segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Prefeitura de SJB e Ceperj firmam convênios técnicos




São João da Barra foi um dos municípios escolhidos pelo Centro de Estatísticas, Estudos e Pesquisas (Ceperj) para participar de um projeto pioneiro que visa criar uma rede estadual de informações. O Núcleo Municipal de Informações (NMI) tem o objetivo de integrar elementos de estatística como informações geográficas, municipais e intramunicipais, dados socioeconômicos e fundamentos de cartografia com utilização de ferramentas de geoprocessamento aplicadas à realidade do município, para a gestão pública.

Segundo o secretário de Fazenda, Ranulfo Vidigal, o programa está na fase inicial e engloba alguns setores do município.

“Primeiro vamos coletar informações do município, como localização e caracterização de equipamentos públicos, principalmente na área da Saúde, da Educação e da Assistência Social. Através desses dados, vamos construir uma base georreferenciada de informações de apoio à gestão”.

O projeto conta com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que cedeu recursos para o Ceperj motivar prefeituras a criar os Núcleos Municipais de Informação. O coordenador do Ceperj, Marcos Antonio Santos explica por qual motivo o município de São João da Barra foi escolhido para participar dessa idealização.

“Conseguimos alguns recursos com a Finep para entrar em contato com as prefeituras e motivar a criação do Núcleo Municipal de Informação, que são estruturas dentro da administração municipal que servirão para fazer uma interface em todos os setores, além de sistematizar todas as estatísticas ao mesmo tempo e fazer a integração com o estado. São João da Barra foi escolhido pelo momento dinâmico que passa atualmente e precisa contar com uma ferramenta que contenha dados do município”.

A formação dos Núcleos Municipais de Informações (NMI) está diretamente associada à produção e disseminação de informações que venham suprir a demanda de administradores públicos, da sociedade civil, assim como imprensa, consultores e investidores. Um dos objetivos é permitir, de modo organizado e sistematizado, o acesso a informações, abrangendo diferentes recortes temáticos. Com isso, busca-se contribuir para a promoção do planejamento municipal e regional, principalmente no auxílio às decisões dos gerenciadores e legisladores no desempenho de suas funções, na formulação e na execução de políticas públicas voltadas para a qualidade de vida aliada ao desenvolvimento, além de permitir a orientação do setor privado quanto a investimentos e oportunidades.

O subsecretário de Fazenda, Ricardo Trindade e o secretário de Planejamento, Luciano Aguiar foram escolhidos para acompanhar os trabalhos do Ceperj e auxiliar o serviço e o desenvolvimento do projeto do sistema de informações voltado para demandas específicas da prefeitura de São João da Barra. Para Ranulfo Vidigal, muito mais importante que produzir as informações, é necessário interpretá-las.

“A ideia do município é estruturar o Núcleo Municipal de Informações. Após produzirmos esses dados, nós vamos sinalizar uma parceria com a Universidade Estadual Norte-Fluminense (Uenf), com o Instituto Federal Fluminense (IFF) e com a Universidade Federal Fluminense (UFF) e criar um Conselho para discutir as informações contidas no estudo”.

Outro convênio- A prefeitura de São João da Barra e o Centro de Estatísticas, Estudos e Pesquisas (Ceperj) também firmaram um convênio de cooperação técnica para a realização de um estudo técnico em relação aos limites do município. O acordo foi um pedido do prefeito José Amaro de Souza (Neco) e tem como objetivo acabar com as divergências e contradições existentes no limite territorial, principalmente do 5º distrito. Segundo Ranulfo Vidigal, de acordo com a cartografia oficial, muitos serviços públicos oferecidos por São João da Barra seriam de competência da prefeitura de Campos.

“A cartografia oficial nos mostra que muitos serviços públicos ofertados pela prefeitura de São João da Barra estariam em áreas de Campos, principalmente na área do 5º distrito. Por isso, nada melhor do que contar com as pesquisas do Ceperj para tirarmos essas dúvidas”.

Neco ressalta a importância dos novos projetos que estão sendo realizados no município e diz que o momento é oportuno para tais ações.

“Estamos em pleno desenvolvimento e precisamos contar com estudos, trabalhos e um planejamento que nos permita avançar cada vez mais, mas com organização e diretriz, errando cada vez menos e buscando sempre realizar um trabalho que atenda as necessidades da população”.

Assecom da Prefeitura SJB

Nenhum comentário: