sexta-feira, 28 de março de 2014

A Arca de Noé em Campos


A Arca de Noé era, segundo a religião abraâmica, um grande navio construído por Noé para salvar a si mesmo, sua família e um casal de cada espécie de animais do mundo, antes que viesse o Grande Dilúvio da Bíblia. Esse episódio é contado, em Gênesis 6-12, assim como no Corão e em outras fontes.

Essa introdução é para relatar o estado crítico (de quase um dilúvio) que a sociedade campista vivenciou mais uma vez, na tarde de ontem, devido a uma chuva forte que durou aproximadamente vinte minutos.

Pois é. Em um município que recebe milhões em royalties, onde a prefeita Rosinha gasta mais de R$ 60 milhões em propaganda oficial, nós - os contribuintes - somos obrigados a tolerar esse acinte aquático.

Uma cidade de ruas desestruturadas, com esgotos em péssimas condições e galerias centenárias (muitas delas sem uma conservação sequer).

Não restam dúvidas de que o cidadão deve fazer a sua parte, deixando de jogar o lixo no chão. Mas onde depositá-los? Quantas lixeiras nós encontramos nas ruas e praças de nossa cidade?

A situação é precária, pois somente ontem vários trabalhadores foram prejudicados no seu labor e outras pessoas tiveram seus veículos avariados devido aos buracos nas ruas sem contar com o superaquecimento dos motores.

Na História bíblica de Noé, quando ele ofereceu um sacrifício a Deus, foi-lhe dito que nunca mais um dilúvio devastaria a Terra, sendo sua aliança com Deus renovada.

Em nossa cidade, fizemos uma aliança - só que com a Família Garotinho - que, a cada eleição, nos promete que nunca mais passaremos por certos problemas, como chuvas fortes e devastadoras e de alagamento extremo, mas a Família não consegue cumprir tal profecia.

Vale ressaltar que, da mesma forma que Noé honrou com a parte dele, nós cumprimos nosso compromisso, pagando os altos tributos que chegam (sem tardar) as nossas portas e, por vezes, juntamente com as chuvas que inundam centenas de ruas. Enquanto isso, o Poder Público não é responsabilizado.

Deus disse a Noé, na citada passagem Bíblica, que a aliança entre eles era para a posteridade. Aqui, no município de Campos, também há uma busca desenfreada por alianças; porém sem a garantia de que seremos protegidos ou de que sobreviveremos aos diversos dilúvios que nos são impostos todos os dias sob diversas gradações.

As eleições estão chegando e confesso que não há Arca para todos, mas há urnas em demasia e é nelas que devemos depositar a nossa esperança.

Aquela esperança que ainda não desapareceu mesmo diante de água, de muita água!

Cláudio Andrade

6 comentários:

Anônimo disse...

engraçado é que nenhuma autoridade, deputado, prefeito, vereador, secretário e afins, ficam detidos nesta vergonhosa situação. vejam agora por exemplo (17:10)desta sexta feriado,um tremendo congestionamento na entrada da cidade (rua lindolfo fraga) acesso à ponte mocaiber. então eu tive um idéia brilhante. posso emprestar o meu pedreiro, o Eremilto, para o secretário de obras. basta que ele page 80,00 por dia, e ele vai cavar uma valeta com aproximadamente 80 metros em direção ao rio paraíba. não precisa de nenhum trator ou outra máquina. basta o Eremilto.ponte mocaiber parada, shopping boulevard entupido, etc,etc. eta gente incopetente...

Anônimo disse...

aí sr secretário de obras. mande seus tratores para as obras de drenagem que a cidade tanto precisa.
tantas ruas próximas do rio paraíba que alagam. use seus tratores a abra valas para a água escorrer.

Anônimo disse...

vamos lá garotinho...
pegue sua esposa e saia de carro agora às 18:15 em direção ao shoping boulevard. ou tente atravessar a ponte rosinha para guarus e retornar pela rua nova.

Anônimo disse...

taí secretário de obras de campos.
protesto agora 19 horas. engarrafamento já está em travessão. ponte do mocaiber fechada. pneus queimando. casas do parque santa helena embaixo de água.a cidade virou um inferno. motivo ? incopetência. comemorar o quê neste 179 anos de campos ?

Anônimo disse...

Chega a ser cômico, se não fosse trágico essa transferência dos camelôs para o Parque Alberto Sampaio! Será que existe algum morador de Campos dos Goytacazes que não saiba que aquele local vira um piscinão quando chove? É obvio que deveriam ter sanado esse problema antes de mudá-los para lá! Os camelôs tem mais é que reclamar, pedir ressarcimento das mercadorias perdidas com a chuva à PMCG!

Davi disse...

Faltou colocar o casco para poder flutuar! Ou será outro tipo de casco?