sexta-feira, 18 de julho de 2008

LEIA A NOTA OFICIAL DE GILSON CANTARINO.

Com surpresa que a sociedade fluminense recebeu a prisão do Ex-Secretário de Saúde Gilson Cantarino, em razão de suposto envolvimento com desvio de verbas públicas. Em sua trajetória profissional, Gilson Cantarino é reconhecido como homem de vanguarda na Saúde Pública, por ter sido um dos líderes na construção do Sistema Único de Saúde. No dias seguintes à prisão, na medida em que as atenções da sociedade voltam para o deslinde dos fatos, são trazidos à tona pela grande mídia diversos dados e elementos que desvinculam a ação de Gilson Cantarino, enquanto Secretário de Saúde, de supostas práticas criminosas que eventualmente foram identificadas pelo Ministério Público Estadual. A par das paulatinas demonstrações da inocência de Gilson Cantarino, a Operação Pecado Capital traz a preocupante realidade dos Secretários de Saúde, que enfrentam o dilema entre um sistema legal que além de rígido é imperfeito e ordens de prisão por desobediência a determinações judiciais. Algumas entidades públicas como o COSEMS (Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro), o CONASEMS (Conselho Nacional dos Municipais de Saúde), o CONASS (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), dentre outras já vêm se manifestando publicamente pela desnecessidade da prisão de Gilson Cantarino e pela responsável apuração dos fatos. A defesa, assim que for notificada, irá apresentar por escrito os devidos esclarecimentos sobre as equivocadas imputações constantes da denúncia, que, ao final, certamente restarão despropositadas.

2 comentários:

Anônimo disse...

Lamentavelmente, estamos assistindo a mais uma das atitudes injustas, imputadas a pessoas dignas e que por motivações ideológicas são punidas, para que os verdadeiros culpados sejam poupados. É assim que os homens honestos e defensores das nobres causas públicas e das populações desassistidas são afugentados da política e tratados como se bandidos fossem. A justiça só "vê o que quer e na hora que quer ver." Onde estava o Ministério Público até aqui, às veésperas das eleições? É a velha conhecida chamada de "conveniência".

Anônimo disse...

Gilson,
Estamos com você para o que der e vier. Confiamos nas suas ações, conhecemos a sua história digna, limpa e honrada. Este momento difícil será de muita valia para grandes reflexões e com certeza, futuras contribuições para todos nós, poucos, porém incansáveis defensores das causas públicas.