrastando. A política externa do governo é outra piada de mau gosto. Um governo que deixou a ética de lado, que não fez as reformas nem fez nada pela infraestrutura agora tem como bandeira o PAC, que é um amontoado de projetos velhos reunidos em um pacote eleitoreiro. É um governo medíocre. E o mais grave é que essa mediocridade contamina vários setores do país.

- A popularidade do presidente: O marketing e o assistencialismo de Lula conseguem mexer com o país inteiro. Imagine isso no Nordeste, que é a região mais pobre. Imagine em Pernambuco, que é a terra dele. Ele fez essa opção clara pelo assistencialismo para milhões de famílias, o que é uma chave para a popularidade em um país pobre.

- O Bolsa Família: É o maior programa oficial de compra de votos do mundo. Há um benefício imediato e uma consequência futura nefasta, pois o programa não tem compromisso com a educação, com a qualificação, com a formação de quadros para o trabalho. [...] Há um restaurante que eu frequento há mais de trinta anos no bairro de Brasília Teimosa, no Recife. Na semana passada, cheguei lá e não encontrei o garçom que sempre me atendeu. Perguntei ao gerente e descobri que ele conseguiu uma bolsa para ele e outra para o filho e desistiu de trabalhar. Esse é um retrato do Bolsa Família.

- Os políticos: A classe política hoje é totalmente medíocre. E não é só em Brasília. Prefeitos, vereadores, deputados estaduais também fazem o mais fácil, apelam para o clientelismo. Na política brasileira de hoje, em vez de se construir uma estrada, apela-se para o atalho. É mais fácil. Por que há essa banalização dos escândalos? O escândalo chocava até cinco ou seis anos atrás. A corrupção sempre existiu, ninguém pode dizer que foi inventada por Lula ou pelo PT. Mas é fato que o comportamento do governo Lula contribui para essa banalização.

- O PT: O PT denunciava todos os desvios, prometia ser diferente ao chegar ao poder. Quando deixou cair a máscara, abriu a porta para a corrupção. O pensamento típico do servidor desonesto é: "Se o PT, que é o PT, mete a mão, por que eu não vou roubar?".

- A corrupção: É um câncer que se impregnou no corpo da política e precisa ser extirpado. Não dá para extirpar tudo de uma vez, mas é preciso começar a encarar o problema.

- As chances de Dilma: A eleição municipal mostrou que a transferência de votos não é automática. Mesmo assim, é um erro a oposição subestimar a força de Lula e a capacidade de Dilma como candidata. Ela é prepotente e autoritária, mas está se moldando. Eu não subestimo o poder de um marqueteiro, da máquina do governo, da política assistencialista, da linguagem de palanque. Tudo isso estará a favor de Dilma.

- O Futuro pessoal: Não tenho mais nenhuma vontade de disputar cargos. Acredito muito em Serra e me empenharei em sua candidatura à Presidência. Se ele ganhar, vou me dedicar a reformas essenciais, principalmente a política, que é a mãe de todas as reformas. Mas não tenho mais projeto político pessoal. Já fui prefeito duas vezes, já fui governador duas vezes, não quero mais.

4 comentários:

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Quero falar pouco aqui. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Por que o proprio PMDB
não ajudou aquele menininho?
Lembram de ULisses Guimarães? Ele estava´para o PMDB assim como o Paulo Freire estava para o PT.
Nem quero falar muito, só oro muito por Garotinho e pelo meninininho de covinha no queixo.

Ah, vou logo avisando, e esta parte aí não tem nada a ver com "Lapeiros", hein?!!! Vou logo avisando, pois tô de olho!!!!

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Já li e já comentei! Tô nessa! uaaaaaaaaaal
Vamo nessa que tá bão à BESSA!!!!!!!!!!!!!
E seu blog tá show, Dr Bessa!!!

OLha a Bandeira!!! Gente, o mapa de Campos tem o formato de um guerreiro. Digo porque tem mais de três anos que percorro minhas mãos no mapa, abençoando a cidade toda! É um Guerreiro! E como tava "Cambeta", ali em serrinha, sem pé... coloquei o mapa de Paraty e Campos ficou com um Pé. O Guerreiro foi na frente... agora com o pezinho. Somos aqui o pezinho de Campos ...

Parece loucura mas qualquer hora coloco o mapa no meu blog...hehehe lindinho....

Ah... Dr Bessa, eu até entendi sua conotação de Orgulho, sei que está ligado a amor mesmo... mas vamos falar, com muita humilhação, pois (é na humilhação que crescemos, creia. hehehehe humilhação jumntal!) E agora quem falar algo denunciando as mentiras que fale com seriedade e até "gozadeiras" mas sem maldades. Falem com seriedade e torcendo para ver a coisa dar certo. Sem aquela coisa mais chata do ano: "farinha do mesmo saco".
Olha vou logo dizendo, eu sou farinha deste saco : VER E TORCER PARA UMA CAMPOS CHEIA DE VIDA! O que passar disso é procedência da breguice...
E Quando me casei na hora de ter os filhos , nasceram em Campos! MOrava em Copacabana, mas vim para Campos! Nos dis filhos. Na terceira estava aqui mesmo. É isso aí. Campos minha Cidade e meu AMOR, SIM!

Anônimo disse...

tudo farinha do mesmo saco, o povo tem oq merece, essa gente n merece voto do povo não....

Anônimo disse...

PORQUE VC NAO PUBLICA TODAS AS MENSAGENS Q EU VOU DETONAR FEIA MARA