sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

OAB: A NECESSIDADE DE UM POSICIONAMENTO.

Campos dos Goytacazes atravessa uma fase muito difícil. Dentre os inúmeros problemas, podemos citar a violência. Nesta semana, um grande amigo meu experimentou a dor de estar nas 'maõs' de bandidos.

Passou por momentos muito difíceis que só Deus na sua infinita bondade pode lhe conceder alento e paz. Meses atrás, um outro amigo meu foi assassinado na Praça do Liceu de Humanidades de Campos e até o presente momento nada foi esclarecido. Há indícios e suspeitos.

A Ordem dos Advogados do Brasil de nossa cidade não pode silenciar-se a tudo que está acontecendo. São mais de 21 homicídios até o presente momento. Casas invadidas, famílias torturadas, jovens executados, dentre outras ações criminais que deixam a sociedade campista atônita.

Não restam dúvidas que é obrigação do Estado a prestação da Segurança Pública. Entretanto, a OAB é uma entidade de classe das mais relevantes e por isso não pode assistir a tudo isso sem uma manifestação sequer.

O Presidente da Comissão de Direitos Humanos, o Dr. Luis Celso Alves realiza um bom trabalho no Conselho de Segurança, mas não conseguirá sozinho implementar ações conjuntas com as autoridades estaduais se não tiver um apoio estrutural da OAB. O referido apoio estrutural inexiste.

Não estou falando como candidato e sim como cidadão. Precisamos abraçar a causa e deixar claro a nossa indignação com esse crescente índice de violência.

Não podemos nos indignar somente quando uma pessoa próxima a nós é vítima. Temos que ser solidários aos pais desconhecidos e não pertencentes ao nosso ciclo social que sentem a mesma dor quando encontram um de seus entes queridos jogado ao chão, crivado de balas.

Os motivos que levam aos óbitos devem ser discutidos, entretanto, o momento não pode ser dos acadêmicos. Temos que agir agora e de forma firme.

Como advogado acho necessário a atuação da OAB que, junto aos órgãos de segurança pode ter um papel relevante para a criação de medidas protetivas.

A vinda a Campos de representantes da Segurança Pública Estadual é salutar. Entretanto, necessário se faz, a presença firme da OAB, para que os agentes públicos estaduais entendam que a OAB representa uma grande parcela de nossa sociedade e possui em seus quadros profissionais de Direito que buscam uma sociedade mais justa e pacífica.

Cláudio Andrade.

4 comentários:

Anônimo disse...

Obrigado meu amigo.

Anônimo disse...

Há de se creditar parte do aumento da criminalidade e violência em Campos aos desgovernos municipais dos últimos 8/9 anos. Verificamos neste período, um aumento sem controle de favelas, um crescimento do desemprego,uma distribuição de renda cruel e injusta, o caos instalado no trânsito e nas periferias(falta de esgoto, de água tratada, de trans- porte eficiente, etc), políticas de saúde, geração de empregos, educação, segurança, completamente equivocadas e/ou ausentes. Com esse perfil traçado, fica fácil para o crime organizado penetrar e impor suas regras maléficas. Qualquer um de nós campistas conhecemos pessoas que se tornaram ricas "da noite para o dia" neste período negro, e ao mesmo tempo, observamos também um crescimento anormal da pobreza no município. E nos acostumamos com isso , tanto é que todas as entidades de classe nunca ou pouco se pronunciaram a respeito deste "crime social", despertando agora com o novo governo, o "espírito" democrático de denuncismos e cobranças. Devemos nos manifestar com veemência ? Sim. Mas não devemos nos esquecer de cobrarmos das autoridades constituídas que os culpados sejam punidos, porque, caso contrário, vai prevalecer a máxima de que "o crime compensa".
Os responsáveis estão soltos por aí. Estamos colhendo os resultados cruéis de seus desgovernos. Vai levar um bom tempo para curarmos esta doença. Acreditando,traba- lhando e exercendo nossos direitos e deveres, com certeza vamos conseguir.

Marcelo Esqueff

Anônimo disse...

Claudinho,
Quero dizer-lhe que podes contar com meu total apoio na campanha para as eleições da OAB.
Primeiro, pq somos irmãos e com "sangue" não se brinca, o amor é real, é verdadeiro.
Segundo, pq mesmo q vc não fosse meu irmão eu, de cara, admiraria seu trabalho, seu empenho, sua realidade de vida, sua CAPACIDADE de brilhar.
Concordo, plenamente, com sua postagem, e realmente é isso o que está acontecendo com a Nossa OAB de Campos.
Mas, a minha luz é vc,que está vindo como candidato à Presidência,já está com uma equipe exemplar te apoiando, são profissionais gabaritados e advogados honrados.
Pode ter certeza que sua presença, sua luta e seus sonhos incomodam pq sua luz ofusca (isso é fato e notório),mas esse fato até muito nos conforta pq se vc nada representasse tb nada incomodaria.Então,se vc incomoda é pq vc muito representa.
Um grande bjo da sua irmã e advogada que te ama e que estará com vc na sua caminhada pq ela é mha também.


KELLY ANDRADE

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Gente, a violência está assustadora em todo lugar. Aqui em Angra dos reis tem um jornal só para notificar os casos.É a coisa mais horrivel.Todos os dias. MUITO!!!!
Precisamos fazer algo mesmo, e esta atitude da OAB é muito bem vinda o que pode servir como exemplo para todo País. Não sei se vocês sabem mas há uma promessa de que "de Campos vai brotar para todo o Pais tudo de bom e belo".Quem quiser ser resposta a esta esperança é so começar a ter atitudes. E esta atitude do Dr Claudio é o eco de todas as bânçãos que Campos vai espalhar pelo País. E nada como começar da OAB, lugar de passar a justiça a limpo. Pois tudo começa com os advogados.
Parabéns Dr Claudio. O senhor está ligado.Está antenado. Luz brilhando.

Avance com ousadia e coragem não e ligue para os pessimistas. Se tiver tempo dá uma lidinha na postagem que coloquei hoje.
Um abraço
jumentinha "argilito".

P.S. Há, tudo bem que desgovernos aumentam violência, mas o que diminue é o Temor do Senhor Deus, o pricípio de toda sabedoria.

Faça uma pesquisa sobre a cidade "Almolonga" na Guatemala, e veja as mudanças lá. Coisa linda. Mas o que esperar de uma cidade onde os opositores não querem Deus no contexto? O que esperar destes opositores? Eles confundem Deus com Religião e impedem a melhor e mais eficaz arma contra a violência, e a maioria, que é contra Deus, usa de violência e métodos anti-Deus para provar suas posturas opressoras pseudolibertadoras. Paulo Freire falava sobre isso, e por isso pararam de falar sobre Paulo Freire acusando-o de UTÓPICO. É utópico o amor, o diálogo, a alegria, a paz. Legal para muitos é o "conflito constante", coisas de "dona Sociologia", cheia de teóricos prontos para debaterem verborragizando. E a prática?
É isso aí Dr Claudio, está na hora de mostrar a dona Sociologia que fazer Política é colocar a mão na massa, com coragem.

É isso aí. Movam-se sem medo de serem felizes!!! uaaaallllllll Amei esta, em pleno inicio de carnaval quando todos já tomaram "aquelazinha"... com todo o direito.
Parabéns! Campos vai bem... está caminhando!
Que o Senhor Jesus( que está VIVO) prteja todos vocês nesta nova e corajosa caminhada.